A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, hoje, em Brasília, na Plenária do Senado Federal, da sessão de debates temáticos com os governadores para discutir a Reforma Tributária que está em tramitação. A chefe do Executivo estadual defendeu posicionamentos mais claros sobre o valor e os critérios de distribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), a governança do Conselho Federativo, bem como a manutenção de incentivos sobre a indústria automobilística nas regiões Norte e Nordeste.
“Quero parabenizar a iniciativa de fazer um debate sobre a Reforma Tributária no Brasil e aproveito aqui para fazer uma reflexão sobre o papel e os princípios que a Reforma Tributária, a meu ver, deve seguir. Temos aqui no Brasil muitas injustiças e muitas desigualdades. Desigualdades sociais e regionais, que estão incrustadas na história do povo brasileiro. Sobre as desigualdades e injustiças sociais, a Reforma Tributária tem o papel de conseguir combatê-las, diminuindo a carga tributária sobre aqueles que têm menos recursos. A tributação em cascata, sendo eliminada, permite que quem tem menos pague menos e quem tem mais passe a pagar mais”, enfatizou a governadora durante seu discurso na Plenária.
A chefe do Executivo estadual defendeu que o FNDR disponha de um orçamento de R$ 75 bilhões, diferente do texto que foi aprovado na Câmara, e que a forma de distribuição dos recursos siga critérios que combatam as desigualdades regionais, tais como o PIB per capita de cada um dos municípios considerado de forma invertida na priorização.
A governadora destacou, ainda, a necessidade de prorrogação até 2032 dos benefícios concedidos à indústria automobilística instalada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dada a necessidade de garantia da competitividade desse setor na região. O texto aprovado na Câmara deixa em aberto a renovação após o ciclo atual de incentivos e, portanto, cabe ao Senado recolocar esta questão. Além disso, também foi ressaltado que tais incentivos sejam ampliados para questões da produção de energias renováveis na região Nordeste e, em especial, o hidrogênio verde.
Outro ponto mencionado foi sobre o Conselho Federativo. A chefe do Executivo estadual ressaltou que a estrutura de governança do Conselho garanta paridade das Unidades Federativas, e que tal governança seja determinada pela própria emenda à Constituição e não em Lei Complementar. A governadora entende que este é um tema Constitucional e, portanto, deve ser garantido na própria PEC, a fim de preservar o pacto federativo.
A governadora defendeu ainda a revisão do Seguro Receita previsto na proposta aprovada pela Câmara, ampliando o percentual para os estados de 3% para 5% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O Seguro Receita é a previsão de uma retenção de parcela da receita do IBS para redistribuir entre os entes que tiverem tido a maior queda de receita, que deverá perdurar até o ano de 2098. A iniciativa da sessão foi do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que considera prioridade ouvir os entes da federação sobre a simplificação tributária proposta pela reforma.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde está preso preventivamente. O encontro deve ocorrer neste domingo, entre 15h e 17h.
Moraes também determinou que a defesa deve explicar quais dos filhos de Bolsonaro querem visitá-lo, para que haja autorização. O ex-presidente tem cinco filhos e uma enteada. As informações são do jornal O Globo.
Ontem, os advogado de Bolsonaro haviam solicitado que Michelle e os filhos fossem autorizados a visitar o ex-presidente, sem especificar uma data. Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da prisão porque foi para Fortaleza, para participar de um encontro regional do PL Mulher, presidido por ela.
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã de ontem, por determinação de Moraes. A decisão foi tomada atendendo a pedido da PF, que alegou necessidade de garantia da ordem pública. A corporação afirmou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, no condomínio onde Bolsonaro estava cumprindo prisão domiciliar poderia levar a um “tumulto” e um “ambiente propício para sua fuga”. O ministro do STF também destacou em sua decisão que Bolsonaro tentou violar sua tornozeleira eletrônica, na madrugada de sábado.
Bolsonaro ficará na Superintendência da PF pelo menos até domingo, para audiência de custódia, que serve para avaliar a legalidade da prisão preventiva. Amanhã, a decisão de Moraes será analisada pelos demais ministros da Primeira Turma do STF, em sessão virtual extraordinária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ser questionado sobre a prisão de seu antecessor, Jair Bolsonaro, em entrevista à imprensa ao final do encontro do G20, na África do Sul, optou por não comentar a decisão judicial. Segundo ele, a determinação foi do Supremo Tribunal Federal (STF) e será cumprida.
“Não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, delação, de julgamento. A Justiça decidiu, tá decidido. Ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez”, afirmou Lula. As informações são do jornal O Globo.
O petista ainda comentou a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a prisão do antigo aliado, que afirmou ser “uma pena”. “Acho que não tem nada a ver. Trump tem que saber que somos um país soberano e o que se decide aqui, tá decidido”, pontuou Lula.
A declaração do norte-americano foi feita durante uma coletiva com jornalistas. Após ser questionado por um repórter, ele disse que não tinha ouvido falar sobre o fato, e afirmou: “Foi isso que aconteceu? É uma pena, só acho que é uma pena”.
A sua crônica domingueira de hoje traz amplas reflexões, inclusive psicanalíticas. Quando você fala na inveja, sentimento terrível que expõe o mais trágico do ser humano, o pior de qualquer um de nós, penso na expressão “inveja branca”, a mais gigantesca fraude para justificar essa distorção de “caráter de cachorro”, com o perdão dos cachorros, os animais mais leais desse planetinha azul.
“Caráter de cachorro” penso ser uma expressão ancestral do Nordeste brasileiro, que eu entendo mas não justifico. Que a inveja é colossal, irmã gêmea da tristeza, tanto para quem a pratica, quanto para quem a recebe. Essa é a pior troca de sentimentos humanos que pode ocorrer, trazendo sofrimento, dor, humilhações íntimas, pois quem inveja se humilha perante todos ao falar mal do outro — todos percebem essa degeneração de caráter.
Parece-me que por trás da abusiva alegria das multidões há uma sombria frustração com tudo: com o seu fazer diário, com a família, com as uniões, quando é o caso. Se entregarmos esses três assuntos ao Dr. Freud, suas respostas virão como machadadas nesse tênue tecido humano chamado vida. A grande maioria encara esses três itens como montanhas de sofrimento e decepção.
No Brasil, arrisco dizer que, da mistura das três raças, ganhamos em beleza e alegria exagerada e incontida feito um riachinho. E, se ganhamos nessa maravilhosa mistura no que os deuses dessas raças nos deram, decerto trouxemos à nossa formação psicológica a saudade do branco português, a trágica memória do povo negro sacaneado em uma escravidão vergonhosa e dos povos indígenas, raça sobre a qual vejo beleza, mas raça dizimada pela colonização e suas feridas profundas.
O Marquês de Pombal tem biografia polêmica sobre o extermínio dos indígenas no Brasil, quem puder que estude. Se uns falam em extermínio, outros falam na integração do povo indígena à grande nação brasileira, territorialmente falando.
A minha crença no Brasil é profunda e me acompanhará até o meu definitivo encantamento. Trago isso da minha Coruja e da formação cristã e simples que a minha mãe Euza me deu; e nada mais é preciso. A minha sagrada mãe recomendou ao longo da minha vida que eu olhasse sempre para Belém, que lá eu encontraria todas as respostas e esperanças perdidas, um santo remédio.
É claro que a Belém a que me refiro não é a do Pará, a da COP30, uma tragicomédia ideológica e política à altura desse recorte absurdo e penoso do Brasil.
Mas esqueçamos a inveja, a tristeza e a depressão e lembremos do maior brasileiro da história, no meu modesto entender (e de muitos e mais qualificados que eu): o grande e o extraordinário Darcy Ribeiro, um dos Pais Fundadores do Brasil — escrevo em maiúsculo mesmo, por homenagem. Darcy dizia que a mistura brasileira pariu as mulheres mais lindas da face da terra. E ele as colocou na escola em tempo integral.
Certa vez o empreendedor Eduardo de Queiroz Monteiro, que mantinha com o gigante Darcy fraterna e histórica amizade, pediu que eu ligasse para ele, pois precisavam conversar algo. Foi o telefonema mais emocionado da minha vida, afinal eu iria falar com um tótem do Brasil.
A resposta da secretária, ao dizer que ele não estava, foi antológica: pediu que eu dissesse a Eduardo que o senador estava criando um galo no apartamento e que o galo não deixava ninguém dormir.
O condomínio foi até ele e pediu para dar fim ao galo. Matar e comer o galo é algo que ele não faria, pois ele tinha estudado profundamente a antropofagia da Semana de Arte Moderna de 1922, e o galo era membro da família dele.
Dar o galo, jamais. Ele então levou o galo para Petrópolis e arranjou uma galinha para o coitado. O nome da mulher do galo? Maria Teresa (risos). Esse nome é um nome forte no trabalhismo brasileiro.
Darcy no hospital, se findando, e seduzindo as médicas, enfermeiras e técnicas. Foi respeitado por elas, elas eram as suas cunhãs.
Vamos estudar o professor Darcy Ribeiro e dar um rumo ao Brasil? Não posso mais fazer isso, a tarefa é gigantesca. Mas fica a sugestão.
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até 16h30 deste domingo para apresentar explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a violação da tornozeleira eletrônica dele, realizada na madrugada do sábado. O dano ao equipamento foi uma das justificativas para a decretação da prisão preventiva de Bolsonaro.
Ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu prazo de 24h para a manifestação dos advogados. A decisão foi tomada após a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) do Distrito Federal apresentar um relatório técnico e um vídeo que mostram o equipamento danificado e a admissão do próprio Bolsonaro de que tentou abrir o dispositivo com um ferro de solda. As informações são do jornal O Globo.
O documento registra que o próprio Bolsonaro “informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”. Já a gravação mostra a tornozeleira queimada e registra, ao fundo, o diálogo entre Bolsonaro e a diretora adjunta do Cime, Rita Gaio.
— O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?
— Meti ferro quente aí. Curiosidade.
— Que ferro foi? Ferro de passar?
— Não, ferro de solda.
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã de ontem, por determinação de Moraes. O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
A decisão de Moraes foi tomada atendendo a pedido da PF, que alegou necessidade de garantia da ordem pública. A corporação afirmou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, no condomínio onde Bolsonaro estava cumprindo prisão domiciliar poderia levar a um “tumulto” e um “ambiente propício para sua fuga”.
“O conteúdo da convocação para a referida ‘vigília’ indica a possível tentativa da utilização de apoiadores do réu Jair Messias Bolsonaro, em aglomeração a ser realizada no local de cumprimento de sua prisão domiciliar, com a finalidade de obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar”, afirmou Moraes.
O ministro do STF também destacou na decisão a violação da tornozeleira eletrônica. “A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, escreveu.
Bolsonaro ficará na Superintendência da PF pelo menos até domingo, quando passará por audiência de custódia, que serve para avaliar a legalidade da prisão preventiva. Na segunda-feira, a decisão de Moraes será analisada pelos demais ministros da Primeira Turma do STF, em sessão virtual extraordinária.
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma audiência de custódia às 12h deste domingo. O procedimento será realizado por videoconferência na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, para onde Bolsonaro foi levado ao ser preso preventivamente na manhã de ontem (22).
A audiência de custódia é uma etapa obrigatória após as prisões e serve para verificar se a ordem foi cumprida de forma legal e para avaliar as condições físicas do preso. O procedimento não tem como propósito discutir o mérito da acusação ou a decisão que justificou a prisão, mas saber se houve respeito aos direitos fundamentais do detido. O procedimento é obrigatório mesmo em prisões ordenadas pelo STF.
