Pernambuco registra fortes chuvas nesta madrugada  

O mês de novembro costuma ser o mais seco do ano no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, mas vem registrando chuvas, alagamentos e transtornos. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de precipitações de moderada a forte para três regiões do estado na terça (29).

O aviso é válido para Agreste, Zona da Mata Sul e Sertão até hoje. A meteorologista da Apac Aparecida Fernandes afirmou que choveu ao menos 50 milímetros em mais de 20 das 184 cidades pernambucanas nas últimas 24 horas, o que é considerado chuva forte.

Veja outras postagens

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu na noite de ontem (12) a servidora Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira (PP-AL), alvo de operação da Polícia Federal (PF) sobre o direcionamento de emendas parlamentares.

A funcionária, hoje lotada na liderança PP, foi apontada pela investigação como a pessoa que centralizava o direcionamento de emendas do antigo orçamento secreto. As informações são do jornal O Globo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

No podcast Direto de Brasilia, da próxima terça-feira, uma parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, a temática da instituição de uma prova para médico requerer seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), antes de ingressar na profissão, da mesma forma como se dá com advogado na OAB, entra em pauta. O nosso convidado é o médico e deputado Allan Garcês (PP-MA).

Ele é coautor do Projeto de Lei (PL) 785/2024, que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito obrigatório para o exercício da profissão no Brasil. O objetivo do projeto, também conhecido como “OAB da Medicina” pela semelhança com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, é garantir que os recém-formados tenham o nível de conhecimento e a formação necessária para atuar com segurança e responsabilidade, padronizando a qualidade do atendimento médico no país.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) criticou, na noite de ontem (12), a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria, afirmando que a medida passa a mensagem de abrandar penas para os mais poderosos enquanto mantém punições mais duras para a população mais pobre. A declaração foi dada na chegada à festa do Grupo Prerrogativas, que também contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

“Reforça uma sensação na opinião pública de que, quando é pessoa mais simples, aí é dureza. Mas, para o crime do colarinho branco, para os mais poderosos, abranda. Não é um bom exemplo”, disse o vice-presidente. As informações são do Estadão.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Na próxima terça-feira (16), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) vai realizar sessão solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao ministro da Educação, Camilo Santana. O evento será realizado às 16h, no auditório G1.

Formado em Engenharia Agronômica e com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), começou sua carreira como analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e também atuou como professor. Como servidor público federal concursado, ocupou o cargo de superintendente adjunto estadual do Ibama entre 2003 e 2004.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

Um general veterano conta que no início do século 20 havia três tipos de militares: os que ainda acreditavam na volta do Império, os que só queriam o soldo no fim do mês e os jovens turcos que acreditavam poder refazer a República do zero e mudar o mundo. Em parte, eles conseguiram.

Eram oficiais enviados à Alemanha de 1906 a 1912 para receber treinamento militar de primeira linha. O acordo foi costurado pelo Barão do Rio Branco e o então ministro da Guerra Hermes da Fonseca com o governo do imperador Guilherme II.

Palmares - Natal Encantado 2025

Dias difíceis para o bolsonarismo

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Aos poucos o bolsonarismo vai ruindo. Uma derrota de cada vez. Conseguiu chegar à Presidência da República, mas fez um governo que ficou marcado na história como desastroso e cruel com a gestão negacionista da pandemia, o que custou a vida de mais de 700 mil brasileiros e brasileiras. Como não poderia ser diferente, perdeu as eleições de 2022 para o presidente Lula (PT).

Em seguida, tentou dar um golpe de Estado para se manter no poder na base da força. Em uma ideia tresloucada, para dizer o mínimo, arquitetou o assassinato do presidente eleito (Lula), seu vice (Geraldo Alckmin) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Claro que haveria duras consequências.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Faixa-preta de Taekwondo, contramestre de Capoeira, prajied preto e branco de Muay Thai, faixa-preta de Krav Magá e faixa-marrom de Jiu-Jítsu, Elias Damásio conquistou, hoje, o título de campeão mundial no World IBJJF Jiu-Jitsu Championship. A competição é organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro e reuniu atletas de diversos países.

Além da trajetória nas artes marciais, Damásio integra a equipe de segurança do Tribunal de Justiça de Pernambuco e é sargento da Polícia Militar de Pernambuco. A premiação foi recebida em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde ocorreu o campeonato mundial.

A morte de um jovem cabo durante um treinamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) estaria ampliando um clima de insatisfação generalizada dentro da corporação com o comando-geral. Este blog recebeu uma denúncia de um membro da equipe, sob a condição de anonimato, de que a insatisfação da tropa se deve ao tratamento autoritário com a qual seria tratada.

Há cerca de um mês, o cabo Danilo Firmino da Silva, 37 anos, militar lotado no 2º Grupamento de Bombeiros (GB) de Caruaru (Agreste), morreu enquanto participava da 15° edição do Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), no Recife. Ele faria aniversário no dia seguinte à morte.

A abertura do Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú, realizada ontem, movimentou Serra Talhada e marcou o início de uma programação que segue até sábado (13). O evento, promovido pela Prefeitura de Serra Talhada em parceria com o Instituto César Santos, transformou a cidade na capital da gastronomia regional, reunindo chefs convidados, cozinheiros(as) locais, pequenos produtores e empreendedores. O público circulou pelos 26 boxes instalados no espaço do festival, com pratos e produtos típicos do Sertão, além de acompanhar oficinas, degustações e atividades formativas voltadas à cadeia produtiva da gastronomia.

A primeira noite foi marcada por grande participação do público, que aproveitou uma agenda que integra culinária e cultura. As apresentações artísticas garantiram o clima festivo, enquanto chefs e cozinheiros(as) interagiram com visitantes em demonstrações que destacaram ingredientes e saberes tradicionais do território. A presença do Instituto César Santos reforçou o caráter formativo e colaborativo do evento, ampliando a troca de experiências entre profissionais e amantes da culinária sertaneja.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, hoje, que a retirada de sanções dos Estados Unidos contra ele e sua esposa, Viviane, foi uma “vitória tripla do Judiciário” do Brasil. As informações são do portal G1.

“Vitória do judiciário brasileiro. O judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, disse Moraes.

O Parque Aza Branca, santuário cultural dedicado à vida e obra de Luiz Gonzaga, prepara-se para receber uma das celebrações mais emocionantes da cultura nordestina: o Festival Viva Gonzagão. Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, a cidade de Exu, terra natal do Rei do Baião, será o ponto de encontro de turistas, fãs e amantes da música raiz para comemorar os 113 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.

O festival oferece uma imersão completa na cultura gonzagueana. Além da extensa e diversificada programação musical, os visitantes poderão fazer visitas guiadas pelo Parque Aza Branca, onde conhecerão de perto a história, os costumes e o valioso acervo pessoal do artista, que traduzem a essência do sertão e sua imensa contribuição para a identidade brasileira.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora, atriz e escritora carioca Mona Vilardo, em tributo a cantora Dalva de Oliveira, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!