Editorial – Folha de S. Paulo
A federação União Progressista, recém-sacramentada pela aliança entre União Brasil e PP, anunciou na semana passada o desembarque do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e prometeu apoiar uma candidatura contra o petista em 2026.
De fato, é o que se poderia esperar de duas siglas localizadas mais à direita no espectro partidário brasileiro e que, nos últimos anos, vêm acumulando força política não só no Congresso Nacional mas também nos Executivos estaduais e municipais.
Causa espécie, contudo, que as duas agremiações tenham a desfaçatez de comunicar o divórcio do governo Lula e, ao mesmo tempo, articular maneiras de preservar seus indicados em cargos federais, como o comando de pelo menos dois ministérios e de estatais, além de diversos postos espalhados no plano regional.
Leia maisQuem deu a senha para tamanho despudor foi ninguém menos que Antonio Rueda, presidente do União Brasil e um dos principais defensores do rompimento —ele definiu que o desembarque seria obrigatório somente para detentores de mandato, abrindo brechas para a manutenção de nomeações políticas.
Para além do que possa haver de hipocrisia estratégica e oportunismo rasteiro no gesto da União Progressista, há também um significado mais duradouro no que tange ao chamado presidencialismo de coalizão no Brasil.
Na teoria, o presidencialismo de coalizão foi o arranjo que permitiu a formação de governos viáveis em um país que se redemocratizou nos anos 1980 e passou a conviver com uma pletora de legendas políticas no Congresso, sem que nenhuma delas chegasse perto de ser majoritária.
De Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a Michel Temer (MDB), o Executivo, em maior ou menor grau, compartilhou poder a fim de compor maioria no Legislativo. À distribuição de cargos e verbas correspondia, como contrapartida, o apoio em votações e a participação na definição das políticas públicas dos ministérios.
Esse sistema perdeu boa parte de suas características na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Enfraquecido, o então presidente cedeu espaço em demasia para os deputados e senadores, sobretudo por meio das emendas parlamentares de execução obrigatória.
Fortalecidos com essa nova fonte de recursos, os congressistas assumiram outra postura diante do Executivo —o que poderia ser um arranjo aceitável se ele não viesse acompanhado de perda de eficiência da máquina e redução da responsabilização por eventuais desvios orçamentários.
Agora, o movimento da União Progressista sinaliza um aprofundamento dessa atitude predatória, em que políticos parecem enxergar o Estado brasileiro pelas lentes das oportunidades pessoais que possam desfrutar, sem preocupação com projetos relevantes para o país.
A inversão dessa lógica só ocorrerá com o incremento da prestação de contas e uma divisão mais proporcional do poder.
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