A prisão é preventiva, ou seja, não tem data determinada para acabar. Foi determinada porque Alexandre de Moraes, após pedido da Polícia Federal, considerou que havia risco de fuga e não existiam mais condições para manter a prisão domiciliar.
A prisão não está relacionada com a condenação pela tentativa de golpe de Estado. No caso da trama golpista, a decisão ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda há prazo para a apresentação de recursos.
Além disso, a Primeira Turma do STF também vai analisar a decisão de prisão em sessão virtual extraordinária, a ser realizada das 8h às 20h de amanhã (24). Fazem parte da Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, além de Moraes.
“A decisão será submetida a referendo da Primeira Turma do STF em sessão virtual extraordinária convocada para segunda-feira (24/11)”, disse o Supremo, em nota à imprensa.
A decisão de Moraes afirma que a tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro foi violada pouco depois da meia-noite de sábado. Além disso, o despacho cita uma vigília convocada para esta noite pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a porta do condomínio onde o ex-presidente mora.
“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025”.
“A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, ressaltou Moraes.
Na decisão, Moraes pontuou que “embora a convocação de manifestantes esteja disfarçada de ‘vigília'”, a conduta indica o mesmo “modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu, no sentido da utilização de manifestações populares com o objetivo de conseguir vantagens pessoais”.
“O tumulto causado pela reunião ilícita de apoiadores do réu condenado tem alta possibilidade de colocar em risco a prisão domiciliar imposta e a efetividade das medidas cautelares, facilitando eventual tentativa de fuga do réu”, frisou.
Moraes afirmou no despacho que a ordem deveria ser cumprida “com todo respeito à dignidade” de Bolsonaro e “sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição midiática”.
O Metrô do Recife retomará a operação aos domingos durante todo o mês de dezembro, após meses sem funcionamento regular nesse dia da semana. A decisão, anunciada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife e tem como objetivo facilitar o deslocamento da população para o Centro da cidade, que registra aumento no fluxo de consumidores devido às compras de fim de ano. Aos domingos, o sistema funcionará das 5h às 23h.
Desde agosto de 2024, o metrô não operava aos domingos, salvo em situações excepcionais, como eleições ou provas do Enem, devido a obras de manutenção corretiva nas vias e demais sistemas das linhas Centro e Sul. Segundo a CBTU, os serviços eram concentrados nesse dia por conta do menor movimento de passageiros, o que reduzia o impacto das intervenções na rotina dos usuários. As informações são do portal CBN Recife.
A reabertura coincide com a ampliação do horário do comércio do Centro do Recife, que está funcionando de domingo a domingo, inclusive feriados, desde 15 de novembro. A medida acompanha o período de promoções como a Black Friday e a preparação para as festas natalinas e de Ano Novo. A CDL estima que a operação contínua do comércio, apoiada pelo funcionamento do metrô aos domingos, deve elevar em ao menos 10% as vendas nesta reta final do ano.
Apreendido pela Polícia Federal, o celular do banqueiro Daniel Vorcaro é hoje o maior foco de preocupação de políticos em Brasília. Caciques do governo Lula e da oposição tinham notórias relações com o dono do Banco Master. Até que ponto as conversas dele com esses figurões ficaram registradas no aparelho ou na nuvem, não se sabe, mas muita gente anda preocupada em se afastar do caso.
Preso na noite da segunda-feira passada, Vorcaro anunciou a venda do Master ao grupo Fictor já sabendo que seria alvo de buscas em cinco endereços dele e em três do Master.
Sabia ainda que teria o passaporte apreendido e seria impedido de deixar o país. Mesmo assim tentou viajar.
Por falar dessa suposta venda do Master, os registros de entrada do luxuoso edifício da rua Surubim 373, em São Paulo, onde fica o Fictor, são ouro puro.
De olho nas compras de atacado para o fim de ano, o Shopping Estação Fashion foi inaugurado na última quarta-feira (19), no Centro. Com a entrega do espaço nesta primeira fase, cerca de 475 lojas já negociadas estão aptas a abrir as portas em três setores (azul, laranja e vermelho), além da praça de alimentação.
