Paralisação de rodoviários deixa paradas e terminais lotados no Grande Recife

Do G1/PE

Passageiros enfrentam transtornos para conseguir usar o transporte público no Grande Recife, na manhã de hoje. Motoristas de ônibus fazem uma paralisação por causa do atraso nos salários de janeiro, que deveriam ter sido pagos na segunda-feira (20).  

Terminais e paradas ficaram lotados de passageiros, que foram surpreendidos pela paralisação. Enquanto muitos continuavam à espera dos ônibus, outros optaram por usar aplicativos de transporte para conseguir voltar para casa ou chegar ao trabalho ou para outros compromissos.

Um dos pontos que ficaram lotados de passageiros foi o Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. “Minha patroa mandou esperar liberarem os ônibus, porque eles fizeram isso e não avisaram. Teve reajuste da passagem e estão fazendo isso com a gente”, disse uma usuária, que aguardava um ônibus do terminal para o bairro de Casa Forte.

Salários atrasados

Os salários de janeiro ainda não foram pagos porque houve um “atraso do repasse dos subsídios pelo governo do estado”, que deveria ter ocorrido na segunda (20), segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE).

O sindicato também informou que, como o governo confirmou que o crédito referente ao subsídio fica disponível nesta quarta (22), “as empresas operadoras realizarão o pagamento da antecipação salarial até o meio-dia”.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A Prefeitura de Olinda apresentou, nesta segunda-feira (7), os programas Licita Bem e Cláusula Certa, que contemplam oito semanas de treinamentos voltados a profissionais de todas as secretarias. O Licita Bem tem como objetivo fortalecer o planejamento de contratações públicas, com oficinas presenciais para membros do Núcleo de Planejamento, Compras e Licitações, diretores, gerentes, coordenadores, gestores e fiscais de contrato.

De acordo com a secretária de Planejamento, Milena Gonzaga, “a iniciativa busca reduzir falhas, promover a compreensão da Lei nº 14.133/2021 e aprimorar competências para assegurar a qualidade dos processos de contratação”. A capacitação inclui definição de objeto, estimativa de custos, avaliação de riscos e mecanismos de fiscalização, reconhecidos como etapas cruciais para atender ao interesse público.

O Cláusula Certa, por sua vez, foca na gestão e transparência na execução contratual, preparando responsáveis pela inserção de processos nos sistemas de controle, gestores e fiscais de contratos. Segundo Gonzaga, o programa visa “aprimorar a documentação de cada ato — medição, teste de conformidade, aplicação de sanções — e fortalecer a mitigação de riscos, garantindo conformidade e fornecendo aos órgãos de controle registros completos”. Essa etapa consolida a transparência como prática contínua, em vez de mero requisito editalício.

“Esses são programas para dar mais eficiência à máquina pública. Queremos ser case de sucesso para o Brasil todo, com transparência e agilidade. Queremos entregar ao povo de Olinda cada vez mais políticas públicas impactantes, e o Licita Bem e o Cláusula Certa vão ajudar muito nesse sentido, com todas as secretarias trabalhando em sintonia”, iniciou a prefeita do município, Mirella Almeida.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Cidade Americana

O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) esteve nos municípios de Granito e Ipubi, no Sertão do Araripe, onde participou de entregas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar.

Em parceria com o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado entregou um trator e uma retroescavadeira à Associação de Agricultores do Sítio Minador, em Granito, atendendo a uma solicitação do vereador Vanvan. “Esses dois equipamentos serão fundamentais para dar mais estrutura e eficiência ao trabalho dos agricultores familiares de Granito. Nosso compromisso é seguir apoiando quem vive da terra e move a economia do interior do estado”, destacou o deputado.

Já em Ipubi, ao lado do prefeito João Marcos Siqueira, o deputado inaugurou a Cozinha Comunitária Francisca de Damacena Pereira (Tica de Antônio de Edézio) do distrito de Serrolândia. Uma ação do Governo do Estado e intermediada pelo seu mandato.

“Temos que agradecer a governadora Raquel Lyra por disponibilizar este importante espaço de acolhimento aqui em Serrolândia. É uma ação que vai garantir alimentação digna e de qualidade para os mais necessitados”, afirmou.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento