Novo líder do PT pede investigação contra Valdemar Costa Neto

O senador Fabiano Contarato (PT) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que investigue o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

Contarato quer a apuração de possível prática de crime de supressão de documento que continham conteúdo de cunho golpista. Em entrevista ao jornal O Globo o presidente do PL disse que “triturou” minutas de ações destinadas a impedir a posse de Lula (PT).

O senador alega crime de supressão de documento, previsto no artigo 305 do Código Penal.

A representação pedindo inquérito sobre Valdemar foi distribuída por prevenção no inquérito dos atos antidemocráticos, relatador por Moraes.

*As informações são do O Antagonista

Veja outras postagens

A abertura do Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú, realizada ontem, movimentou Serra Talhada e marcou o início de uma programação que segue até sábado (13). O evento, promovido pela Prefeitura de Serra Talhada em parceria com o Instituto César Santos, transformou a cidade na capital da gastronomia regional, reunindo chefs convidados, cozinheiros(as) locais, pequenos produtores e empreendedores. O público circulou pelos 26 boxes instalados no espaço do festival, com pratos e produtos típicos do Sertão, além de acompanhar oficinas, degustações e atividades formativas voltadas à cadeia produtiva da gastronomia.

A primeira noite foi marcada por grande participação do público, que aproveitou uma agenda que integra culinária e cultura. As apresentações artísticas garantiram o clima festivo, enquanto chefs e cozinheiros(as) interagiram com visitantes em demonstrações que destacaram ingredientes e saberes tradicionais do território. A presença do Instituto César Santos reforçou o caráter formativo e colaborativo do evento, ampliando a troca de experiências entre profissionais e amantes da culinária sertaneja.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, hoje, que a retirada de sanções dos Estados Unidos contra ele e sua esposa, Viviane, foi uma “vitória tripla do Judiciário” do Brasil. As informações são do portal G1.

“Vitória do judiciário brasileiro. O judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, disse Moraes.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Parque Aza Branca, santuário cultural dedicado à vida e obra de Luiz Gonzaga, prepara-se para receber uma das celebrações mais emocionantes da cultura nordestina: o Festival Viva Gonzagão. Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, a cidade de Exu, terra natal do Rei do Baião, será o ponto de encontro de turistas, fãs e amantes da música raiz para comemorar os 113 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.

O festival oferece uma imersão completa na cultura gonzagueana. Além da extensa e diversificada programação musical, os visitantes poderão fazer visitas guiadas pelo Parque Aza Branca, onde conhecerão de perto a história, os costumes e o valioso acervo pessoal do artista, que traduzem a essência do sertão e sua imensa contribuição para a identidade brasileira.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora, atriz e escritora carioca Mona Vilardo, em tributo a cantora Dalva de Oliveira, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado estadual Nino de Enoque participou, hoje, da cerimônia de autorização da ordem de serviço para o início das obras do Arco Metropolitano, realizada no município de Moreno. O evento foi comandado pela governadora Raquel Lyra e reuniu autoridades estaduais, prefeitos e lideranças políticas de diversas regiões.

A obra, orçada em mais de R$ 630 milhões, é considerada um marco para o desenvolvimento de Pernambuco. O Arco Metropolitano vai melhorar a mobilidade urbana, facilitar o escoamento da produção e impulsionar a economia da Região Metropolitana do Recife, conectando importantes rodovias como a BR-232 e a BR-101.

Durante a solenidade, Nino de Enoque destacou a importância do projeto e elogiou o compromisso da governadora com o futuro do estado. “Esse é um dia histórico para o nosso povo. O Arco Metropolitano vai transformar a mobilidade, gerar empregos e atrair novos investimentos. É uma conquista que mostra o trabalho e a coragem de quem acredita em Pernambuco”, afirmou o parlamentar.

Palmares - Natal Encantado 2025

Dirigentes do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb/PE) estiveram, ontem, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), acompanhados do advogado Max Maciel, para solicitar celeridade no julgamento dos Embargos de Declaração relacionados ao leilão de concessão da Compesa, marcado para a próxima quinta-feira (18).

A equipe foi informada, entretanto, que o processo só será pautado em 2026. Diante desse cenário e mantendo histórica posição contrária à concessão, o sindicato já providenciou outras demandas junto ao Poder Judiciário como também fará impugnação expressa no fatídico leilão.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Sextou de logo mais traz um tributo a Dalva de Oliveira, a ‘Rainha do Rádio’. A cantora e compositora paulistana, de ascendência portuguesa, brilhou nas décadas de 40 e 60. Entre as canções eternizadas em sua voz, destaques como ‘Tudo acabado’, ‘Que será’, ‘Estão voltando as flores’, ‘Ave Maria no Morro’, ‘Bandeira Branca’ e ‘Máscara Negra’.

