O abandono das ruínas da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres em Paulista

Por Ricardo Andrade*

Incendiada na década de 1950, a Matriz de N.S dos Prazeres, situada em Maranguape II, Paulista, onde o pároco foi o Padre João Ribeiro, um dos líderes da Revolução Pernambucana e criador da Bandeira de Pernambuco, tombada pela Fundarpe e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio, encontra-se abandonada. Cercada por ocupações irregulares, os vizinhos tem levado até mesmo as pedras para fazer a base de muitas casas. 

Falta uma ação por parte da Prefeitura, da Fundarpe e do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista (IHGAAP) no sentido de promover a proteção, o cuidado com as vias locais e a regularização fundiária, neste que já é um Santuário, elevado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. 

*Presidente do (IHGAAP) Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Corri, há pouco, meus 8 km diários na principal avenida de Araripina, a 682 km do Recife, onde faço uma noite de autógrafos de ‘Os Leões do Norte’, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. A corrida findou em frente a Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a belíssima igreja matriz da cidade.

A noite de hoje vai se transformar numa grande homenagem ao ex-governador José Ramos, filho da terra.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso passou mal em Brasília nesta quarta-feira (15) e precisou ir a um hospital, onde passa por exames. A indisposição aconteceu no início da noite.

Barroso anunciou aposentadoria do Supremo na semana passada. A decisão foi oficializada também na noite desta quarta-feira no Diário Oficial da União. As informações são da CNN.

Segundo a assessoria do Supremo, o ministro foi atendido inicialmente no pronto-atendimento. O magistrado está em observação.

Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do STF na semana passada, alegando que “a vida é feita de ciclos”. A decisão foi oficializada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta.