Se o leitor não conseguiu acompanhar a homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
Se o leitor não conseguiu acompanhar a homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), trocaram farpas neste fim de semana após um comentário sobre a megaoperação que deixou 121 mortos na capital fluminense, no fim de outubro. Em uma rede social, Boulos reagiu com ironia após Castro chamar o ministro de “paspalhão”.
O entrevero começou ontem, quando Boulos acusou, durante uma agenda em São Paulo, Castro e outros governadores aliados de fazerem “demagogia com sangue”. O ministro referia-se a manifestações de apoio à operação no Rio, e criticava a letalidade policial. As informações são do jornal O Globo.
Leia maisQuestionado sobre a crítica de Boulos durante um evento em São Paulo, também no sábado, Castro ignorou a pergunta e disse que “esse é um paspalhão”.
Em sua tréplica, na rede social X, Boulos fez uma alusão ao deputado estadual TH Joias (MDB), que foi preso em operação da Polícia Federal sob acusação de ser ligado à facção Comando Vermelho. O parlamentar fazia parte da base de Castro na Assembleia Legislativa, e tinha uma série de fotos ao lado do governador.
“Vou dar um desconto. Ele (Castro) deve estar muito angustiado com o avanço das investigações depois da prisão do seu parceiro TH Joias”, escreveu o ministro.
O governador Cláudio Castro me xingou ontem numa entrevista. Vou dar um desconto. Ele deve estar muito angustiado com o avanço das investigações depois da prisão do seu parceiro TH Joias…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 9, 2025
A investigação em questão também prendeu um ex-integrante do governo Castro, o advogado Alessandro Pitombeira Carracena, que foi subsecretário na pasta de Defesa do Consumidor.
Leia menos
Moradores do município de Pedra, no Agreste, têm denunciado as dificuldades enfrentadas com o atual sistema de abastecimento de água da cidade. Apesar de o fornecimento ter sido retomado pela Compesa após anos de colapso, a população relata que o rodízio implantado não tem sido suficiente para atender às necessidades diárias, especialmente durante o período de calor.
Uma leitora do blog relatou sua situação e de outros moradores: “A cisterna daqui de casa está seca. Tem que tomar banho de água boa. Nós temos água no meu bairro, no Centro, por seis dias ao mês. O que seria bom para a população? Se fosse três dias duas vezes ao mês, já que no verão a gente gasta bem mais”, disse. “A cidade da Pedra está revoltadíssima com a Compesa”, concluiu.
Leia maisDe acordo com o calendário de abastecimento disponível no site da companhia, a Área 01 – Praça Alice Japiassu Simões recebe água apenas entre os dias 8 e 14 de novembro, o que confirma a irregularidade do fornecimento. Nos demais dias do mês, o sistema aparece como “sem abastecimento”.
O problema ocorre mesmo após uma decisão liminar expedida em outubro de 2025, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que determinou que a Compesa restabelecesse o abastecimento regular de água em Pedra, inclusive com o uso de carros-pipa nas áreas onde a distribuição por rede apresentasse falhas.
Enquanto a liminar segue em vigor, a população continua enfrentando longos intervalos sem água nas torneiras e pede que a Compesa reveja o rodízio e adote medidas mais eficazes para garantir o direito básico ao abastecimento.
Leia menos
Do jornal O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria neste domingo (9) para abrir uma ação penal contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele se torna réu em processo pelo qual foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por agir contra a legitimidade do processo eleitoral brasileiro e atuar para prejudicar as investigações sobre atos antidemocráticos.
Relator do caso, Moraes votou pelo recebimento da denúncia da PGR e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte até a próxima sexta-feira, dia 14.
Leia maisEm post no Instagram, Tagliaferro postou que tem “medo zero dessa turma, independente do resultado [do julgamento]”. Ele se encontra atualmente na Itália. O governo brasileiro já protocolou um pedido às autoridades italianas para extraditá-lo ao país.
A PGR acusou Tagliaferro pelos crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação envolvendo organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 22 anos de prisão.
A denúncia aponta que, entre maio de 2023 e agosto de 2024, ele divulgou diálogos internos de servidores do STF e do TSE para atender a interesses de uma organização criminosa. Segundo o voto de Moraes, a conduta do ex-assessor se “diferencia da mera violação de sigilo porque atinge diretamente a capacidade estatal de apurar crimes de organização criminosa, criando ambiente de desconfiança institucional e favorecendo os investigados”.
“O embaraço às investigações materializou-se pela divulgação seletiva de informações sigilosas criando dúvida sobre a legitimidade das apurações, pela propagação de narrativas sem respaldo probatório alegando irregularidades, pela coordenação com outros investigados para deslegitimar as instituições e pela aquisição de novo aparelho telefônico às vésperas de oitiva policial com apresentação de equipamento diverso do efetivamente utilizado”, acrescentou o ministro, em seu voto.
De acordo com a PGR, Tagliaferro “de maneira livre, consciente e voluntária, no período compreendido entre 15.05.2023 e 15.08.2024, violou sigilo funcional, ao revelar à imprensa e tornar públicos diálogos sobre assuntos sigilosos, que manteve com servidores do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na condição de Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, para atender a interesses ilícitos de organização criminosa responsável por disseminar notícias fictícias contra a higidez do sistema eletrônico de votação e a atuação do STF e TSE, bem como pela tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.
Evasão para a Itália
A Procuradoria afirma ainda que o ex-assessor, após “se evadir do Brasil” para a Itália, “ameaçou publicamente revelar, em solo estrangeiro, novas informações funcionais sigilosas que obteve em razão do exercício do cargo ocupado na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, com o fim de novamente favorecer interesse próprio e dos investigados” em processos que investigavam atos antidemocráticos.
Na denúncia de 17 páginas, a PGR sustenta que Tagliaferro teria entregue à Polícia Federal um celular que não usava com frequência, com a suposta intenção de driblar as investigações sobre sua conduta.
“Os achados policiais confirmam (…) que Eduardo Tagliaferro, em mais um gesto de tentar obstruir investigações, adquiriu o aparelho celular modelo Xiaomi Redmi 13C para ir até a Polícia Federal prestar depoimento, sob a possibilidade de ter o dispositivo apreendido, quando na verdade o aparelho que ele de fato utilizava era um Apple Iphone, visando ocultar das autoridades a execução de suas condutas”, diz o texto.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (9), que a ameaça de uso de “força militar” voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina. A declaração foi dada durante participação do petista na 4ª Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos).
Sem citar a Venezuela e os Estados Unidos, disse que retóricas têm sido usadas para justificar intervenções ilegais. “A guerra no coração da Europa segue semeando a incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para o desenvolvimento justo e sustentável que sonhamos. A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais”, afirmou. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisA fala de Lula se dá em meio à escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Em outubro, o presidente norte-americano Donald Trump admitiu ter autorizado a CIA (Agência Central de Inteligência) a conduzir operações secretas no país latino, pressionando o regime de Nicolás Maduro.
Desde o início do agravamento da relação entre os dois países, Lula tem mostrado descontentamento com a situação. O petista já disse que nenhum país deveria “dar palpite” na Venezuela e afirmou que “intervenções” podem causar “danos” à América Latina.
Antes da cúpula, o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, já havia confirmado que a situação da Venezuela seria discutida durante o encontro. Lula também disse que tocaria no assunto.
Historicamente, o Brasil adota uma postura diplomática alinhada com a tradição de mediação em conflitos e defendendo a não interferência em assuntos domésticos de outros países.
Segundo a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, a embaixadora Gisela Padovan, o Brasil apenas se colocará como um interlocutor entre Venezuela e Estados Unidos se for solicitado.
Leia menos
Quem busca conforto, boa localização e estrutura completa para lazer ou trabalho encontra no Reserve Hotel uma das principais opções de hospedagem em Surubim, no Agreste. Localizado na Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra, a poucos metros do Parque de Vaquejada J. Galdino, o hotel fica a cerca de 120 km do Recife e próximo ao Polo de Confecções do Agreste, oferecendo uma estrutura voltada tanto para o turismo de lazer quanto para o público corporativo.
Com 42 acomodações confortáveis, o hotel dispõe de quartos amplos com varanda, ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e Wi-Fi gratuito. Entre os diferenciais estão a piscina ao ar livre, academia, piscina infantil e espaço para cooper. O Reserve também conta com estacionamento gratuito, café da manhã em estilo buffet incluso na diária e facilidades para pessoas com deficiência. Além de ser uma opção aconchegante para famílias, o hotel oferece estrutura para eventos e reuniões, consolidando-se como um dos mais completos da região.
O restaurante Sal & Brasa Jardins, no bairro das Graças, no Recife, foi o cenário de mais um encontro de médicos pernambucanos, realizado ontem (8). A iniciativa foi articulada pelo empresário Tarcisinho Calado e reuniu profissionais de diversas especialidades.
Durante a confraternização, médicos e médicas trocaram experiências e debateram os desafios da medicina no estado, fortalecendo a união da categoria e o compromisso com a melhoria contínua da saúde pública e privada em Pernambuco.
De acordo com Tarcisinho Calado, a iniciativa busca aproximar ainda mais os profissionais, promovendo integração, diálogo construtivo e planejamento de ações futuras. “Este é mais um dos muitos encontros que estaremos realizando com essa categoria que tanto contribui, com trabalho e dedicação, para uma área essencial da sociedade”, destacou. As informações são do blog Ponto de Vista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Santa Marta, na Colômbia, onde participou neste domingo (9) da 4ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). O embarque ocorreu às 7h, na Base Aérea de Belém, e o pouso foi registrado às 9h35, no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, conforme agenda oficial do Palácio do Planalto.
