O “sanfônico” arraial do Sítio da Trindade fica “sinfônico” com concerto nesta quinta

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

São João Sanfônico não é novidade, pois sanfona é só o que não falta nos arraiais do interior e do Recife. São João Sinfônico não é tão comum. Mas é justamente o que acontece na noite dessa quinta-feira (19/6), quando a Orquestra Sinfônica do Recife, queridinha do público pernambucano, abre pela primeira vez a programação de shows juninos no Sítio da Trindade, o mais tradicional arraial da cidade.

O concerto, com início marcado para 20h, terá regência de Lanfranco Marcelletti e participação das cantoras Mariana Aydar e Bia Marinho (uma das homenageadas do ciclo junino 2025). Também estarão no palco os sanfoneiros Beto Hortis e Marcelo Caldi que, com certeza, são atrações à parte. Eles também assinam alguns dos arranjos que serão apresentados no palco. Beto Hortiz é show em qualquer ritmo, do frevo ao forró, e tem encantado todas as plateias por onde passa, no Brasil ou no exterior. Sinceramente, acho que essa iniciativa de levar a OSR ao Sítio merece nota dez. Aliás, cem se pensarmos que o acesso é gratuito.

O repertório contará com cinco peças: “Gonzaguiana”, de Ciro Pereira; “Concerto para Asa Branca”, de Sivuca; e “Pequenas Rosas”, de Beto Hortis, que serão executadas com a participação do músico. Também haverá suítes, enfeitadas pelas vozes de Mariana Aydar (“Nosso Xote”, “Xilique”, “Triste, Louca ou Má”, “Tenho Sede”, “Eu só Quero um Xodó” e “Feira de Mangaio”) e Bia Marinho (“A Vida do Viajante”, “Lamento Sertanejo” e “De Volta pro Aconchego”). A apresentação terminará com um medley de músicas de quadrilha, de Marcelo Caldi, com a participação de todos. O concerto começa às 20h da quinta-feira (19), no palco principal do Sítio, e o acesso é gratuito.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Daqui a pouco, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB), participa do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Folha, pelo canal do blog e pelas redes sociais (Instagram e Facebook) deste espaço.

O programa também será retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio, composta por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, com a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, como cabeça de rede; pela LW TV, de Arcoverde; e pela ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras. Confira:

Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não conceder a liminar imediata requerida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para suspender a execução do contrato de publicidade da gestão Raquel Lyra (PSD). O STF vai ouvir a empresa interessada no mandado de segurança e a Procuradoria Geral da República, antes de decidir. O presidente do TCE, Valdecir Pascoal, tinha pedido que a liminar fosse concedida de imediato, sem ouvir antes as partes interessadas.

No pedido assinado por Pascoal, o TCE fez críticas à decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) em mandado de segurança. “O Tribunal de Justiça causou, com essa decisão, lesão à ordem pública, coibindo a realização de atos que a Constituição Federal atribui, como poder-dever, ao Tribunal de Contas, assim como lesão à segurança jurídica, pois reduz sobremaneira o alcance da atividade de controle que a sociedade necessita”, diz a petição ao STF, assinada por Valdecir Pascoal. O pedido do TCE ao STF era para “suspensão liminar, inaudita altera parte, dos efeitos (aplicabilidade e eficácia) da liminar concedida pelo Desembargador Fernando Cerqueira, que integra a Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco”.