Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Em sabatina na TV Tribuna, na tarde desta segunda-feira (26), o prefeito do Recife e candidato à reeleição pelo PSB, João Campos, fez um balanço das ações da gestão até agora e afirmou que ainda tem muito para fazer pela cidade. O gestor falou sobre obras em áreas de risco, população em situação de rua e educação, entre outros temas.
João Campos também comentou o fato de estar à frente nas pesquisas, mas fez questão de dizer que não ganhou a disputa ainda. “Eleição se ganha no período da eleição. Fico muito feliz de ver o reconhecimento que a gente sente nas ruas. Mas o que me anima não é só o que a gente fez, mas o futuro da cidade, olhar para o que ainda precisa ser feito. Aprendi com meu pai que nosso time nunca usou nem vai usar sapato alto na política. Tem que ter a sandália da humildade. Andar, ouvir, percorrer as ruas e fazer”, garantiu João Campos.
Leia maisConfira o que disse o prefeito e candidato à reeleição sobre áreas de risco, pessoas em situação de rua e educação:
Áreas de risco
“Temos mais de 70% de tudo que é investido na nossa gestão na área periférica da cidade. A gente conseguiu chegar ao maior ciclo de investimento em proteção de área de morro do Recife. Foram mais de R$ 230 milhões em obras de grande porte, mais de 3300 obras do Programa Parceria. São mais de dez mil pontos de risco erradicados nesses três anos e oito meses. Dez mil famílias que passaram a estar em um local seguro para morar.
A nossa prioridade é poder levar a segurança para as famílias continuarem morando onde sempre moraram, mas não estando em risco. O que resolve isso é fazer obra. É fazer a obra de contenção. É fazer a obra do Programa Parceria, fazer a drenagem que canaliza a água daquela área. Então, hoje a gente tem o maior volume de investimento da história do Recife em área de morro, inclusive com uma operação de crédito internacional que nós pagamos do BIRD e que viabiliza um investimento da ordem superior de R$ 700 milhões que serão usados erradicando um volume grande de pontos de risco da cidade.”
Pessoas em situação de rua
“Contratamos a Universidade Federal Rural de Pernambuco para fazer o censo da população de rua do Recife. São 1800 pessoas em situação de rua no Recife e 50% delas são de outras cidades. Outros 25% tem dependência em álcool comprovada. Nós lançamos o Recife Acolhe. É um programa transversal com diversas medidas. Credenciados hotéis e pousadas. Hoje tem mais de 140 vagas que a prefeitura paga todos os dias para garantir o acolhimento.
Expandimos a oferta de alimentação nos restaurantes populares, chegando a 1700 refeições, a gente duplicou as equipes do Consultório na Rua, com equipes médicas especializadas para fazer acompanhamento permanente. Se não fossem essas ações a gente teria uma situação pior do que se encontra.”
Educação
“Professor é a atividade mais importante que existe em uma sociedade. Existe um diálogo permanente com a categoria de valorização em diversas frentes. Fiz a maior nomeação da história do Recife. Em um único ato nós nomeamos mil professores. Temos 700 profissionais trabalhando na educação especial inclusiva.
A gente respeita e valoriza o direito de reivindicar aquilo que você acredita. Nosso foco é fazer o melhor ensino possível, com a comunidade escolar de maneira geral.”
Leia menos