A abertura do evento estava prevista para as 10h, no Hotel Estelar Santamar, seguida da sessão plenária entre os chefes de Estado e de Governo, marcada para as 11h. O evento reuniu líderes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações da Celac, com foco na retomada do diálogo birregional, no reforço da cooperação política e econômica e na tentativa de destravar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE, paralisado desde 2019 por divergências ambientais e tarifárias. As informações são do Correio Braziliense.
Leia maisDurante o encontro, deverá ser aprovada a Declaração de Santa Marta, documento que consolida consensos políticos e estabelece o “Mapa do Caminho 2025–2027”, com metas de cooperação em transição energética, inovação, combate à desigualdade e integração digital. A Colômbia exerce a presidência pro tempore da Celac em 2025, sucedendo Honduras, e o Uruguai assumirá o posto em 2026.
O Brasil retomou sua participação nas cúpulas da Celac em janeiro de 2023, após três anos de afastamento durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde então, o país tem buscado reposicionar-se como protagonista nos fóruns multilaterais, defendendo uma ordem internacional mais equilibrada e multipolar.
O presidente Lula permaneu poucas horas na Cúpula. Após a sessão plenária, ele deixou Santa Marta às 13h e volta a Belém, com chegada prevista para as 19h20, deste domingo. O presidente vai abrir oficialmente a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Leia menos
Andando pelo shopping Riomar, há pouco, encontrei ocasionalmente o meu amigo procurador Ricardo Coelho, do MP de Pernambuco, que voltou a lecionar. Havia passado na livraria Leitura e adquirido o meu livro “Os Leões do Norte”, que pretende levar para discussão com os seus alunos. Fiz o autógrafo com muito carinho e orgulho. Ricardo já foi articulista do meu blog. E dos bons!
O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, participou neste domingo (9) de uma ação do Instituto Nacional Visão Solidária, no bairro de San Martin, no Recife. O evento, idealizado por Agostinho Ferraz, ofereceu serviços gratuitos à população e teve como foco a promoção da cidadania e da inclusão social. “Colocar a roda para girar para o lado de quem mais precisa sempre será o foco do meu trabalho e o do time Avante”, afirmou Sebastião. “Retorno com a energia renovada por ter visto de perto que os nossos esforços vão dar oportunidades e melhorar a qualidade de vida de muitas famílias pernambucanas. A saúde sempre receberá minha atenção especial”, finalizou.
Durante a atividade, Sebastião Oliveira e Agostinho Ferraz anunciaram, ao lado do vereador Alcides Teixeira Neto, que o bairro receberá no início de dezembro o Ônibus Odontológico, iniciativa do Instituto Alcides Teixeira, com atendimentos gratuitos na área de saúde bucal. O líder do Avante também informou que está articulando com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) para levar, no mesmo dia, serviços de emissão de documentos, cursos de qualificação e oferta de vagas de emprego, reforçando o caráter social e integrador da ação.
A partir de amanhã até quinta (13), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove a 3ª edição da Jornada Alepe Antirracista, iniciativa que reúne um conjunto de ações voltadas para o tema como a resolução interna que criou uma política antirracista permanente no Legislativo pernambucano. O evento é gratuito e será realizado no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe (Rua da União, 397, no bairro da Boa Vista), das 8h às 11h30.
Uma das novidades desta edição é a ampliação e reformulação do curso, oferecido em 2023, sobre a nova legislação que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas do País. O curso é uma parceria da Alepe com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em formato à distância (EAD). Informações sobre inscrições e programa do curso serão anunciados na sessão de abertura da Jornada amanhã (10).
Leia maisPara o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), a Casa Joaquim Nabuco está na linha de frente da luta antirracista, implementando políticas capazes de promover reflexão e transformações em comportamentos e crenças que alimentam ódio e preconceito. “Devemos ressaltar o excelente trabalho da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, instalada no primeiro semestre de 2024, e a aprovação da Política Antirracista, que tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre questões étnico raciais e garantir políticas que promovam a igualdade”, pontua.
Na programação de debates da Jornada estão temas como a saúde da população negra no SUS; as desigualdades raciais no mercado de trabalho; o empreendedorismo negro e a educação antirracista como política pública; ao final de cada dia de debates haverá apresentações artísticas e musicais relacionados ao tema do evento.
O Superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, acredita que a Jornada Antirracista reafirma o pioneirismo da Casa na promoção de políticas públicas voltadas à equidade racial. “A reformulação do curso em parceria com o TJPE, alinhado à nova Legislação sobre história e cultura afro-brasileira, é um avanço essencial para levar o enfrentamento ao racismo para dentro das escolas e formar cidadãos mais conscientes”.
