Novo Código Eleitoral: relator reduz quarentena e pena por fake news

Veja outras postagens

A Justiça de Pernambuco anulou o processo administrativo que havia exonerado quatro servidores concursados do Município de Ibirajuba e determinou a reintegração imediata dos profissionais, com pagamento dos salários atrasados.

As exonerações haviam sido justificadas pela gestão municipal com base na Lei Complementar nº 173/2020, que, durante a pandemia da Covid-19, proibiu novas admissões e aumento de despesas, salvo em casos de reposição de vagas já existentes.

Na decisão, o Tribunal de Justiça apontou irregularidades no processo administrativo, como a falta de imparcialidade da comissão e o cerceamento de defesa dos servidores. O juiz também destacou que as nomeações não criaram novas despesas, mas apenas regularizaram vínculos precários, entendimento já reconhecido pelo STJ no RMS 67.980/GO.

O caso foi conduzido pelos advogados Bruno Siqueira França (OAB/PE 15.418), do Bruno Siqueira Advogados Associados, e Elison Rodrigues Sobral (OAB/PE 45.577), do Elison Sobral Sociedade Individual de Advocacia. A decisão repercutiu entre lideranças locais e servidores, reacendendo o debate sobre as exonerações ocorridas durante a pandemia.

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), participou ontem (7) do ONDM – O Negócio da Moda, realizado em Balneário Camboriú (SC). O evento é considerado um dos mais importantes do setor no país e reuniu empresários, criadores e gestores públicos ligados à indústria têxtil. A presença do gestor pernambucano teve como principal objetivo divulgar o Festival do Jeans de Toritama (FJT) 2026 e fortalecer o posicionamento da Capital do Jeans no cenário nacional da moda.

Durante o encontro, Sérgio Colin apresentou uma palestra sobre a trajetória do FJT e as estratégias que vêm ampliando a conexão entre a indústria local e as tendências de mercado. O prefeito destacou o papel do festival como vitrine de inovação e integração entre os polos produtores de moda do país. “Estar no ONDM é fundamental para mostrar a força e a qualidade do jeans de Toritama para todo o Brasil. O Festival do Jeans é uma plataforma que precisa dialogar com a moda nacional, e é isso que estamos construindo: pontes para que a criatividade e o empreendedorismo da nossa gente cheguem cada vez mais longe”, afirmou.

Criado em 2015, o ONDM é voltado para o setor de confecção, reunindo marcas, fornecedores, estilistas e especialistas em um ambiente de negócios, networking e troca de conhecimento. Além de palestras e ativações de marca, o evento se consolidou como espaço de debate sobre inovação, sustentabilidade e tendências do mercado da moda — temas também presentes na proposta de expansão do Festival do Jeans de Toritama.

Petrolina - Destino

Amanhã (9), às 16h15, participarei da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no painel Círculo das Ideias, para o lançamento do meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’. A obra, que mergulha na história da política pernambucana, promete atrair leitores interessados em conhecer mais sobre o nosso passado.

“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) articulou, na noite passada (7), uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar da situação crítica do Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco. O encontro contou com a participação, por videoconferência, dos empresários Chico Siqueira, ex-prefeito de Ipubi, e Fábio Monteiro, diretor regional da FIEPE. “Com uma vídeo-chamada, levamos Geraldo Alckmin ao Araripe”, resumiu o parlamentar.

Durante a conversa, foram apresentados dados que revelam a perda de competitividade do polo diante do aumento das importações de gipsita, especialmente da Espanha. A região, que já chegou a responder por 95% da produção nacional de gesso, hoje representa 60% do mercado, impactada pela entrada de cerca de 600 mil toneladas importadas. O cenário tem provocado queda nas vendas e aumento dos custos, ameaçando a sobrevivência de indústrias locais e empregos no Sertão pernambucano.

Sensibilizado com o quadro, Alckmin se comprometeu a abrir diálogo com representantes espanhóis e a buscar medidas que reduzam os impactos das importações sobre o setor. “O vice-presidente entendeu a gravidade da situação e prometeu dar um retorno ao setor nos próximos dias”, afirmou Fernando Monteiro. O Polo Gesseiro do Araripe é considerado estratégico para a economia regional, sendo responsável por milhares de empregos diretos e indiretos e pelo abastecimento da construção civil em todo o país.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento