A queda de 4 pontos percentuais na pesquisa Genial/Quaest, a um ano das eleições de 2026, deixou o Palácio do Campo das Princesas em sinal de alerta. Prestes a completar três anos de governo, esperava-se que Raquel Lyra (PSD) conseguisse reduzir a vantagem contra o seu principal adversário, João Campos (PSB). Mas o que aconteceu foi o oposto: o prefeito do Recife ampliou a distância, marcando 31 pontos de vantagem nos votos válidos. O número equivale a 1,7 milhões de votos à frente de Lyra.
O baixo desempenho da governadora acompanha resultados parecidos ao que foi aferido pelo instituto Paraná Pesquisa. Enfrentando uma grave crise política, Raquel está em plena guerra com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um possível aditivo irregular de R$ 100 milhões, além de uma licitação bilionária com indício de direcionamento envolvendo o seu primo, Waldemiro Teixeira, conhecido como Dódi.
Leia maisA CPI também apura a existência de um suposto gabinete do ódio, também caracterizado pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, como uma “milícia digital”. Na última quinta (20), o governo já sofreu a primeira baixa, quando preferiu silenciar diante do pedido de demissão do secretário executivo de informações estratégicas, Manoel Medeiros. Ele foi flagrado e, em seguida assumiu a autoria, de uma denúncia contra a deputada estadual Dani Portela (PSOL) apenas 5 dias depois em que a parlamentar abriu a CPI contra a governadora.
Com dificuldades nítidas na gestão e na política, Raquel já mudou de secretários ao menos 10 vezes e segue sem uma marca definida. Na política, como mostra a própria pesquisa, parece ter feito a opção de não se encontrar com o presidente Lula na sua última visita a Pernambuco. O gestor aparece com 62% de aprovação na pesquisa. A estratégia de não tomar posição, que já usou no passado, vai ficando mais distante no contexto atual. Tudo isso parece ter contribuído para a quebra de expectativas do Palácio, que esperava uma reação, mas parece ter colhido um certo grau de frustração.
Leia menos