Um dos maiores deslumbres para os turistas que visitam Curitiba é a Ópera de Arame, local que recebe espetáculos de todos os tipos, mas não é um teatro tradicional. Fomos lá – minha Nayla e eu – levados pelo nosso guia top Walmir Santos, que nos deu uma excelente acolhida.
Educado, gentil e extremamente simpático, Walmir assessora o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, deputado federal pelo PSD, integrante do núcleo duro e influente do governador Ratinho Júnior (PSD), filho do apresentador de TV e comunicador Ratinho.
Leia maisNa visita à Ópera, é possível ter uma visão ampla do projeto. Ela é toda feita com estruturas metálicas tubulares e com teto transparente. A capacidade de público do local é de aproximadamente 1,5 mil pessoas. A Ópera de Arame fica ao lado do Parque das Pedreiras, que abriga também a Pedreira Paulo Leminski.
Foi inaugurada em 1992 e é cercado por um lago com aproximadamente 400 metros de extensão.

Sua estrutura é feita de tubos de aço, o que dá a impressão de que o teatro foi construído com uma estrutura de arame. Por isso esse nome.
O teatro foi construído em apenas 75 dias. Em meados de 2006, foi realizada uma reforma para manutenção e melhorias na segurança.
A cobertura tem policarbonato transparente e vidro, isso proporciona leveza e permite a visualização externa. A passarela que conecta a rua à entrada principal da Ópera de Arame é vazada, o que dá uma sensação muito legal (ou talvez um pouco assustadora, se você tem medo de altura) quando se chega no atrativo.
O local é típico de Curitiba, com lagos, cascatas e muito verde, obrigatório para ser incluído no roteiro. A Pedreira frequentemente recebe shows nacionais e internacionais, estando no circuito do showbiz nacional.
Além do teatro, o complexo das Pedreiras conta ainda com o Espaço Cultural Paulo Leminski, uma área verde com jardins, trilhas e lagos artificiais que são utilizados para caminhadas, piqueniques e outras atividades ao ar livre.
O ambiente fica mais aconchegante e romântico com uma boa música ao vivo enquanto se toma um bom vinho num excelente restaurante no local. A Prefeitura criou o projeto Vale da Música, um palco volante que se desloca sobre as águas do lago em torno da Ópera. Há diversos estilos, como MPB, clássicos do rock, blue, jazz, choro, dentre outros.
Além de desfrutar da música, ainda é possível fazer um tour pela Ópera, conhecendo um pouco mais da história do local e visitando áreas que não são abertas ao público, se chega no atrativo.
Ao longo do trajeto, é possível apreciar a bela paisagem do lago e da pedreira. O local já recebeu diversos espetáculos de música, teatro, dança e outras apresentações artísticas.
Muitos artistas nacionais já se apresentaram no local, como Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee e também internacionais, como Andrea Bocelli, Elton John, Katy Perry, entre outros.
Atualmente, a Ópera de Arame é gerenciada pela Fundação Cultural de Curitiba e é considerada um dos principais patrimônios turísticos e culturais da cidade.
Leia menos