A primeira etapa prevê 500 lojas, das quais 475 já foram negociadas, totalizando 36,5% das 1,3 mil unidades previstas quando o empreendimento estiver em pleno funcionamento. O número coloca o novo shopping próximo de gigantes nacionais — o Aricanduva, em São Paulo, segue como o maior do Brasil e da América Latina, com 579 lojas. As informações são do Diário do Nordeste.
A abertura das lojas, contudo, ficará a cargo de cada lojista e deve ocorrer até o fim deste ano, segundo Daniela Branquinho, gerente de marketing do empreendimento.
“A gente está inaugurando a primeira etapa do empreendimento. Estamos dando os últimos retoques nessa etapa, mas o que a gente quer mesmo é aproveitar o fim de ano. Esse é o momento que o fabricante mais vende, precisamos dar esse suporte para ele”, disse Daniela.
Na segunda-feira (17), ocorreu o evento oficial de inauguração, que contou com a presença de representantes do Estação Fashion, da construtora Preferencial, responsável pela construção do empreendimento, e de autoridades, como o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto (PSB).
A estimativa é de geração de 12 mil empregos diretos e indiretos quando o shopping estiver em pleno funcionamento. Ao todo, será investido, somente no empreendimento de atacado, R$ 75 milhões.
Já o hotel previsto para abrigar consumidores que venham de fora de Fortaleza permanece como o prazo mais longo. A entrega será para daqui a três anos e marcará a inauguração integral do complexo atacadista no Centro de Fortaleza.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou a suspensão imediata do Pregão Eletrônico nº 067/2025, da Prefeitura de Arcoverde, destinado à aquisição de kits pedagógicos no valor estimado de R$ 8.813.093,34. A decisão consta em medida cautelar publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (19) e foi assinada pelo conselheiro relator Carlos Neves.
Segundo a decisão, a medida foi adotada após Representação Interna apresentada pela Gerência de Fiscalização de Procedimentos Licitatórios (GLIC), que identificou indícios de irregularidades graves na condução do processo licitatório. De acordo com o documento, o edital apresentou falta de justificativa técnica para o objeto, adoção de um kit pedagógico único para estudantes do 1º ao 5º ano, sem comprovação de pertinência, e risco de contratação antieconômica, o que contraria a Lei Federal nº 14.133/2021. As informações são do portal Moxotó da Gente.
O TCE também apontou restrição à competitividade, com especificações detalhadas que podem direcionar o certame, ausência do local de entrega no edital e inexistência de Parecer Técnico Pedagógico, considerado obrigatório para fundamentar a escolha do material.
Outro ponto destacado foi a fragilidade da pesquisa de preços, com cotações de empresas não identificadas e divergências entre o orçamento médio e o valor do Termo de Referência, levantando suspeitas de sobrepreço. A sessão de lances também chamou atenção pela curta duração — cerca de 30 minutos — e pela participação de apenas duas empresas, sendo que a vencedora tem endereço residencial e histórico incompatível com o objeto.
O conselheiro destacou que há “fundado receio de grave lesão ao erário”, justificando a concessão da cautelar com base nos requisitos previstos na Resolução TC nº 155/2021.
Com a decisão, ficam proibidos novos atos ligados à contratação, como empenho, liquidação ou pagamento. O Tribunal também determinou a instauração de Auditoria Especial para aprofundar a apuração das irregularidades.
A medida será analisada pela Câmara competente do TCE-PE para homologação.
No grande teatro administrativo chamado Pernambuco, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia virou mais um capítulo da nossa tragicomédia pública. Não há quem não tenha uma história para contar. Falta estrutura, médico, ambulância, falta tudo! Menos paciência do povo, porque essa já acabou faz tempo. No mais recente capítulo, um homem de 56 anos fez uma denúncia de maus tratos sofridos no Ruy de Barros. O vigilante relatou ter sido amarrado pelos braços e pernas, tendo os membros feridos por essa ação.
A morte da pequena Jade meses atrás expôs o que todos já sabiam: o atendimento é uma roleta russa, e o governo, como sempre, prefere acreditar que tudo isso é apenas narrativa. A Secretaria Estadual de Saúde até posou para foto com a família. Mas explicação pública? Ah, não. Transparência? Só se for no vidro da sala de reunião. O povo que espere.
Nas ruas, o assunto é um só: gente sofrendo por falta de ambulância, transferência que não sai, atendimento que demora e a sensação de que estamos regredindo para a Idade Média sanitária. Mas não se preocupe porque o governo estadual garante que está tudo bem.
Restou a duas cidadãs, em busca de respostas, aproveitarem a ida do senador Humberto Costa à Rádio Itapuama para entregar a ele documentos que apontam denúncias de mau atendimento no Hospital Regional. A abordagem surpreendeu o parlamentar, que explicou não ter ingerência direta sobre a gestão da unidade, ressaltando que a responsabilidade é do governo Raquel Lyra. Ainda assim, a iniciativa das mulheres foi vista como um gesto legítimo de quem tenta ser ouvido e denunciar falhas que afetam a população.
No meio disso tudo, o povo segue morrendo na porta do hospital. As Policlínicas não conseguem dar conta da demanda. A impressão que fica é a de abandono. Mas não é abandono: é projeto. É política pública. No mais, Arcoverde segue esperando. E o governo segue fingindo que não ouviu.
Já falei neste espaço de reflexões sobre a vida do sentimento da inveja. Não estou triste, não se trata do meu caso. Pelo contrário, a vida, graças ao meu bom pai celestial, só tem me dado motivos para sorrir. Mas me pediram para escrever sobre este terrível sentimento da tristeza.
Que não deixa de ser atual e importante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 12 milhões de brasileiros sofrem de uma chamada tristeza crônica. A tristeza é uma emoção natural e ao mesmo tempo complexa, geralmente desencadeada por perdas, frustrações ou decepções.
Manifesta-se pelos sintomas de desânimo e melancolia, reflexos da falta de motivação, baixa autoestima, angústia e solidão. Embora seja uma reação passageira, é fundamental distingui-la da depressão, que é uma condição clínica mais grave e persistente.
Tristeza, na verdade, é uma emoção básica universal, como alegria, raiva, medo e nojo. Normalmente, se traduz como resposta a eventos difíceis, perdas ou frustrações, sendo uma parte importante do nosso processo de adaptação e enfrentamento.
Pode ser sentida física e mentalmente, com sintomas como falta de alegria e motivação, baixa autoestima, angústia e dor. Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza, na maioria dos casos, tende a ser passageira e não interfere gravemente nas funções diárias. A pessoa geralmente se recupera sozinha.
Já a depressão é uma condição clínica que requer atenção especial. Pode ser persistente e causar alterações significativas na vida, como falta de energia para tarefas básicas. É importante não reprimir a emoção, mas sim entender o que está causando a tristeza. Conversar com amigos, familiares ou um profissional pode ajudar.
Uma alimentação equilibrada e sono de qualidade podem melhorar o bem-estar e espantar a tristeza. Se a tristeza for persistente e intensa, é fundamental procurar um psicólogo ou médico. Mas há sempre recursos por perto: bons livros, atividades físicas, ioga, meditação e filmes de comédia. Um grande amor para dividir as dores e buscar as alegrias dos bons momentos da vida ajuda muito também.
A dor de hoje, não tenha dúvida, pode ser a história de superação de amanhã. Afinal, o que hoje parece difícil demais, amanhã se torna uma história de superação. A alegria sempre encontra uma maneira de voltar. Não há sombra sem luz, nem luz sem sombra. Viver significa lutar.
Para encontrar força e esperança, basta ter a consciência de que somos mais fortes do que imaginamos. Na minha rotina, olho sempre para frente, nunca para o retrovisor. A esperança é a luz que me guia através das sombras da tristeza. A cada manhã, olho para o infinito e penso positivo, que posso sempre escalar a montanha, mesmo de pedras, para mudar o curso da história da vida.
Se você está triste, reflita comigo: não adianta ficar triste se a vida exige de nós que superemos todos os desafios. Supere-se, não dê lugar às mazelas em sua vida. Expulse a tristeza com um belo sorriso, tome um banho de atitudes para acabar com o desânimo e prepare-se para um novo tempo. Seja o dono de suas atitudes, faça atividades novas, invente, saia da mesmice — seu corpo e alma agradecem.
Para levantar o astral da crônica, lembrei-me do “Samba da Bênção”, interpretada por Maria Bethânia, que explora a essência do samba ao destacar o equilíbrio entre alegria e tristeza, refletindo a complexidade da alma brasileira.
A letra afirma: “É melhor ser alegre que ser triste”, mas logo acrescenta: “pra fazer um samba com beleza, é preciso um bocado de tristeza”. Esses versos mostram que o samba autêntico nasce da mistura de sentimentos, onde a dor é transformada em arte e esperança. A canção sugere que o samba é mais do que entretenimento; é uma expressão profunda, quase sagrada, como indica o trecho: “O bom samba é uma forma de oração”, e a tristeza “tem sempre uma esperança de um dia não ser mais triste não”.
Quem será a estrela do Salão do Automóvel de São Paulo?
São Paulo – Começou a maior disputa das montadoras nacionais e internacionais para ter um de seus carros como a estrela da 31ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Há sete anos o evento não acontecia e espera receber mais de 1 milhão de pessoas circulando pelo Distrito Anhembi. No primeiro dia de coletivas para a imprensa, representantes de dez montadoras Renault, Geely, Omoda Jaecoo, GWM, WEG (fabricante de carregadores), Honda, Kia, Hyundai, Toyota e GAC — se apresentaram para um público de jornalistas e influenciadores, e se esforçaram para mostrar cada uma das novidades até o dia 30 de novembro.
Além de tentar mostrar as qualidades de seus modelos, havia uma espécie de disputa para eleger seus carros como estrelas do evento. A Honda se saiu melhor com a volta do coupé Prelude. A Renault abriu as apresentações com quatro modelos do seu portfólio de híbridos a combustão: o Boreal, o Koleos, o Kardian e o concept car Niagara representaram a marca que também lançou sua nova campanha publicitária no palco do Salão. “Viva a nova Renault!” surgiu ao som da música “O que é o que é?”, de Gonzaguinha.
Parceria – A Geely, parceira da Renault na produção e venda dos carros eletrificados no Brasil, anunciou que já está sendo produzido no Brasil para lançamento no segundo semestre de 2026 o Geely EX5 EM-i. Ele é um SUV híbrido plug-in que inicialmente será importado, mas está na estratégia de produção da Geely-Renault no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, com meta de abastecer o mercado brasileiro e de vários países da américa do sul. A GWM levou para o Anhembi o novo Haval H6 em suas quatro versões e o H9 — novo SUV a diesel. A marca também levou para exposição o Tank 700, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, e o Way GWM G9 Max, que tem o estilo de uma minivan bem luxuosa.
Toyota – A japonesa apresentou o Yaris e o Yaris Cross que estarão disponíveis para test-drive no seu estande. O SUV vai ser a porta de entrada da marca ao Brasil. A pré-venda, já iniciada, será limitada a 8.500 unidades que serão entregues no primeiro semestre de 2026 a R$ 161.390.A GAC cancelou sua entrevista coletiva no Salão do Automóvel, mas garantiu que continua no evento, onde irá apresentar o seu carro voador, o GAC Govy Airbag. A parceria da montadora chinesa com a HPE — que controla a produção das marcas japonesas Mitsubishi e Suzuki — não se confirmou.
