Novo líder do PT pede investigação contra Valdemar Costa Neto

O senador Fabiano Contarato (PT) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que investigue o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

Contarato quer a apuração de possível prática de crime de supressão de documento que continham conteúdo de cunho golpista. Em entrevista ao jornal O Globo o presidente do PL disse que “triturou” minutas de ações destinadas a impedir a posse de Lula (PT).

O senador alega crime de supressão de documento, previsto no artigo 305 do Código Penal.

A representação pedindo inquérito sobre Valdemar foi distribuída por prevenção no inquérito dos atos antidemocráticos, relatador por Moraes.

*As informações são do O Antagonista

Veja outras postagens

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

As eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prometem ser de imensa disputa. Os que hoje ocupam uma cadeira na Casa terão que suar a camisa e gastar muita sola de sapato andando pelos municípios, se quiserem renovar seus mandatos.

Há dezenas de nomes extremamente competitivos que já lançaram suas pré-candidaturas, em todas as regiões do Estado. Ao menos 15 desses novatos e novatas contam com as estruturas das prefeituras, por pertencerem às famílias de vários prefeitos atualmente exercendo mandatos (confira abaixo os 15 nomes).

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Rinaldo Remígio*

Há vidas que não se contentam em apenas passar pelo tempo – elas o transformam. São pessoas que, pela forma de viver, trabalhar e se relacionar, tornam-se referência silenciosa de integridade, dedicação e humanidade. Marivaldo Mendes da Silva Filho é uma dessas presenças. Natural de Maceió (AL), mas com alma abraçada pelo Sertão do São Francisco, encontrou em Petrolina não apenas um local de trabalho, mas um espaço de serviço, convivência e realização pessoal.

No Cartório da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, onde chefiou por vários anos, Marivaldo não foi apenas analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral. Foi ouvinte, conselheiro, conciliador, técnico competente. Foi, sobretudo, homem de princípios. Sua atuação ultrapassava as paredes da repartição pública – alcançava a confiança da população, o respeito das autoridades e a admiração dos colegas. Com sua serenidade peculiar, zelava pelo equilíbrio, esclarecia com paciência e servia com apreço. Em cada atendimento, havia mais que orientação jurídica: havia tratamento humano.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) durante a abertura do 1º Seminário do Programa Município Mais Seguro em Pernambuco, hoje, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, declarou que o município está se tornando uma cidade mais segura. Ao abrir o evento, ele destacou os investimentos que o município tem feito em segurança pública desde que ele assumiu a gestão, em janeiro desde ano, e reforçou que novos projetos serão apresentados em breve.

“Nós temos transformado a segurança pública de Camaragibe com projetos e ações concretas e eficientes, como o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, hoje em 190 guardas, e a implementação da Muralha Eletrônica, uma ferramenta moderna de videomonitoramento em parceria com o sistema Córtex, além do trabalho integrado com as demais forças de segurança em grandes eventos. A cidade do trabalho também está se tornando a cidade do povo seguro”, declarou Diego Cabral.

Caruaru - Super Refis

Pesquisa do Instituto Alfa Inteligência, divulgada hoje pela CNN Brasil, mostra João Campos (PSB) com 61% dos votos válidos em uma eventual disputa pelo Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife lidera a corrida ao Palácio do Campo das Princesas com uma diferença de mais de 30 pontos em relação à performance eleitoral da governadora Raquel Lyra (PSD), que aparece com 29%. Já o vereador Eduardo Moura (Novo) tem 6%, e o ex-ministro Gilson Machado (PL), 4%.

No cenário estimulado, que também considera a posição de quem pretende anular o voto ou está indeciso, João Campos lidera de forma isolada, com 50% das intenções de voto, contra 24% de Raquel Lyra, 5% de Eduardo Moura e 3% de Gilson Machado. Ivan Moraes (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 11%, e não sabem ou não responderam, 7%.

Em um segundo cenário, com apenas João Campos e Raquel Lyra sondados junto ao eleitorado, o prefeito do Recife chega a 58% das intenções de voto, e a atual governadora, a 28%. Brancos e nulos são 10%, e não sabem ou não responderam, 4%. Já quando considerados apenas os votos válidos, João tem 67%, e Raquel, 33%, o que configura uma diferença de 34 pontos percentuais. Foram realizadas 1,2 mil entrevistas em municípios pernambucanos entre os dias 16 e 21 de novembro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Prefeitura de Serra Talhada conquistou mais uma vitória importante no tema dos recursos da educação. A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) julgou regular o Processo nº 24101270-3 e confirmou a legalidade do uso do Fundeb para combustível do transporte escolar e do Salário-Educação (QSE) para a merenda escolar. O Tribunal também reconheceu que o município recompôs corretamente os valores do Fundeb de 2024 usados para pagar despesas de 2023.

Esse tema também é objeto de ação popular, em tramitação na Justiça Federal, que em setembro de 2024, deferiu uma liminar para proibir o uso dessas verbas para tais finalidades, mas tal decisão foi reformada pelo próprio juízo, em face dos documentos apresentados pelo município e na autorização do Ministério da Educação, emitida em junho de 2025, a Justiça revogou a liminar e liberou novamente o uso do Fundeb e do QSE para transporte e merenda. Assim, o município pode continuar utilizando os recursos exatamente como vinha defendendo desde o começo.

Palmares - Natal Encantado 2025

Dois alunos da rede municipal de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, foram destaque na Maratona Tech 2025, maior competição de tecnologia que envolve estudantes do ensino fundamental e médio no Brasil.

O anúncio da premiação aconteceu ontem. Gabriele Vilela Santos, do 6º ano da Escola Municipal Júlia Rodrigues Torres, conquistou a Medalha de Prata Nível 1 (Fundamental 1). Já Pedro Henrique Barreto, do 9º ano da Escola Municipal Edite Porto Mendonça de Barros, foi agraciado com a Medalha de Bronze Nível 2 (Fundamental 2).

A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu em São Paulo com transmissão pelo YouTube. Este ano, a competição reuniu mais de 289 mil estudantes de 5 mil escolas de 1.600 diferentes cidades do país. Para a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o desempenho dos estudantes foi surpreendente e animador. “Quero parabenizar a todos que participaram da Maratona Tech 2025. É o primeiro ano que participamos, e já mostramos o quanto a educação vem crescendo em Canhotinho”, disse.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura de Araripina inaugurou, ontem, o primeiro Centro de Referência em Saúde da Mulher da região do Araripe, localizado no Loteamento Dona Corina, próximo ao Hotel Nobile, no prédio onde funcionava a antiga Medical Center. A nova unidade representa um marco histórico na política de cuidados às mulheres araripinenses.

O espaço foi projetado para oferecer atendimento especializado, com foco em acolhimento, prevenção, diagnóstico e acompanhamento de saúde, incluindo:

  • Consultas ginecológicas
  • Rastreamento de câncer de colo de útero e mama
  • Planejamento reprodutivo, com aconselhamento e inserção de DIU
  • Acompanhamento de pré-natal de alto risco
  • Atendimento com equipe multiprofissional
Ipojuca - Acerte as contas

Poder360

A quinta reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, realizada hoje, terminou em um bate-boca entre o presidente do colegiado, senador Fabiano Contarato (PT-ES), e o senador Eduardo Girão (Novo-CE). O petista disse que não permitiria “polarização política” no debate. Girão criticou: “O senhor está me censurando?”.

Girão perguntou a Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, se havia relação entre a violência em municípios da Bahia e do Ceará e o fato de ambos serem governados pelo PT. Citou dados do próprio fórum. Questionou também se decisões do governo federal, como o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao fim da saidinha – posteriormente derrubado pelo Congresso – poderiam influenciar o cenário criminal.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro a explicar o uso de um celular pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma visita ao ex-presidente, na última sexta-feira (21). As informações são do portal G1.

Bolsonaro está em prisão domiciliar por decisão do próprio Moraes, em razão das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado e ataques às instituições. Entre as regras impostas ao ex-presidente está a proibição de usar celular, bem como de acessar redes sociais ou enviar mensagens por meio de terceiros.

Em vídeos e fotos registrados no dia da visita, Nikolas aparece utilizando um aparelho celular na varanda, ao lado de Bolsonaro. O uso do dispositivo, ainda que pelo deputado, reacendeu dúvidas sobre o eventual descumprimento das restrições impostas ao ex-presidente. Segundo fontes do STF, Moraes quer que a defesa esclareça se houve compartilhamento do aparelho, se Bolsonaro teve acesso a mensagens ou se utilizou o celular indiretamente por meio do parlamentar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que o Brasil deu uma lição de democracia ao mundo com a conclusão do julgamento do núcleo crucial da trama golpista e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou o trânsito em julgado das condenações, encerrando definitivamente o processo e iniciando a execução das penas. Paralelamente, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão definitiva dos condenados, após rejeitar novos recursos considerados protelatórios.

O espírito natalino está oficialmente chegando à Capital do Jeans. A Prefeitura de Toritama anunciou a realização da Abertura Oficial do Natal de Jesus 2025, um evento que promete ser um momento de luz, fé e forte união para a população. A celebração acontecerá na próxima sexta-feira (28), a partir das 19h30, no Parque Biblioteca Maria dos Anjos, transformando o espaço em um palco de magia e emoção.

O evento de abertura contará com uma programação especial, que inclui diversas apresentações culturais, a presença de personagens natalinos tradicionais e um musical temático inédito, todos voltados para encantar e envolver o público de todas as idades. A iniciativa da Prefeitura visa proporcionar um clima festivo e de reflexão para o período de fim de ano.

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), fez um convite especial à população para participar da celebração. “Este é um momento que preparamos com muito carinho para as famílias de Toritama. O Natal de Jesus é mais do que luzes e decoração, é sobre fé, união e esperança. Quero convidar toda a população de Toritama e das cidades vizinhas, para prestigiar esse show de emoção no Parque Maria dos Anjos. Venham vivenciar o encanto do Natal com a gente”, concluiu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, hoje, a medida que isenta do Imposto de Renda (IR) de quem ganha até R$ 5 mil por mês. O projeto também cria um desconto no IR para os contribuintes que ganham entre R$ 5 mil e R$ 7.350 mensais.

A ampliação da faixa de isenção já deverá valer a partir de janeiro de 2026. Segundo o Palácio do Planalto, cerca de 15 milhões de brasileiros vão deixar de pagar imposto de renda com a nova lei. As informações são do portal G1.