Paulo Câmara define comissão de transição

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou, na manhã de hoje, o ato que nomeia a Comissão de Transição Governamental para repassar as informações oficiais à equipe da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB).

A comissão será coordenada pelo secretário da Casa Civil, José Neto, e contará ainda com os secretários Alexandre Rebelo (Planejamento), Décio Padilha (Fazenda), Marília Lins (Administração) e Ernani Médicis (Procuradoria Geral do Estado).

“Nosso governo está à disposição para assegurar uma transição transparente e profissional à equipe de Raquel Lyra”, afirmou o governador Paulo Câmara. Ainda na noite de domingo, Paulo Câmara falou por telefone com a governadora eleita. Ele parabenizou Raquel e desejou sucesso na nova missão.

Veja outras postagens

Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, abre o debate da ferrovia Transnordestina. O nosso convidado da próxima terça-feira é o advogado Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acompanha o projeto de perto junto ao Ministério dos Transportes.

Enquanto o trecho do Ceará já está quase pronto, o de Pernambuco teve suas obras paralisadas no Governo Bolsonaro, mas o edital para licitação da retomada das obras no trecho a partir de Salgueiro já foi publicado.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A presidente da Câmara dos Vereadores de Timbaúba, Balazinha Rosendo (PP/UP), assumiu, ontem, a liderança da luta pelo direito das mulheres na Federação União Progressistas (UP). O anúncio foi feito em reunião em Brasília com o presidente estadual da UP, deputado federal Eduardo da Fonte. No novo cargo, Balazinha será responsável por estimular o debate sobre projetos, fortalecer candidaturas femininas, promover formação política e consolidar a união de forças das mulheres dentro da Federação.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por José Américo Silva*

A prisão de Jair Bolsonaro e dos principais aliados condenados pela tentativa de ruptura institucional reorganizou, de maneira abrupta, o tabuleiro político brasileiro. Se os bolsonaristas tentam transformar o episódio numa campanha emocional de mobilização nacional pela anistia ampla, geral e irrestrita, o fato é que essa comoção não se materializou nas ruas. O máximo que se projeta é um forte “oba-oba” digital – uma enxurrada de narrativas, vídeos, hashtags e ataques que promete incendiar as redes sociais. Mas a disputa, ao contrário do que desejam, não encontra eco suficiente fora do ambiente virtual.

O país entra agora numa fase de guerra comunicacional aberta, onde bolsonaristas intensificarão o embate contra a esquerda e contra o governo. Essa batalha discursiva, entretanto, não se converte automaticamente em força institucional. E é justamente nesse ponto que o cenário ganha contornos decisivos: o poder real, hoje, está nas mãos do Centrão.

Caruaru - Super Refis

Na postagem do Blog ontem, um levantamento feito pela repórter Larissa Rodrigues, por um lapso não houve a inclusão do atual prefeito de Bom Jardim, Janjão (UB). O gestor, que vem fazendo um ótimo trabalho à frente do município, já se declarou como pré-candidato à uma vaga na Assembleia Legislativa para ser um dos representantes do Agreste na Alepe.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por 427 votos a favor e 18 votos contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, ontem, um projeto de lei que permite que o Exército execute obras públicas sem licitação. O texto segue para o Senado Federal. As informações são do portal Valor Econômico.

O projeto, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), foi relatado pelo deputado Lula da Fonte (PP-PE). Pelo texto aprovado, a dispensa poderá ser aplicada em casos de obras paralisadas, abandonadas ou atrasadas há mais de 1 ano, em obras estratégicas de infraestrutura, desde que acima de R$ 15 milhões.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Pernambuco (ABEE-PE) convoca suas associadas e associados para uma Assembleia Geral Extraordinária marcada para o próximo dia 9 de dezembro, no CREA-PE, no Recife, com o objetivo principal de eleger e empossar a nova diretoria da entidade para o triênio 2026–2028, conforme estabelece o estatuto social. Confira abaixo a íntegra da carta convocatória.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O governo federal fez um apelo para que o Congresso Nacional não derrube os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental em uma nota ontem.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para hoje a análise dos trechos vetados por Lula na proposta. As informações são do portal G1.

Ipojuca - Acerte as contas

O enredo deplorável de presidentes brasileiros

O Brasil é um País estranho, movido por uma política esquizofrênica ou de políticos inusitados. Já teve dois presidentes cassados, três presos, um que renunciou quando se apresentava como a grande esperança vagando sob o símbolo de uma vassoura, outro morto num acidente de carro até hoje não devidamente convincente em explicações.

Fernando Collor e Dilma Roussef foram apeados do poder por impeachment. Arrastado pelo escândalo da Lava Jato, tendo antes escapado do Mensalão, Lula chegou a ser preso, mas voltou ao poder pelo voto direto. Jânio Quadros, eleito em 1960, prometendo varrer a corrupção em cima de uma vassoura, renunciou ao mandato de forma surpreendente, deixando a Nação chocada, sete meses após a posse.

O indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga deixada pelo ministro Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, fez, hoje, uma “excursão” pelos gabinetes dos senadores para conseguir apoio suficiente para que o seu nome seja aprovado.

O objetivo é diminuir a resistência na Casa à sua indicação à Corte. Questionado sobre a recusa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em atendê-lo, Messias disse trabalhar para tentar falar com o senador. “Em algum momento, ele vai me atender. Estou trabalhando [para isso]”, afirmou o ministro a jornalistas no Senado.

Alcolumbre está irritado com a indicação de Messias para a vaga que foi ocupada por Roberto Barroso no STF. O presidente do Senado defendia que Lula indicasse o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas essa operação fracassou.

Desde então, o senador amapaense vem tentando articular uma rejeição ao nome do advogado na Casa. Também decidiu confrontar o Palácio do Planalto e manter para 10 de dezembro a sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Busca dar menos tempo para que o advogado-geral da União azeite a relação com senadores pela aprovação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a preparar o pedido de extradição do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está nos Estados Unidos. Ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão na tentativa de golpe de Estado e é o único entre os réus do chamado núcleo crucial que ainda não começou a cumprir a pena – por estar foragido.

Segundo o blog da Julia Duailibi, o STF já começou a providenciar a tradução juramentada do processo, exigida pela legislação que rege o acordo de extradição firmado entre Brasil e Estados Unidos. O caminho é o seguinte: do STF, o pedido vai para o Ministério da Justiça brasileiro. De lá, segue para o Itamaraty, que o encaminha ao Departamento de Estado dos EUA.

Embora o processo vá passar por uma análise jurídica, a decisão de extraditar ou não é política: passará pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, e a palavra final deve ser do presidente Donald Trump. “A decisão político-discricionária não é do Poder Judiciário, é do Poder Executivo”, afirma Gustavo Sampaio, professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil convida a sociedade para a 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontecerá no próximo dia 30 de novembro, com concentração marcada para as 8h, no Largo Dom Luiz, em Casa Amarela. Na programação, haverá uma subida ao morro para um culto ecumênico.

A ação integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero, reforçando a urgência de mobilização social para denunciar agressões, apoiar vítimas e promover a reflexão sobre a cultura da violência. 

Segundo Roseana Faneco, coordenadora do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil, romper com a violência exige coragem, apoio e solidariedade. “Estamos caminhando para mostrar que ninguém está sozinha — é junto, passo a passo, que construímos segurança, autonomia e dignidade para nossas mulheres e meninas”, afirmou.

Dois integrantes da Guarda Nacional foram baleados e socorridos em estado grave após um ataque, hoje, perto da Casa Branca, em Washington, D.C. A sede do governo dos Estados Unidos chegou a ser colocada em “lockdown”. Uma pessoa foi presa.

O presidente Donald Trump não estava na Casa Branca no momento do ataque. Ele deixou Washington na noite de terça-feira (25) e viajou para a Flórida, onde deve passar o feriado de Ação de Graças. O vice-presidente J.D. Vance também não está na cidade.