A Jornada Alepe Antirracista faz parte de uma série de ações inovadoras que a Assembleia Legislativa promove em combate ao racismo. A Casa Joaquim Nabuco é a primeira assembleia do País a instituir, por meio de resolução, uma política antirracista permanente na Casa.
Como parte da iniciativa, foi criada uma ouvidoria específica para apurar denúncias de violação dos direitos da população negra. A Alepe dispõe, ainda, de uma Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e, recentemente, aprovou uma Lei que estabelece cotas raciais em concursos públicos estaduais.
A 3ª edição da Jornada Alepe Antirracista se encerra nesta quinta-feira (13) com uma sessão solene, às 18h, para entrega da medalha Marta Almeida a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial. A honraria é uma homenagem à educadora Marta Carmelita Bezerra de Almeida, falecida em setembro de 2023, que representou o Movimento Negro Unificado (MNU) em Pernambuco.
Leia menos
Por Joel de Hollanda*
A velhice não é para os fracos.
A velhice é para os fortes.
É preciso ser forte —
não apenas para erguer o corpo cansado da cama,
mas para sustentar o peso dos anos,
o fardo dos desenganos,
as feridas que o tempo não cura
e o silêncio que o mundo impõe aos que envelhecem.
É preciso ser forte
para espantar o leão da tristeza,
domar o dragão da solidão,
conviver com o monstro frio da indiferença
daqueles que, cegos de juventude,
não percebem o velho que caminha trêmulo,
passos lentos e incertos,
rumo ao seu destino final —
ser apenas mais uma fotografia
num porta-retrato empoeirado.
É preciso ser forte
para lutar com unhas, dentes
e o fiapo que restar de lucidez,
para não ser largado, como um objeto sem valor,
num canto qualquer
de um quarto soturno e esquecido.
É preciso ser forte
para ter lágrimas ainda por derramar
a cada partida de um velho amigo.
É preciso ser forte
para não chorar ao lembrar a infância —
os dias de sol,
o pião girando no terreiro,
o tec tec das bolas de gude,
o jogo de botão,
o papagaio colorido dançando no céu azul do sertão.
É preciso ser forte
para suportar a saudade da primeira namorada,
do primeiro beijo
naqueles lábios de romã.
É preciso ser forte
para não se comover ao recordar
a sessão de cinema,
a mão trêmula e ousada
descobrindo, pela primeira vez,
a rosa maçã guardada
sob o apertado e malvado sutiã.
É preciso ser forte
para conviver, dia após dia,
hora após hora,
minuto após minuto,
com a sombra paciente da morte —
sempre à espreita,
sempre pronta,
com a foice em riste,
para, num golpe certeiro,
cerrar as cortinas do teatro da vida
e dar descanso
ao seu atabalhoado ator.
Praia de Boa Viagem, 9 de novembro de 2025
*ex-senador, ex-deputado federal e estadual, secretário da Educação e do Trabalho durante os governos Marco Maciel e Joaquim Francisco
Leia menos
O deputado federal Felipe Carreras (PSB) teve um fim de semana de intensa agenda política, reunindo-se com seis prefeitos pernambucanos para discutir prioridades e avaliar novas ações em prol do desenvolvimento local. Participaram dos encontros Delson Lustosa (Santa Terezinha), Erivaldo Chagas (Lajedo), Aline Karina (Itapetim), Alexandre Batité (São Bento do Una), André Raimundo (Cachoeirinha) e Dr. Ruy Barbosa (Bonito). Segundo Carreras, as reuniões tiveram como foco o fortalecimento das parcerias institucionais e a busca de soluções conjuntas para os municípios.
Durante as conversas, o parlamentar destacou a importância de manter o diálogo constante com os gestores e de garantir que os investimentos federais se traduzam em melhorias concretas para a população. “Nosso compromisso é seguir trabalhando com responsabilidade e proximidade, ajudando os prefeitos a transformar suas demandas em entregas para a população”, afirmou Carreras. Ele ressaltou que o acompanhamento das obras e a definição de novas metas são essenciais para assegurar resultados duradouros.
Além das reuniões do fim de semana, o deputado já havia se reunido recentemente com outros cinco prefeitos — Helinho Aragão (Santa Cruz do Capibaribe), Sivaldo Albino (Garanhuns), Diógenes Patriota (Tuparetama), Ismael Lira (Orocó) e Rivanda Freire (Jupi). Ao todo, 11 gestores participaram das agendas de alinhamento político e técnico. Para Carreras, esse trabalho integrado é o que dá sentido à atuação parlamentar: “Cada demanda dos prefeitos reflete o que as comunidades estão vivendo. Nosso papel é transformar isso em recursos e obras que chegam para quem mais precisa”, concluiu.