O retrato desta diva da MPB será traçado pela cantora, atriz e escritora carioca Mona Vilardo. Mona faz shows pelo Brasil afora cantando Dalva de Oliveira e é autora de um livro em linguagem infantil – ‘Dalva, minha vó e eu’.

O Sextou vai ao ar daqui a pouco, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco alcançou o maior nível de excelência em transparência pública no Brasil ao receber o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com os tribunais de contas do país. O Selo Diamante representa o ápice da avaliação nacional e reconhece instituições que disponibilizam informações de forma clara, acessível e com alto padrão de governança.

A entrega do selo ocorreu na manhã de hoje, durante visita institucional do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado e presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon, conselheiro Carlos Neves, à sede da Defensoria Pública de Pernambuco. Ele foi recebido pelo defensor público-geral, Henrique Seixas. Henrique Seixas agradeceu a deferência da entrega presencial e ressaltou o compromisso institucional com a transparência.

“Lutamos nos últimos anos para manter o índice de transparência em nível elevado. Era um objetivo estratégico da gestão e hoje colhemos esse resultado, que é emblemático. O Selo Diamante demonstra que os recursos públicos destinados à Defensoria estão sendo aplicados da melhor forma possível e que prestamos contas de maneira clara à população, especialmente às pessoas vulneráveis que atendemos. Reforça também nossas políticas de compliance e responsabilidade. Recebemos o selo com muita honra e com o compromisso de permanecer nesse padrão rigoroso e exemplar”, afirmou.

O Congresso Estadual do Avante reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco, consolidando um momento de fortalecimento e expansão da sigla.

Realizado hoje, o encontro contou com a presença do presidente nacional do Avante, Luís Tibé, do senador Fernando Dueire, do deputado federal Waldemar Oliveira, do presidente estadual Sebastião Oliveira, da vice-governadora Priscila Krause e da governadora Raquel Lyra, reafirmando o partido como uma força política preparada para contribuir de forma ativa com os desafios do estado, com foco na unidade, no diálogo e na construção de pontes para garantir que Pernambuco siga avançando.

EXCLUSIVO

O blog recebeu grave denúncia de que a falta de eficiência da Secretaria de Administração do Estado (SAD), em fazer as licitações de medicamentos para Fernando de Noronha, deixou o arquipélago em uma grave crise de abastecimento de medicamentos em dezembro, justamente a época do ano em que mais se recebe turistas.

O blog teve acesso exclusivo a uma nota técnica do Distrito de Fernando de Noronha denunciando a situação. A nota técnica aponta uma “grave situação de desabastecimento que afeta a manutenção dos serviços públicos de saúde na rede”. Segundo a nota a Secretaria de Administração (SAD) está demorando muito em finalizar três processos licitatórios concorrenciais em curso, deixando a ilha com risco de falta de medicamentos.

Como noticiado mais cedo por este blog, a polemica privatização da Compesa está sob suspeita. A concessão será realizada em dois lotes e informações de bastidores indicam que o primeiro bloco, que abrange a Região Metropolitana do Recife, ficará com a BRK Ambiental. A empresa já presta serviço de esgotamento sanitário na área e é alvo frequente de críticas pela má qualidade do atendimento.

O segundo lote, que reúne municípios do Sertão, deve ficar com a Cymi Brasil, apontada como favorita para essa etapa do processo. A empresa já atua no setor de saneamento em Alagoas e integra um grupo de grande porte no segmento de infraestrutura.

A divisão da concessão em dois blocos ocorre em meio a percepções de que o processo estaria sendo conduzido com cartas marcadas, enquanto especialistas e técnicos alertam para o risco de que áreas sensíveis de abastecimento e esgotamento sigam nas mãos de empresas com desempenho contestado.

Por Andréia Sadi

A decisão de Donald Trump de retirar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane, da lista de sancionados da Lei Magnitsky é um gesto com peso político real no tabuleiro brasileiro.

A partir de agora, a família Bolsonaro tem apenas a família Bolsonaro. O clã não dispõe do Centrão para ancorar um projeto presidencial. Não tem base orgânica de sustentação na Câmara ou no Senado capaz de sustentar uma candidatura competitiva. Eles próprios lançaram mais um Bolsonaro como aposta eleitoral.