Waldemar Borges contesta balanço de Raquel na educação e critica apropriação de programas da gestão Paulo Câmara

Durante a despedida de Alexandre Schneider da Secretaria de Educação, a governadora Raquel Lyra apresentou um balanço das ações da pasta. No entanto, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Waldemar Borges (PSB), contestou os resultados divulgados e classificou a gestão educacional como “pífia”. Segundo ele, o governo enfrenta graves problemas administrativos e ainda não apresentou iniciativas próprias significativas.

“A prestação de contas da governadora é muito fraca. Dois anos de governo já se passaram e, até agora, nenhuma creche foi construída. No que diz respeito aos servidores da educação, as novas contratações são fruto de cobranças de várias instâncias, incluindo o Tribunal de Contas do Estado. Não há o que comemorar”, afirmou Borges.

O parlamentar também criticou a apresentação do Programa Ganhe o Mundo Professor como uma novidade da atual gestão. “O mínimo que se espera é que a governadora reconheça a autoria do programa, que foi instituído no governo Paulo Câmara pela Lei 17.860/2022. Apropriar-se de uma iniciativa que não criou é lamentável e mostra a falta de resultados próprios para apresentar”, pontuou.

Para Borges, a ausência de novas políticas públicas e a dificuldade da gestão em apresentar avanços concretos comprometem o futuro da educação no estado. “O governo não tem nada de significativo a acrescentar. A exceção é o acréscimo de um par de tênis ao fardamento escolar. Com a administração já entrando em sua segunda metade, a educação pública de Pernambuco segue sem uma direção clara”, concluiu.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, cumpriu uma importante agenda institucional na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, no Recife, hoje. O gestor da ‘Terra dos Camarás’ reuniu-se com o superintendente de Rede do banco no estado, Marcelo Maia, e tratou da viabilização de recursos para a pavimentação de mais de 200 ruas na cidade do trabalho.

“Ao longo dos últimos anos nós temos construído com a superintendência da Caixa Econômica Federal em Pernambuco uma relação de amizade e de parcerias, buscando investimentos para transformar Camaragibe. Isso inclui também a nossa capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que recentemente concedeu ao município o selo A+ do Capag. Essa reunião de hoje foi bastante produtiva e em breve teremos novidades para a população de Camaragibe”, disse Diego Cabral.

Durante a reunião, o prefeito destacou o investimento maciço que a Prefeitura vem realizando na pavimentação de ruas desde que assumiu a gestão, em janeiro deste ano, um volume jamais visto na história da cidade. Ao todo, foram investidos mais de R$ 16 milhões em obras de pavimentação de ruas nos quatro cantos de Camaragibe e mais de 25 ruas foram contempladas, entre vias já inauguradas e entregues à população, e outras com serviços sendo executados. Além disso, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, outros 250 projetos executivos estão em fase final de elaboração.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, enviou um ofício ao Ministério da Previdência, hoje, solicitando o afastamento da diretora Léa Bressy Amorim das funções por proximidade dela com o ex-presidente do órgão, Alessandro Stefanutto.

Stefanutto foi preso na última quinta-feira (13) durante operação da Polícia Federal (PF) que investiga o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões no instituto. Ele foi demitido do cargo em abril, após o escândalo se tornar público.

Segundo o ofício obtido pela TV Globo, Léa Bressy Amorim é diretora de Tecnologia da Informação do órgão, e responsável por assumir a Presidência do INSS na ausência do titular do cargo. Waller destaca que a diretora tem “notória proximidade pessoal” com Stefanutto, e o órgão precisa prezar pela própria imagem e dar apoio irrestrito à apuração dos fatos. Por isso, se justifica o afastamento dela do cargo.

Ipojuca - Acerte as contas

“Se cada político pensasse como Eduardo, a gente teria uma saúde melhor no nosso estado.” A afirmação é do prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), ao reconhecer o trabalho do deputado federal Eduardo da Fonte pela saúde de Pernambuco.

O gestor destacou que o parlamentar tem atuado com foco no que realmente impacta a vida da população. “Eduardo é o político que faz política pensando no benefício das pessoas. O trabalho que ele faz para os hospitais pernambucanos impacta diretamente todo o nosso estado”, afirmou.

Sérgio Colin também ressaltou o compromisso de Eduardo e do também deputado federal Lula da Fonte para garantir avanços na saúde de Toritama. Ao todo, Eduardo da Fonte e Lula da Fonte já destinaram mais de R$ 8 milhões para a saúde do município. Toritama se tornou referência no Agreste por ter o único hospital municipal que realiza a retirada de vesículas por videolaparoscopia e por contar com um mamógrafo, além de ter ampliado o número de cirurgias e atendimentos.