Para Bolsonaro, pior que a unanimidade, só o aval de Trump ao sistema eleitoral brasileiro

Por Maria Cristina Fernandes
Do Valor Econômico

A exibição do vídeo com uma seleção dos atos mais violentos do 8 de janeiro, bem como dos documentos que comprovam o acesso das pessoas que preparam o golpe ao ex-presidente Jair Bolsonaro foi o ápice do voto do ministro relator, Alexandre de Moraes, que levou duas horas para fazer a leitura detalhada do seu voto.

A unanimidade com a qual a denúncia foi aceita demonstra não apenas o reconhecimento do trabalho do procurador-geral da República, Paulo Gonet, mas também o sucesso de Moraes, secundado pelos ministros Flávio Dino e Carmen Lúcia, em contrapor a “guerra campal” para desfazer a ideia do “passeio no parque” com a qual o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro , que, no primeiro dia do julgamento, foi alvo de questionamento do ministro Luiz Fux.

Veja outras postagens

O município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, deixou de contar, desde a última quarta-feira (18), com o sistema de videomonitoramento. Durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores, o vereador Antônio Henrique (Fiapo) denunciou a retirada das 35 câmeras que funcionavam em diversos pontos estratégicos da cidade.

Segundo o parlamentar, a empresa responsável pelo serviço, a Sinalvida, removeu todos os equipamentos após mais de um ano sem receber pagamento da Prefeitura. As informações são do portal Moxotó da Gente.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, divulgou uma mensagem nas redes sociais em que reafirma que a candidatura do partido à Presidência da República sairá de um dos três pré-candidatos: os governadores Ronaldo Caiado, Eduardo Leite ou Ratinho Júnior.

Nas mensagens, ele disse que “o Brasil estará muito bem servido” se puder contar com um dos três como presidente em 2027, e divulgou quais serão alguns pontos que irão defender na campanha, como estabelecer idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores. As informações são do portal O Globo.

“Será com um dos três, com o apoio do PSD, que iremos promover mais transparência na utilização dos recursos públicos, para combater a corrupção; fazer a tão sonhada reforma administrativa para reduzir o peso do Estado e valorizar os bons servidores; adotar o voto distrital para aproximar o eleitor dos representantes legislativos; buscar o fim da reeleição; estabelecer idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores”, diz a mensagem de Kassab.

Ipojuca - No Zap

Metrópoles

O humorista Dedé Santana foi internado, hoje, em Goiânia. Ele deu entrada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira de Goiás (Hugol) após uma indisposição. Dedé teve alteração na pressão e está em observação. Segundo a assessoria informou, ele foi encaminhado ao hospital por precaução e passará por exames.

De acordo com a produção do Espetáculo Abracadabra, integrado pelo artista, até o momento, a apresentação marcada para o dia 28 de fevereiro, em Goiânia, está mantida. A assessoria estima que ele deve deixar o hospital em breve.

Em 2025, Dedé Santana também passou por dois períodos de internação. O primeiro, em São Paulo, também por causa de alterações na pressão arterial. O humorista chegou a aparecer em cadeira de rodas. A segunda vez, no Rio de Janeiro, foi devido a um quadro de infecção urinária que se agravou e evoluiu para um problema renal.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PCdoB), usou as redes sociais para esclarecer o motivo de estar utilizando bengala e, em alguns momentos, cadeira de rodas. Segundo ela, o uso do apoio se deve a um quadro de artrose no quadril, que dificulta a locomoção em trajetos mais longos, como nos aeroportos. Luciana informou ainda que deverá passar por uma cirurgia para colocação de uma prótese, procedimento que deve permitir o retorno à rotina normal. Na publicação, a ministra agradeceu o carinho e a preocupação demonstrados pelo público e afirmou que segue confiante no tratamento. Confira!

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O cantor e compositor Alcymar Monteiro acaba de lançar uma releitura da música “Você marcou demais a minha vida”, sucesso da década de 70, composta e imortalizada na voz de Cláudio Roberto, conhecido também como compositor parceiro de Raul Seixas. Confira em primeira mão o clipe da versão feita por Alcymar. Está belíssimo!

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O indicador histórico de feminicídio zero alcançado pelo município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, se torna ainda mais relevante quando comparado à realidade regional e estadual.  Em 2025, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde que a tipificação do crime, em 2015.

Oficialmente, 1.470 mulheres foram mortas pelo fato de serem mulheres. No ano anterior, esse número foi de 1.450. Em Pernambuco, a curva também segue em ascendência. Em 2025, os casos aumentaram mais de 15%, atingindo 88 ocorrências, frente as 76 registradas em 2024, alcançando o maior índice dos últimos cinco anos. Os dados são da Secretaria de Defesa Social do Estado.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Este blog recebeu denúncias, hoje, de que funcionários do Hospital da Restauração (HR) estão acumulando mais de um cargo de chefia na área da saúde, o que não é permitido, e não estariam prestando a assistência que deveriam aos pacientes da unidade.

De acordo com as fontes, que falaram sob reserva por medo de retaliações, uma enfermeira tem dois vínculos, um no HR como “supervisora de andar” (cargo que não existe oficialmente no organograma) e diretora do Hospital da Mirueira, em Paulista, no Grande Recife.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Roberta Campos ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

O Pontão de Cultura Cabras de Lampião vem promovendo uma ampla circulação de ações formativas pelo Sertão pernambucano, por meio de seminários e fóruns voltados ao diálogo de saberes entre grupos culturais, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes. As atividades têm como foco o fortalecimento das culturas populares e tradicionais, valorizando o sertão como território de resistência, adaptação ao clima árido e preservação de costumes ancestrais, longe de visões estereotipadas. Uma dessas ações já acontece na próxima segunda-feira (23), em Floresta, no Sertão de Itaparica.

As pautas abordadas aprofundam temas como o processo criativo e as tradições, a presença das culturas populares no contexto das mídias digitais e as políticas públicas voltadas aos mestres da cultura. Segundo Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, esta etapa do projeto prioriza a escuta ativa dos mestres sertanejos. “Nesta fase de atividades, voltamos nossa atenção para ouvir os mestres da cultura do sertão, por meio dos fóruns e seminários”, destaca.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, comemorou, hoje, a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou o tarifaço imposto por Donald Trump no ano passado.

Alckmin classificou a decisão judicial como “muito importante para o Brasil”. Após a decisão do tribunal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova tarifa global de 10%, com efeito imediato.

Para muitas meninas da rede municipal de Petrolina, a chegada do período menstrual já foi motivo de constrangimento e até de ausência na escola. A partir de agora, essa realidade começa a mudar com o início da distribuição gratuita de absorventes higiênicos pelo Programa Florescer, uma política pública permanente voltada à dignidade menstrual. A iniciativa vai beneficiar aproximadamente 8 mil estudantes com a distribuição de mais de 30 mil pacotes nesta etapa. As alunas receberão o item de forma contínua, garantindo mais segurança e tranquilidade durante o período escolar.

Ao acompanhar o início das entregas, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, ao lado da primeira-dama Alinne Durando, destacou que o programa representa mais do que a entrega de um item de higiene. “Assim, as meninas da nossa rede têm mais dignidade e podem permanecer na escola. Quando a gente entrega absorventes, fardamentos e tênis, a gente garante que todas se sintam iguais e que nenhuma se sinta menor ou diferente. Isso traz tranquilidade para as famílias e mais segurança para as nossas estudantes. A gente governa olhando para as pessoas, e olhar para as nossas meninas é cuidar do futuro de cada família”, completou.

O Sextou de logo mais, às 18h, programa musical que ancoro no lugar do Frente a Frente às sextas-feiras, está imperdível! A entrevistada é a cantora e compositora Roberta Campos, nascida nas montanhas alterosas de Minas Gerais para fazer sucesso no Brasil e no exterior. Dona de sucessos como “Abrigo”, “Minha felicidade”, “Todo Dia” e “De Janeiro a Janeiro”, todas essas trilhas sonoras de várias novelas, Roberta é conhecida por sua voz doce e canções que tocam a alma.

Roberta Campos, uma artista completa e multifacetada, tem deixado sua marca indelével na música brasileira. Sua jornada musical começou em 2008 com o lançamento de seu primeiro álbum independente, “Para Aquelas Perguntas Tortas”. Este foi apenas o começo de uma série de álbuns bem-sucedidos, incluindo “Varrendo a Lua” (Disco de Ouro), “Diário de Um Dia”, “Todo Caminho é Sorte” (Disco de Ouro) e “O Amor Liberta”.