Operação contra furto de água em Caruaru prende duas pessoas e identifica 33 ligações clandestinas

Uma operação da Compesa realizada esta semana na zona rural de Caruaru resultou na prisão de duas pessoas e na retirada de 33 ligações clandestinas ao longo de seis quilômetros da adutora que leva água do Rio São Francisco à comunidade de Gonçalves Ferreira. A ação, articulada pela Coordenação de Segurança Patrimonial da companhia, contou com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária e Instituto de Criminalística. A região vinha enfrentando problemas de abastecimento causados pelo furto de água.

O primeiro flagrante ocorreu na última segunda-feira (5), no Sítio Umburana, onde foram apreendidos três motobombas de alta potência. Os equipamentos desviavam cerca de 1 milhão de litros de água por mês para irrigação de capim, coqueiros e criação de animais. O volume seria suficiente para abastecer 100 residências durante 30 dias. O proprietário do terreno foi preso em flagrante.

A segunda prisão foi registrada ontem (6), em um galpão no bairro das Rendeiras, próximo à comunidade de Gonçalves Ferreira. No local, havia um lago artificial utilizado para abastecer irregularmente dezenas de caminhões-pipa. O dono do imóvel também foi detido. Com o desmonte da estrutura clandestina, a expectativa da Compesa é de que o fornecimento de água na comunidade seja totalmente normalizado até a próxima terça-feira (13).

As irregularidades serão encaminhadas ao Ministério Público. As práticas configuram crimes previstos nos artigos 155 (furto) e 265 (atentado ao funcionamento do serviço público) do Código Penal, com penas que variam de um a cinco anos de reclusão, além de multas entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. A Compesa reforça que o furto de água compromete o abastecimento de residências e serviços essenciais como hospitais e escolas, e disponibiliza canais anônimos para denúncias pelo site www.compesa.com.br, ouvidoria e aplicativo oficial.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria de Obras, segue com o trabalho de recuperação e manutenção das estradas rurais em todo o município. As ações têm como objetivo garantir melhores condições de tráfego e mais qualidade de vida para os moradores da zona rural.

Nesta semana, as máquinas estiveram realizando o patrolamento das estradas do Sítio Arara, além das comunidades de Baixinha e Serra Rasa. O serviço visa facilitar o deslocamento dos moradores, produtores rurais e o escoamento da produção agrícola, especialmente em períodos de maior movimento.

O trabalho de melhoria também contempla outras localidades, como Miguel Velho, Queimadas, Návio, Lagoa de Pedra, Mourão, Brejinho, Urubú, Raposo, Maquiné, Paridas, Barra do Farias, Bagageiro, Barra à Mandaçaia, Navalha, Amaro e Púcaro. As ações de patrolamento fazem parte do cronograma contínuo de manutenção das estradas rurais, reforçando o compromisso da gestão municipal em oferecer infraestrutura adequada e mais segurança para quem vive e trabalha no campo.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Hoje, a partir das 18h, será aberta ao público a 1ª Exposição do NACC, no Cais do Sertão, no Recife, em uma iniciativa com curadoria da Galeria Terra Brasilis. O evento reúne mais de 40 obras de grandes artistas, que disponibilizaram seus trabalhos para venda. Parte da renda obtida será destinada ao apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer atendidos pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).

A mostra pode ser visitada entre os dias 7 e 9 de novembro, na Sala Pajeú, no 3º andar do museu. A visitação acontece na sexta-feira, das 10h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 18h. A exposição busca unir arte, solidariedade e conscientização sobre a importância do cuidado e do acolhimento a jovens em tratamento oncológico.

Palmares - Festival do Livro

A Associação de Empresários do Brasil (AEBR) esteve presente na posse formal do desembargador Carlos Gil Rodrigues Filho, ontem, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. O presidente da associação, Fernando Mendonça, acompanhou a solenidade e fez questão de prestigiar a nomeação, reforçando o compromisso da entidade com o diálogo institucional e o fortalecimento das relações entre o setor empresarial e o sistema de Justiça.


Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT) foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar, ocorrido hoje, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo portal O GLOBO por uma pessoa próxima da família e lideranças do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O ex-parlamentar foi atingido por facadas, na cabeça e braços, e foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas. A esposa de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga – ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida na UPA da Lapa.

Testemunhas relataram que o conflito ocorreu dentro da residência da família, na zona oeste da capital. Ainda não há detalhes sobre o que teria motivado o desentendimento. O filho foi preso.

O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho se reuniram com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, em Brasília. O encontro ocorre após a decisão judicial que anulou a eleição do diretório estadual do partido em Pernambuco, por falta de participação dos diretórios municipais no processo. Na pauta, o diálogo sobre os próximos passos para reorganizar a legenda no Estado e garantir o pleno funcionamento partidário.