O Centro de Liderança Pública (CLP) não faz parte do país de Raquel. O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.
Já ouviram a governadora falar do Ranking do CLP? Eu não. O Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios mede a capacidade dos estados e municípios brasileiros em gerar bem-estar para a população. Com base em dados oficiais, oferece um raio-X da gestão pública local a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.
Leia maisPernambuco ficou em décimo nono lugar no Ranking de Competitividade divulgado nesta quarta-feira, 28. Uma vergonha para o Leão do Norte, que já tinha caído para décimo sexto na classificação de 2023 (era décimo quinto com Paulo Câmara) e para décimo nono em 2024. É por isso que o CLP não existe no país de Raquel.
Quando se olham os pilares separadamente, os números são piores que a classificação geral: potencial de mercado, vigésimo sexto lugar; capital humano, idem; segurança, vigésimo primeiro. Segurança, como se sabe, é um dos focos da propaganda do país de Raquel. Educação (décimo segundo) e solidez fiscal (décimo quarto), heranças das gestões de Paulo Câmara, melhoraram.
Outro xodó da publicidade do Governo do Estado, aquela que quer empurrar goela abaixo dos pernambucanos um contrato de R$ 1,2 bilhão, são as estradas. E o estado delas continua mal avaliado pela população, garantindo apenas um décimo quinto lugar no país.
Raquel anda pelas várias regiões como se a campanha eleitoral de 2026 já tivesse começado. O tempo todo é inauguração aqui, promessa de obra ali. Quem tiver dúvida basta dar uma olhadinha na agenda oficial. A governadora faz de conta que não sabe que a enorme maioria dos eleitores de nosso estado mora em um lugar muito diferente do país que ela criou e chama de seu. Esse país, o de Raquel, é diferente em tudo do que o Ranking da Competitividade do CLP acaba de mostrar mais uma vez para o Brasil.
Leia menos