Observados pela Polícia do Exército, bolsonaristas expulsam agentes do DF que foram desmontar acampamento

Uma operação montada pelo governo do Distrito Federal, na manhã de hoje, que contaria com o auxílio de militares, para desmontar parte do acampamento em frente ao quartel-general do Exército em Brasília foi frustrada pelos golpistas, que reagiram com chutes e pedradas.

A operação foi abortada diante da reação dos golpistas. Em vídeos divulgados nas redes, agentes da Polícia do Exército apenas observam os ataques dos bolsonaristas, sem tomar qualquer atitude.

A inércia dos militares foi considerada pelos golpistas como um ato de apoio à permanência dos acampados no local, que é de propriedade do Exército.

“Momento exato em que os caminhões e pessoal do GEFIS são expulsos pelo Exército do acampamento diante do QG em Brasília. O ACAMPAMENTO FICA! Vídeo-clip extraído do perfil de Simone Pimentel, do Insta, cuja íntegra já postei. AS FFAA ESTÃO AO LADO DOS MANIFESTANTES”, escreve um bolsonarista juntamente com vídeo publicado no Twitter.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, que acompanhou a ação, “bolsonaristas acampados se juntaram no local para evitar o desmonte e xingavam integrantes do governo do DF”. 

“Pedras foram atacadas, e pessoas chutaram alguns carros. A operação foi abortada logo em seguida”, diz o texto, ressaltando que a orientação é para que os servidores do GDF não voltem ao local para “evitar confronto”.

A ação acontece no mesmo dia em que uma megaoperação da Polícia Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal cumpre mandados de prisão contra golpistas que estavam no acampamento e cometerem atos terroristas em Brasília no dia 12 de dezembro.

Veja outras postagens

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com com o poeta, compositor e intérprete paraibano Jessier Quirino, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou requerimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para a realização de uma audiência pública sobre suposta perseguição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a taxistas que atuam no trecho entre Pernambuco e Paraíba. A solicitação foi motivada por denúncias de apreensões de veículos e aplicação de multas consideradas abusivas.

De acordo com o parlamentar, há casos em que profissionais regularizados foram penalizados de forma desproporcional. Em um episódio recente, um taxista que transportava duas passageiras entre os dois estados teve o carro apreendido sob alegação de “transporte irregular”, recebeu multa de R$ 7.500,00 e as passageiras foram deixadas no meio da estrada sem qualquer tipo de assistência.

Para a audiência, Eduardo da Fonte convidou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, os chefes dos escritórios regionais da agência em Recife e João Pessoa, além de representantes dos sindicatos de taxistas de Pernambuco e da Paraíba. “O Parlamento tem o dever de dar respostas a esses trabalhadores, investigando se existe perseguição e coibindo possíveis abusos”, afirmou o deputado.

Petrolina - Destino

A presidente do PL Municipal e do PL Mulher de Petrolina, Lara Cavalcanti, anunciou nesta sexta-feira (29) a chegada do Projeto Alicerça Brasil à cidade. A iniciativa foi confirmada após reunião na sede estadual do partido, no Recife, conduzida pela secretária nacional do PL, Ana Muñoz, com a participação da presidente estadual do PL Mulher, Izabel Urquisa, além de dirigentes municipais da legenda em Pernambuco.

O projeto busca fortalecer o protagonismo feminino por meio de encontros quinzenais, em formato intimista, reunindo até 12 mulheres em residências. Os encontros terão como foco a escuta e o diálogo sobre os principais problemas da sociedade e de Petrolina, utilizando uma metodologia prática e já aplicada em diversas cidades do país. Segundo Lara, a proposta representa um chamado à ação: “A melhor parte da política acontece fora do ano eleitoral. É na prática, no cotidiano, ouvindo as pessoas e construindo junto, que conseguimos transformar a vida da nossa cidade e do nosso povo”.

Apesar de ser uma iniciativa do PL Mulher, a legenda declarou que “o Alicerça Brasil é aberto a todas as mulheres interessadas em debater e construir soluções para suas comunidades”. Cada ciclo de encontros propõe reflexões em torno de 12 temas fundamentais para a vida em sociedade. Moradoras de Petrolina que desejarem participar ou implantar o projeto em seus bairros podem entrar em contato com a coordenação local pelo WhatsApp (87) 9.8170-7933.

O Sextou de daqui a pouco está repleto de música e poesia. O entrevistado será o poeta, compositor e intérprete paraibano Jessier Quirino. Com seu estilo inconfundível e sua habilidade de traduzir o universo nordestino em versos, causos e músicas, o programa está imperdível.

Jessier Quirino nasceu em Campina Grande, no estado da Paraíba, em 1954. Com 16 anos, aprendeu sozinho a tocar violão. Começou a compor, segundo ele, sob a influência da poesia matuta de Zé da Luz e de Zé Laurentino, do cantar dos repentistas e da convivência com os sertanejos do interior da Paraíba.

O Sextou vai ao ar hoje, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Camaragibe - Refis 2025

O tapeceiro Guilherme Coelho, de reconhecimento nacional e atualmente em cartaz com uma exposição no Museu de Arte Sacra de Olinda (MAC), está em Afogados da Ingazeira para um encontro de teatro nesta sexta-feira (29). Amanhã (30), ele se reúne com o secretário municipal de Cultura, o meu irmão, Augusto Martins, para oficializar o convite que levará sua mostra de tapetes do MAC ao Sertão pernambucano.

Na foto com Guilherme, no MAC, a jornalista e produtora cultural Maria Tereza Costa Lima.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

A corridinha diária de 8 km hoje foi no Parque Verde, em Arcoverde, minha segunda pátria. Registro em vídeo a pedido de um leitor.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares