Arcoverde, onde tenho uma choupana com minha Nayla Valença, tem sido refrigério para minha alma. Tem também me proporcionado a experiência de viver a rotina tranquila de cidades interioranas, de onde vim, dando meu berro de nascença em Afogados da Ingazeira.
Arcoverde vai abrindo janelas do conhecimento humano. Uma delas me veio como um raio esta semana: minha Nayla contratou seu Naldo da Oficina para limpar a nossa máquina de lavar roupas. Mas não me avisou de quem se tratava e não estava em casa para recebê-lo.
Leia maisEle chegou sendo puxado por um motoqueiro. Falante, cheio de gracinhas, feliz com seu trabalho e de bem com a vida. Vi que era cego, mas quis saber se enxergava alguma coisa. De pronto, me disse: ”Nem o vulto”. Fiquei matutando: como Nayla contrata um cego? Será que ele não bateu na porta errada?
Que nada! Seu Naldo foi a segunda bela experiência de superação que conheci em Arcoverde. A primeira foi seu João, um senhor que armazenou na sua memória privilegiada todos os telefones fixos da cidade numa época em que não havia telefonia móvel.
Seu Naldo perdeu a visão com 20 anos, num acidente de trabalho em Arcoverde, no qual seu irmão também foi vítima, mas, diferente dele, ficou com 40% da visão. Foi uma explosão de dinamite numa obra, que atingiu ele e o irmão em cheio dentro de um buraco. Escaparam por um milagre.
Naldo não se rendeu às limitações da vida por ter ficado cego. Descobriu sua vocação e seu tirocínio para eletricista. Com o tempo, virou o melhor da cidade. E montou uma oficina com 11 funcionários. Dá jeito em tudo e monta até pequenos motores de carro. Um gênio!
Seu exemplo de superação me tocou muito. Nunca deixe que alguém diga o que você não pode fazer. Descubra por conta própria do que você é realmente capaz. A vida é assim: as piores tempestades querem só ter certeza de que somos fortes o suficiente para esperarmos pelo sol que logo vai aparecer.
Seu Naldo, não tenho a menor dúvida, é a receita de bolo para superar obstáculos. Nele, há dois ingredientes fortes: paciência e perseverança.
Afinal, a receita para uma superação de vida exige uma pitada de fé, uma colher de coragem e um barril de força. Ele tem tudo isso.
Leia menos





















