Foi no sufoco, mas o Santinha bateu o Sergipe. Após vencer por 2×1 no tempo regulamentar, o Tricolor bateu o adversário por 5×4, nos pênaltis, e se garantiu nas oitavas de final do campeonato brasileiro.
Finalmente!
Foi no sufoco, mas o Santinha bateu o Sergipe. Após vencer por 2×1 no tempo regulamentar, o Tricolor bateu o adversário por 5×4, nos pênaltis, e se garantiu nas oitavas de final do campeonato brasileiro.
Finalmente!
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Os caminhos e estratégias para o desenvolvimento da infraestrutura nacional e de Pernambuco foram os temas do Seminário Esfera Infra, realizado na manhã deste sábado (9), no Recife Expo Center, no Cais Santa Rita, bairro de São José, no Recife.
Foi o primeiro evento da Esfera Brasil no Nordeste. O encontro reuniu diversos políticos, autoridades e empresários. Entre eles, o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), que alertou para os prejuízos do tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Leia maisO ministro destacou que a pasta tem trabalhado fortemente para que não haja concentração de cargas nos portos. “Estamos desburocratizando, o setor produtivo está buscando novos mercados para poder fazer a sua exportação. Aquela mercadoria que não vai conseguir exportar no primeiro momento está sendo redesenhada a venda no mercado interno, isso vai ajudar na redução da inflação. São caminhos para evitar maior prejuízo”, salientou.
Costa Filho participou de um painel com Jader Filho (MDB), ministro das Cidades, e com o presidente da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho. Ele destacou, também, que o Brasil vive um momento importante, com o registro de muitos investimentos na área da infraestrutura.
Transnordestina
Ainda segundo Costa Filho, o presidente Lula (PT) assinará, em outubro, a ordem de execução de dois trechos da Transnordestina em Pernambuco. Segundo o ministro, a ordem de serviço será dada para duas etapas da ferrovia no Estado, que abrangem o itinerário Suape-Salgueiro.
“São investimentos de quase R$ 5 bilhões, mais de mil quilômetros de ferrovias, então a ideia é a de que o governo brasileiro inicie a obra, possa fazer esses investimentos e depois a gente faça uma grande concessão”, afirmou.
Leia menosDa Agência Brasil
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse hoje que a prioridade do governo federal é ampliar os setores que ficarão fora do tarifaço de Donald Trump, e não retaliar os Estados Unidos.
Durante evento em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, Alckmin disse que o governo defende o diálogo nas negociações entre os dois países. “A prioridade não é retaliar, é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora dessas tarifas, que entendemos extremamente injusta”, afirmou.
Leia maisAlckmin voltou a confirmar que o anúncio das medidas de ajuda aos setores afetados pelo tarifaço será feito na próxima semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Lula deve anunciar um pacote de medidas mitigatórias, ou seja, apoiar as empresas. Quais empresas? Aquelas que exportam mais para os Estados Unidos e que foram afetadas”, informou.
IPI
O vice-presidente também comemorou o aumento nas vendas de veículos após o governo federal anunciar no mês passado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos sustentáveis. Segundo Alckmin, as vendas aumentaram 15,7% após o anúncio das medidas.
“Isso significa a indústria produzindo mais, crescendo a indústria automotiva, que tem uma cadeira produtiva longa, as concessionárias vendendo mais, um ciclo positivo. O IPI zero ajuda a população a comprar um carro com desconto, mais barato”, completou.
Leia menosO ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba a visita de mais oito familiares, além dos filhos, neste domingo (10), Dia dos Pais. A decisão foi publicada ontem.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e solicitou a liberação para receber sogros, sobrinhos, nora e neta, além de outros parentes que não estavam incluídos em decisão anterior. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisAs medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
Além dos familiares que moram com ele – Michelle Bolsonaro, a filha e uma enteada – os filhos políticos, que estão liberados de pedir autorização prévia para visitar o pai, Bolsonaro poderá receber o sogro e a sogra, três crianças — dois sobrinhos e uma neta — , duas noras e um cunhado, que é irmão de criação de Michelle.
As visitas poderão ocorrer entre 10h e 18h, seguindo as condições já determinadas pelo STF, como a proibição do uso de celulares e de registros em vídeo durante a permanência no local.
Nessa primeira semana de prisão domiciliar, Bolsonaro recebeu diversas visitas autorizadas pelo Supremo, principalmente de políticos. Como foi o caso do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, que esteve na casa do ex-presidente na última quinta-feira (7).
