Por Ricardo Andrade*
O prefeito Yves Ribeiro é um gestor inimigo do patrimônio histórico cultural de Paulista. Nesta quarta-feira (17), teve início a demolição do Teatro Paulo Freire e está previsto a demolição do Colégio Dantas Barreto (a primeira escola do município), e de parte do Colégio Firmino da Veiga. O Teatro e o Colégio Dantas Barreto estão protegidos pela lei dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP). Mas não adianta, essa gestão nunca ligou para isso, nem para preservação alguma do que resta do patrimônio.
A ideia é a construção de um Complexo Multicultural, uma obra “mirabolante”, anunciada algumas vezes, e que nunca foi iniciada. Anos atrás, em sua segunda gestão em Paulista, o gestor “iluminado” queria levar um empreendimento comercial para o Jardim do Coronel, patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Preservação.
Leia maisAno passado, a antiga Junta de Alistamento Militar e a antiga Biblioteca Municipal foram derrubadas em pleno domingo. Esperamos que o Ministério Público responda a solicitação do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista (IHGAAP), na defesa de nossa memória, identidade e pertencimento, embargando qualquer demolição indevida e pela realização de uma Audiência Pública, de forma urgente.
*Presidente do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista (IHGAAP).
Leia menos
















