Ordem na campanha de Bolsonaro é ‘bombar’ queda do desemprego

A ordem dentro do comitê de reeleição do presidente Jair Bolsonaro é “bombar” o resultado positivo do emprego divulgado hoje pelo IBGE. Na avaliação de integrantes do comitê, neste momento a redução do desemprego tem capacidade de gerar mais dividendos políticos positivos para Bolsonaro do que o pagamento do novo Auxílio Brasil. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Divulgada hoje pelo instituto, a taxa de desemprego caiu no mês de julho de 9,3% para 9,1%, o melhor resultado trimestral desde dezembro de 2015, quando a taxa também estava em 9,1%. Depois, o desemprego começou a subir durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, que teve o mandato cassado em agosto de 2016. A estratégia da campanha de Bolsonaro é mostrar que o atual governo está reduzindo o desemprego para um patamar abaixo da época da petista.

Veja outras postagens

O Diretório Estadual do PT de Pernambuco se reúne neste domingo (7), às 9h, na sede da FETAPE, no Recife, para analisar a conjuntura nacional e estadual e dar início ao planejamento da sigla para as eleições de 2026. Convocado pelo presidente estadual, deputado federal Carlos Veras, o encontro integra a estratégia de fortalecimento do partido no estado.

Entre os temas centrais da pauta está a criação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), responsável por organizar as chapas proporcionais e colaborar na definição da tática eleitoral. “Vamos construir um calendário de diálogo com os diretórios municipais, debatendo política, programa e alinhando nossa militância em torno dos nossos objetivos centrais: a construção de uma ampla aliança em defesa do presidente Lula, a reeleição do senador Humberto Costa e a ampliação das bancadas federal e estadual”, afirmou Veras.

A reunião também marcará a posse das Secretarias e Coordenações Setoriais do PT em Pernambuco. Ao final, dirigentes e militantes participarão de uma confraternização de fim de ano, encerrando as atividades do diretório em 2025.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em evento realizado em Washington. O Brasil foi sorteado para o grupo C e terá como adversários Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia da Seleção será diante dos marroquinos, no dia 13 de junho (sábado). O duelo contra o Haiti será no dia 19 (sexta-feira), e o confronto contra a Escócia, no dia 24 (quarta-feira).

Os jogos serão realizados em cidades do Leste dos Estados Unidos: as possibilidades são Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia. A tabela completa será divulgada neste sábado. As informações são do Globo Esporte.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) realizará, na próxima segunda-feira (8), a tradicional subida ao Morro da Conceição com uma faixa em que pede que a governadora Raquel Lyra cumpra o compromisso assumido em 2022 de fortalecer a segurança pública e valorizar a categoria. Segundo o sindicato, o ato ocorre em meio ao acúmulo de inquéritos, à falta de estrutura nas delegacias e ao cenário em que os policiais civis seguem, segundo a entidade, com o pior salário do Brasil.

Confira a nota na íntegra:

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), em conjunto com a subseção de Arcoverde, obteve decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspende os efeitos da Resolução nº 497/2025, editada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O ato extinguia a 58ª Zona Eleitoral de Pedra, remanejava a unidade para o município de Aliança e promovia outras alterações estruturais sem homologação do TSE. A medida foi tomada após petição da OAB-PE, que apontou falta de transparência, ausência de estudos técnicos públicos e risco de prejuízo à população do município.

“A implementação imediata da resolução poderia causar impactos relevantes antes da avaliação técnica do Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou o ministro Floriano de Azevedo Marques ao suspender os atos administrativos até a análise final do caso. Com a decisão, a estrutura eleitoral de Pedra permanece inalterada até que o tribunal examine o mérito da controvérsia.

“A manutenção da Zona Eleitoral é essencial para garantir cidadania, fortalecer a presença do Estado no interior e evitar prejuízos à população diante de mudanças sem diálogo e transparência”, afirmou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella. “A advocacia e a comunidade de Pedra precisavam ser ouvidas, e a suspensão reforça que qualquer alteração na estrutura eleitoral deve respeitar critérios técnicos e a legalidade”, disse a presidente da OAB Arcoverde, Marcela Macêdo. A OAB Pernambuco seguirá acompanhando o caso até a decisão definitiva.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Parte dos integrantes da cúpula dos partidos de Centrão que articulam uma candidatura de oposição para 2026 critica a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de indicar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho mais velho, como candidato a presidente nas eleições do ano que vem.