Moraes também negou alguns pedidos de visita para Bolsonaro, entre eles, o do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). No despacho, o ministro relator justificou dizendo que o parlamentar também é investigado em inquérito no Supremo.
Leia menosPor Larissa Rodrigues
Repórter do blog
A ocupação das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado pela oposição, na semana passada, foi considerada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), como “um movimento completamente absurdo e triste”. O gestor comentou o episódio, na manhã deste sábado (9), durante o seminário da Esfera Brasil, na capital pernambucana, para discutir soluções e investimentos em infraestrutura.
“Uma coisa triste para quem defende a institucionalidade, a democracia. Uma afronta direta a um poder constituído, ao próprio presidente (da Câmara) Hugo Motta, que tem nossa solidariedade”, classificou Campos.
Leia maisO Seminário Esfera Infra foi realizado no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, e contou com a presença de ministros, governadores, prefeitos e lideranças empresariais. Durante o encontro, o gestor avaliou que foi lamentável e ressaltou a necessidade do respeito às regras democráticas.
“Acho que na vida é preciso você respeitar as regras, como deve funcionar um regimento, uma casa legislativa, o papel de um presidente, de um vice-presidente, de um primeiro-secretário, de uma mesa diretora, porque se você passa a não respeitar isso, não vai respeitar as instituições. Então, é inadmissível o que aconteceu”, declarou.
O gestor ainda defendeu que haja punições aos envolvidos. “Qualquer pessoa que tem noção da gravidade disso tem como um dia lamentável, um dia para não ser esquecido, mas jamais ser reverenciado, para não ser repetido. Precisa ter consequência, porque na vida as coisas têm consequência. Se você faz algo errado, algo que não deve ser feito, tem consequência”, frisou.
Sudene e Transnordestina
O prefeito ainda comentou sobre a movimentação do Ceará que culminou na saída de Danilo Cabral da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Embora tenha defendido publicamente Danilo no episódio, Campos evitou falar sobre a alteração no comando da instituição. Porém, enfatizou a importância do trecho da Ferrovia Transnordestina de Pernambuco para o desenvolvimento do Estado.
“É inegável em torno do debate público que é importante para Pernambuco e para o Nordeste (o trecho pernambucano), algo que ninguém tem dúvida. O presidente Lula compreende que isso é importante e tem um projeto estruturador. A exclusão de Pernambuco no governo passado, de Bolsonaro (PL), foi um grande absurdo”, considerou.
Para o prefeito, a defesa do trecho de Pernambuco não deve ser um motivo de discórdia na relação com outros Estados. “A gente vai sempre defender que seja feita a parte de Pernambuco. Isso não deve representar um enfrentamento a outros estados. Eu sempre digo isso, você ser forte e defender aquilo que é seu não significa você trabalhar contra os outros”, acrescentou.
Leia menosPor onde tenho passado, em noites de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, além de uma palestra sobre a história dos 22 governadores de Pernambuco, personagens da obra, faço questão de gravar um vídeo institucional para chegar à rede municipal de ensino, através dos sites institucionais das prefeituras, como este em Venturosa. Clique e veja!
Na próxima semana, estarei em Brasília, mas na seguinte, de 18 a 22, volto a percorrer o Estado, desta feita a incursão será no Sertão do Pajeú com a seguinte agenda abaixo:
Leia mais18 de agosto – Carnaiba, na escola de música Israel Gomes, 19 horas.
19 de agosto – Brejinho, na Câmara de Vereadores, 19 horas.
20 de agosto – Afogados da Ingazeira, no Cine São José, 19 horas.
21 de agosto – São José do Egito, na Câmara de Vereadores, 19 horas.
22 de agosto – Triunfo, na Biblioteca Municipal, 19 horas.
Leia menosO Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), lançará o edital de licitação para requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste Central. Essa é mais uma etapa para que as obras de modernização e ampliação possam acontecer.
“A requalificação do Aeroporto de Caruaru foi um compromisso assumido na nossa gestão e que ganha mais uma etapa agora. Também estamos cuidando do Aeroporto de Fernando de Noronha e avançando em outras inúmeras obras estruturais a partir da requalificação de estradas e de obras hídricas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O projeto prevê investimentos na pista de pouso e decolagem para o recebimento de aeronaves de maior porte, ampliação do pátio de aeronaves e construção de um novo estacionamento. A licitação traz a previsão de R$ 138 milhões investidos nas obras do aeroporto.
Segundo a gestão, os investimentos na unidade foram retomados logo no começo do mandato de Raquel. Entre eles, a instalação do balizamento noturno, melhorias na pista de pouso e decolagem, e reforço no sistema de combate a incêndio. A unidade faz parte do sistema aeroportuário de Pernambuco e é primordial para o desenvolvimento econômico da região, bem como para o fortalecimento da aviação regional.
Da Folha de Pernambuco
Um caminhão carregado de carne ficou destruído após pegar fogo, na manhã de hoje, no quilômetro 58 da BR-101, bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife. A carga foi saqueada por populares, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), acionada para o ocorrência por volta das 6h45.
De acordo com a PRF, o motorista do caminhão seguia pela rodovia quando foi informado que havia fogo entre o baú e a carroceria do veículo. O condutor então parou o carro no acostamento da rodovia e desembarcou. Ele não ficou ferido. A carga foi saqueada depois que o motorista desceu do caminhão.
As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, também acionado para o local. “Uma viatura de combate a incêndio foi enviada ao local e realizou a extinção completa das chamas”, afirmou a corporação, confirmando que não houve registro de vítimas na ocorrência.
Os bombeiros ainda efetuaram o controle do óleo derramado na pista, para prevenir o risco de novos acidentes. No local, ainda houve apoio de uma viatura da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
A comunidade Bondade de Deus, no bairro de Santana, em Camaragibe, recebeu hoje a primeira edição do programa “Prefeitura Presente”, que ofereceu uma série de serviços públicos em um mutirão realizado no Campo do Vigia. Das 9h às 16h, moradores tiveram acesso a atendimentos variados das secretarias municipais, incluindo emissão de documentos, cuidados com a saúde, parcelamento de débitos tributários e atendimento veterinário, além de atividades culturais e esportivas, como apresentações de balé e aula de zumba.
O prefeito Diego Cabral destacou a importância da iniciativa para facilitar o acesso da população aos serviços sem a necessidade de deslocamento e gastos extras. “Uma boa gestão se faz assim, com todas as secretarias trabalhando em harmonia pelo bem do povo”, afirmou. O secretário de Governo, Denivaldo Freire, ressaltou que a escolha da comunidade para a estreia do programa levou em conta a grande densidade demográfica da região e o engajamento da sociedade civil.
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Os municípios deveriam ter sido mais ouvidos no processo de concessão da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), afirmou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na manhã deste sábado. João participou da edição nordestina do Esfera Infra, seminário promovido pela Esfera Brasil para discutir soluções e investimentos em infraestrutura.
O encontro foi realizado no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, e contou com a presença de ministros, governadores, prefeitos e lideranças empresariais. O modelo de concessão da Compesa vem sendo comandado pelo Governo do Estado, com investimento previsto de R$ 18,9 bilhões e duração de 35 anos. O projeto determina a concessão da distribuição da água e o tratamento do esgoto.
Leia maisJoão Campos ressaltou o tamanho do contrato e destacou que os grandes clientes da Compesa são os municípios, por isso deveriam ser mais ouvidos. “É o maior contrato disparado, não tem nada do tamanho disso no Estado de Pernambuco e por tanto tempo. E quem são os grandes clientes? São as cidades. As cidades precisariam ter um papel mais ouvido nesse processo. Porque, na prática, é onde o serviço acontece — e quem contratualiza são os municípios”, declarou.
Pouca escuta
Na opinião do prefeito, no processo de concessão “houve um desejo de velocidade e de pouca escuta”. “Um contrato desse tamanho, de bilhões e de muitos anos, é algo que precisa ser muito mais escutado e participado para fazer com que ele saia bem-feito, porque isso não é tarefa de governo, é tarefa de Estado, então isso perpassa”, destacou.
Ainda de acordo com João Campos, é preciso aprofundar questões estratégicas dentro da concessão, como pontos técnicos específicos de intermitência de abastecimento, o papel que os municípios devem ter, a transparência. “Depois que você faz uma concessão e assina o contrato, aquilo está feito por 30 anos. Quem anda na rua sabe. As pessoas vão reclamar do quê? De falta de água e isso é um dos indicadores mais mal formulados da concessão hoje”, observou.
Leia menosA Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventudes, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), encerrou hoje o Curso de Desenvolvimento da Educação Digital na Perspectiva da Educação Inclusiva. Iniciada em março, a formação capacitou profissionais da rede municipal para usar novas tecnologias na promoção da inclusão no ensino.
