A saída do secretário estadual da Fazenda, Wilson de Paula, foi a 21ª mudança no primeiro escalão da governadora Raquel Lyra (PSD) em menos de três anos de gestão. No período, metade das 30 secretarias ou estruturas com status equivalente já tiveram as chefias alteradas, algumas mais de uma vez, o que frequentemente leva auxiliares a reclamarem, nos bastidores, do clima de instabilidade no trabalho e da falta de autonomia mediante interferências de pessoas próximas à governadora.
O primeiro a deixar o governo foi o secretário de Cultura, Silvério Pessoa, com apenas seis meses de gestão. Em seu lugar, assumiu Cacau de Paula. Na mesma época, também saíram outros quatro secretários: Carla Cunha (Defesa Social) foi substituída por Alessandro Carvalho; Regina Célia Barbosa (Mulher), por Mariana Melo; Aloísio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), por Ellen Viégas; e Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), por Diogo Bezerra.
Leia mais
Nessas secretarias, novas mudanças foram feitas mais tarde. Mariana Melo se desincompatibilizou para disputar as eleições de 2024 e não retornou, dando lugar a Juliana Gouveia na pasta da Mulher. Cícero Moraes assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, rebaixando Ellen Viégas à presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), cargo que ela também já não ocupa. E, há três meses, Diogo Bezerra perdeu espaço para André Teixeira na Secretaria de Mobilidade.
Também está no terceiro titular a Secretaria de Educação, que teve Ivaneide Dantas e Alexandre Schneider antes de Gilson Monteiro Filho. Projetos Estratégicos, hoje com Rodrigo Ribeiro, já foi chefiada por Diogo Bezerra e Carolina Cabral. Turismo e Lazer também se junta a esse rol, antes de Kaio Maniçoba (PP), passaram pela pasta Daniel Coelho (PSD) e Paulo Nery. Daniel hoje é secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, função que já foi de Ana Luiza Ferreira.
Houve mudanças ainda nas secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (saiu Lucinha Mota, entrou Joana Figueiredo), Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (saiu Carolina Cabral, entrou Carlos Braga), Criança e Juventude (saiu Ismênio Bezerra, entrou Yanne Teles), Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (saiu Amanda Ayres, entrou Emmanuel Fernandes, o Manuca) e na Assessoria Especial da Governadora (saiu Fernando Holanda, entrou João Salles). Já Wilson de Paula, protagonista da saída mais recente, na Fazenda, será substituído por Flávio Mota.
Mudanças
1 – Cultura: saiu Silvério Pessoa, entrou Cacau de Paula
2 – Defesa Social: saiu Carla Cunha, entrou Alessandro Carvalho
3 – Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: saiu Aloísio Ferraz, entrou Ellen Viégas
4 – Mulher: saiu Regina Célia Barbosa, entrou Mariana Melo
5 – Mobilidade e Infraestrutura: saiu Evandro Avelar, entrou Diogo Bezerra
6 – Projetos Estratégicos: saiu Diogo Bezerra, entrou Carolina Cabral
7 – Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas: saiu Carolina Cabral, entrou Carlos Braga
8 – Educação: saiu Ivaneide Dantas, entrou Alexandre Schneider
9 – Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência: saiu Lucinha Mota, entrou Joana Figueiredo
10 – Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: saiu Ellen Viégas, entrou Cícero Moraes
11 – Projetos Estratégicos: saiu Carolina Cabral, entrou Rodrigo Ribeiro
12 – Mulher: saiu Mariana Melo, entrou Juliana Gouveia
13 – Turismo: saiu Daniel Coelho, entrou Paulo Nery
14 – Assessoria Especial da Governadora: saiu Fernando Holanda, entrou João Salles
15 – Educação: saiu Alexandre Schneider, entrou Gilson Monteiro Filho
16 – Criança e Juventude: saiu Ismênio Bezerra, entrou Yanne Teles
17 – Desevolvimento Profissional e Empreendedorismo: saiu Amanda Ayres, entrou Emmanuel Fernandes (Manuca)
18 – Turismo: saiu Paulo Nery, entrou Kaio Maniçoba
19 – Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: saiu Ana Luiza Ferreira, entrou Daniel Coelho
20 – Mobilidade e Infraestrutura: saiu Diogo Bezerra, entrou André Teixeira
21 – Fazenda: saiu Wilson de Paula, entrou Flávio Mota
Leia menos