Há um entendimento que o parlamentar não terá o apoio de partidos de centro, como União Brasil, PP, Republicanos e PSD, já que a avaliação predominante nessas legendas é de uma rejeição a qualquer candidatura que tenha o sobrenome Bolsonaro. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - Natal Encantado 2025

O senado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou que foi escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Leia a íntegra do comunicado:
É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pretende definir ainda em 2025 os rumos do inquérito aberto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela venda de joias sauditas no exterior.

São três os caminhos possíveis: oferecer mais uma denúncia contra o ex-presidente, pedir mais diligências para complementar o acervo de provas ou requerer o arquivamento da investigação. As informações são da CNN.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Em outras palavras, significa dizer que a instituição cumpriu 100% dos critérios exigidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade que confere o certificado.

Formada pelos Tribunais de Contas de todo o País, a Atricon avalia os portais públicos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas da União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Só quem cumpre integralmente as metas recebe o Selo Diamante.

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe, hoje, a cantora e compositora cearense Amelinha. Com carreira iniciada na década de 1970 ao lado de nomes como Fagner, Belchior e Ednardo, ela integrou o grupo informalmente conhecido como “Pessoal do Ceará”.

Amelinha ganhou projeção nacional com sucessos que marcaram a Música Popular Brasileira. O LP Frevo Mulher (1979) rendeu à artista um Disco de Ouro e levou a faixa-título ao status de clássico. No ano seguinte, no festival MPB-80, ela interpretou “Foi Deus Quem Fez Você”, que alcançou o 2º lugar, vendeu mais de um milhão de compactos e liderou as paradas de rádio em todo o país.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

O município de Catende, na Mata Sul do Estado, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado na quadra da escola Álvaro do Rêgo Barros e contou com o apoio e a presença da prefeita, Graça Braz (PSDB).

A prefeita Graça Braz (PSDB).

Além da chefe do Executivo Municipal, estiveram presentes os secretários João Luís (Administração), Lúcia de Fátima (Educação), Eduardo Menezes (Adjunto de Educação), Anderson Leite (Juventude), Rilton Braz (Governo) e Aleff Braz (Comunicação). O lançamento contou também com a presença ilustre da escritora e poetisa catendense, Aracy Gama.

Os secretários João Luís (Administração), Lúcia de Fátima (Educação) e Eduardo Menezes (Adjunto de Educação).

Ontem, o ex-deputado Ricardo Teobaldo conseguiu reunir 13 dos 15 vereadores de Limoeiro em torno de seu projeto político e de sua pré-candidatura a deputado federal. O encontro evidenciou a força de sua articulação e a confiança das lideranças no seu retorno à Câmara Federal. A ampla adesão reforça a unidade do grupo e o compromisso com um projeto sólido para o desenvolvimento de Limoeiro e de toda a região.

O momento contou com a presença do prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, do vice-prefeito Zé de Nena Barbosa, do presidente da Câmara, vereador Zé Nilton, Arnaldo Aragão, presidente da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL); Alexsandro Aragão, vice-presidente da ACIL; Nilo Simões, presidente do Clube de diretores logísticos e Roseane Barbosa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro. Consolidando o peso institucional do encontro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, hoje, acórdão que fixa a competência exclusiva da Corte para autorizar operações de busca e apreensão nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais de parlamentares. O entendimento foi firmado em outubro, mas o acórdão formalizando a decisão só foi publicado nesta sexta.

A decisão do STF de outubro atendeu a uma demanda da Mesa Diretora do Senado, que defende a restrição de decisões judiciais sobre ações nas dependências do Congresso. Com o entendimento do STF, fica estabelecido que juízes de outras instâncias não têm competência para determinar medidas de investigação nas instalações do Legislativo. Ações como essa já aconteceram anteriormente. As informações são do blog da Camila Bomfim.