No último encontro, os participantes apresentaram projetos práticos, como jogos inclusivos criados com cortadora a laser, impressora 3D e materiais recicláveis. As propostas visam facilitar a reprodução por outros educadores e ampliar o acesso de estudantes com diferentes necessidades educacionais a recursos pedagógicos adaptados.
Um incêndio atingiu a cobertura de um prédio empresarial hoje, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Ainda não há informações sobre feridos. O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado, e que enviou três viaturas para o local.
O prédio atingido é o empresarial International Trade Center (ITC), que fica na Avenida Antonio de Góes, uma das mais movimentadas da região. Vídeos enviados à TV Globo mostram uma nuvem de fumaça preta que se formou na região. As informações são do portal g1.
Nos vídeos, é possível ver que, a princípio, somente a cobertura foi atingida. A fumaça pode ser vista de diversas partes da cidade, já que o prédio é um dos mais altos da região, com 22 andares.
Do g1
O corregedor da Câmara dos Deputados, Diego Coronel (PSD-BA), espera apresentar à cúpula da Casa até a próxima quarta-feira (13) os pareceres de processos disciplinares contra parlamentares que bloquearam os trabalhos da Casa. Ao g1, Coronel também afirmou que pretende se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar das denúncias.
A Corregedoria da Câmara analisa queixas contra 14 deputados do PL, do PP e do Novo. Protocolados ao longo da semana, os documentos foram encaminhadas pela direção da Casa ao órgão na noite de ontem. Oficialmente, o órgão ainda não recebeu as denúncias. O recebimento formal, segundo Coronel, deve ocorrer apenas na próxima segunda (11).
Leia maisA partir disso, será aberto um prazo de 48 horas para que o corregedor se manifeste sobre pedidos de suspensão e cassação de parlamentares. A corregedoria fará uma análise preliminar dos casos. Nesta avaliação, o corregedor opinará se concorda com a aplicação de um rito sumário para suspender deputados antes mesmo do julgamento dos processos no Conselho de Ética da Casa.
As conclusões de Coronel serão submetidas à Mesa Diretora, formada por Motta e mais seis deputados, a quem cabe recomendar formalmente a suspensão imediata de um parlamentar.
Motta inaugurou o uso desse tipo de punição. Desde o início do mandato à frente da Câmara, a Mesa presidida por ele já pediu a suspensão imediata de dois parlamentares: Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG).
Nos dois casos, os pedidos foram acatados pelo Conselho de Ética. Pioneiro nesse tipo de suspensão, Gilvan já retornou ao mandato após um “gancho” de três meses.
Além de se reunir com Motta, o corregedor da Câmara também espera conseguir conversar com os outros membros da direção da Casa para discutir a análise das medidas disciplinares sobre o motim.
O presidente da Câmara tem defendido a aliados a punição dos deputados que ocuparam o plenário principal e impediram os trabalhos da Casa. Parlamentares do entorno de Motta avaliam que as medidas serviriam para dar um recado de que novos motins não serão tolerados e para reafirmar a liderança do paraibano.
Hugo Motta, que foi impedido de se sentar na cadeira de presidente, classificou o episódio como “grave” e afirmou que a Casa precisa ser “pedagógica” nas punições disciplinares.
A ocupação do plenário da Câmara durou mais de 30 horas. O espaço foi ocupado por deputados de oposição em uma tentativa de impor a análise de propostas e em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Até o momento, 14 deputados estão na mira de possíveis punições. Segundo o corregedor da Câmara, durante a análise técnica da ocupação, outros parlamentares também podem se tornar alvo.
As denúncias encaminhadas à corregedoria abrangem três lideranças da Câmara — Sóstenes Cavalcante (RJ), que comanda a bancada do PL; Zucco (PL-RS), líder da oposição; e Marcel Van Hattem (RS), líder do Novo.
Além deles, também estão na lista:
Lula defende cassação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu ontem a cassação do mandato dos deputados e senadores que impediram os trabalhos do Congresso.
Em um discurso no Acre, Lula se dirigiu ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e pediu que ele não endossasse o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, afirmou.
Nesta sábado (9), foi a vez do vice-presidente Geraldo Alckmin criticar a ocupação dos plenários da Câmara e do Senado. Ele classificou o episódio como “inadmissível”.
“O Parlamento é a casa de todos. O Executivo é quem ganhou. O Legislativo é de todos, participa quem ganhou, quem perdeu. É o pulmão da democracia. Não tem sentido que você não gostou de uma decisão, que aliás é do Judiciário, e impedir a Casa de funcionar”, declarou.
Leia menos