Em uma cerimônia repleta de significado e emoção, a OAB Pernambuco inaugurou, na última terça-feira (29), o Memorial da Advocacia Fernando Coelho. Com um auditório lotado, a comunidade jurídica se reuniu na sede da Ordem para celebrar a abertura do espaço, que tem como objetivo preservar e difundir a rica memória da advocacia pernambucana.
Durante a cerimônia, Fernando Ribeiro Lins, presidente da OAB-PE, ressaltou o papel fundamental do memorial para a advocacia do estado. ”A memória é o compasso que nos orienta, âncora, que nos mantém firmes em meio às tempestades”, destacou. ”Neste espaço, a memória é celebrada e preservada como registro tangível do nosso compromisso com a justiça, do nosso dever para com a sociedade e da nossa paixão pela verdade”, disse em um emocionante discurso que comparou a advocacia a uma embarcação. As informações são do Diario de Pernambuco.
Leia mais”A advocacia, assim como um navio, foi construída com resiliência, paixão e dedicação, e tem navegado pelas águas do tempo, enfrentando tempestades e aproveitando os bons ventos em busca da justiça. Como em toda grande embarcação, não se fortaleceu apenas com ventos favoráveis”, asseverou. ”Foram os desafios, as tempestades e os mares revoltos que testaram nossa estrutura, nossa capacidade de adaptação e nossa determinação. E a cada onda enfrentada, a cada tempestade superada, nossa embarcação se tornou mais robusta, mais coesa, e nossa tripulação mais unida”, destacou o presidente.
Localizado no térreo da Ordem, no bairro Santo Antônio, Recife, o memorial abriga um vasto acervo documental e é um espaço de visitação pública, pesquisa e estudo, contribuindo para a formação cidadã e fortalecimento da democracia. Fernando Coelho, que dá nome ao memorial, foi presidente da OAB-PE entre 1985 e 1987. Além de sua atuação na advocacia, exerceu o mandato de deputado federal e presidiu a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.
Durante o evento, diversos ex-presidentes da seccional estadual foram homenageados com a entrega de diplomas e Carteiras de Membro Honorário Vitalício, entre eles Paulo Raposo, Jorge Neves, Aluísio Xavier, Ademar Rigueira Neto, Júlio Oliveira Neto, Jayme Asfora, Henrique Mariano, Pedro Henrique Alves, Ronnie Duarte e Bruno Baptista.
100 anos
Durante a solenidade, a OAB-PE lançou a marca do projeto dos 100 anos da instituição, que será celebrado em 2032. O projeto, com foco na progressão da advocacia, carrega a visão defendida pelo presidente Fernando Ribeiro Lins, que reitera a advocacia como ”a profissão do futuro”, ressaltando que ”jamais será substituída pela tecnologia”. Com o slogan ”Marcando a História, Inspirando Futuros”, a OAB-PE chama atenção para a multifacetada natureza da advocacia, não se limitando a uma única vertente, mas explorando diversas possibilidades e cenários para futuros profissionais do direito. ”É um convite para que os mais novos, fortalecidos pela experiência e princípios da OAB, mantenham a tradição de inovação e dedicação à profissão, moldando o rumo do direito em Pernambuco e no Brasil”. Um hotsite será lançado nos próximos meses com os detalhes da iniciativa.
Próximos passos
A inauguração do Memorial da Advocacia é o primeiro passo de uma série de ações com o objetivo de valorizar e resgatar a história da instituição. ”Vamos focar também em um trabalho de levantamento da história das nossas Subseções no interior. Do Litoral ao Sertão temos registros que merecem ser contados e registrados”, afirma o presidente. Além disso, Fernando Ribeiro Lins quer entregar até o próximo ano um livro acadêmico com o registro histórico da criação da OAB-PE. ”Temos uma série de publicações que contam uma ou outra parte da trajetória da Ordem. Queremos sistematizar esse material, apurar com cuidado data por data, fato por fato, para oferecer uma publicação que atenda a grande demanda que temos por registros oficiais da nossa instituição”, conclui Fernando.
Leia menos