Por Luiz Queiroz – Capital Digital
O município de Novo Santo Antônio, localizado no Piauí (PI) se tornou o primeiro do Brasil a alcançar 100% da população documentada com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ao todo, foram emitidas 2.886 CINs para os habitantes da cidade (população estimada pelo ultimo censo demográfico do IBGE). A Carteira de Identidade Nacional já está nas mãos de mais de 33,5 milhões de brasileiros.
Um dos pontos de destaque da emissão da CIN em Novo Santo Antônio é a emissão para crianças entre 0 e 12 anos, com 18,2% das emissões. Esse grupo lidera a quantidade de expedições na cidade. “Isso revela que a CIN é o primeiro documento oficial com foto dessas pessoas, reforçando o documento como uma porta para a cidadania”, afirmou Mascarenhas.
Leia mais
Além de ter a primeira cidade com emissão da CIN para toda a sua população, o Piauí também é destaque na emissão por proporção da população, liderando o ranking brasileiro com 40%. Para o superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o momento simboliza a consolidação do Piauí como referência nacional em inovação e inclusão social. “Mais do que entregar documentos, estamos garantindo direitos e fortalecendo a cidadania. O Piauí mostra, mais uma vez, que está na vanguarda da modernização do serviço público, oferecendo à população mais segurança, praticidade e inclusão”, destacou.
“Esta é uma marca histórica, temos de celebrar que um município brasileiro já emitiu a CIN para todos os seus habitantes, registro meus parabéns ao governo do Piauí. Desde a nossa chegada ao governo, estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a expedição da nova carteira”, afirmou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas. “Com a CIN, vamos resolver esse problema de identificação, uma questão que assola o Brasil há décadas”, complementou.
Vantagens
Uma das vantagens da CIN é a simplificação do acesso das pessoas aos serviços públicos e benefícios sociais. Isso será possível a partir da criação da Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, que utilizará os dados da CIN como base de identificação das pessoas nas políticas públicas. Desse modo, a carteira ajuda as pessoas na garantia dos seus direitos e facilita o acesso a benefícios sociais, por exemplo.
Outro ponto positivo da CIN é a sua versão digital disponível no aplicativo GOV.BR. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar esse aplicativo para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital. Isso pode simplificar o uso em viagens ou em outras ocasiões em que for necessário se identificar.
A CIN também amplia a segurança da conta GOV.BR, pois a nova carteira facilita o acesso a uma conta Ouro na plataforma do governo federal. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 170 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e outros mais de oito mil de estados e municípios.
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Para emitir a sua CIN, acesse gov.br/identidade e saiba como agendar a expedição em seu estado.
Entenda
O Dia Nacional da Identidade Civil é comemorado no dia 16 de setembro em referência ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.9 das Nações Unidas, que tem objetivo de garantir identificação legal para todas as pessoas até 2030. No ano passado, a data passou a ser celebrada no Brasil a partir da sanção da Lei nº 14.974.
Leia menos