Stellantis e seus seis estandes – A holding chegou com o Avenger, da Jeep, seguiu com novidades da Peugeot e logo após trouxe a nova Dakota. Por fim, apresentou a Leapmotor. Confira detalhes:
Fiat – Apresenta o Abarth 600e Scorpionissima e o Fastback Abarth 2026, além de uma ação imersiva inspirada na série Stranger Things, exibindo o Pulse Abarth desenvolvido especialmente para o evento. O estande reúne ainda Strada, Toro e Titano, reforçando o protagonismo da marca no segmento de picapes. Nos test-drives, estarão disponíveis a Titano Ranch e as versões Abarth de Pulse e Fastback. O espaço também conta com lojas Fiatwear e Abarthwear, lounge e atividades com inteligência artificial e a exibição de um carro-conceito que antecipa o novo direcionamento de design da marca.
Leapmotor – Faz sua primeira aparição em um grande evento no Brasil. A marca expõe os dois modelos já confirmados: o SUV C10 Elétrico e o C10 Ultra-Híbrido. Ambos já estão à venda. A marca apresenta ainda o B10, SUV médio que chega ao mercado nacional em janeiro.
Jeep – Exibe no Salão do Automóvel 2025, pela primeira vez ao grande público, o Avenger, modelo que será produzido no Brasil a partir de 2026. A marca apresenta também o conceito Convoy, uma interpretação exclusiva do Jeep Gladiator inspirada em veículos militares. Traz ainda ao evento o novo Jeep Cherokee.
Ram – Apresenta pela primeira vez no Brasil a nova Ram Dakota, picape média que chega ao mercado em 2026.
Peugeot – Leva ao Salão um estande de conceito futurista, com tons metálicos e iluminação LED perimetral. Pela primeira vez, o público poderá conferir de perto o Peugeot E-208 GTi. Também estarão no test-drive os recém-lançados Peugeot 208 GT T200 Hybrid e 2008 GT T200 Hybrid. Há, ainda, o Peugeot Memory, jogo inspirado em modelos icônicos da marca, com direito a brindes, e a WEC Gallery, que destaca a presença da marca no World Endurance Championship (WEC), o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Citroën – Apresenta pela primeira vez o Basalt Vision em exibição presencial, destacando seu design mais esportivo. O estande conta ainda com o Ami Point, instalação vertical que exibe os modelos Ami Tonic e Ami Buggy. Para test-drive, estarão disponíveis C3 XTR, Aircross XTR 7L Turbo 200 e Basalt Dark Edition Turbo 200.
Colaboração de Walberto Maciel, especial para a coluna De bigu com a modernidade
Compass chega a 600 mil unidades – O SUV Compass atingiu, no início de novembro, a marca de 600 mil unidades produzidas no país. Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o SUV é também exportado para diversos países da América do Sul. Como quase todos os produtos das marcas do grupo, o model oferece uma ampla variedade de pacotes de equipamentos e conteúdos.
A versão topo de linha, a Blackhawk, é equipada com o motor Hurricane 2.0, que entrega 272 cv de potência e 40,72kgfm de torque, faz de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. E ainda tem capacidade off-road, com tração 4×4. Na versão Série S, tem ajuste elétrico para o banco do passageiro e abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença. Equipado com o motor T270 Turbo Flex, detecção de tráfego cruzado traseiro, rodas de 19”, monitoramento de ponto cego, revestimento interno do teto preto e teto solar panorâmico.
Vem aí mais uma chinesa, a Jetour – A próxima marca da China a desembarcar por aqui será a Jetour, também do Grupo Chery — sócia da Caoa e dona da Geely. Ela pretende trazer pelo menos seis modelos até o ano que vem. Todos híbridos do tipo plug-in. E o chamariz, topo de linha, será o T2, um SUV de visual mais quadradão parecido com o GWM Tank 300. O que ela oferece de diferente? O prazo de garantia será de sete anos para o carro e oito anos para o sistema elétrico. Os produtos da marca são esportivos e com bons pacotes de equipamentos — embora os preços não sejam conhecidos.
Mas, por exemplo, a gama para o mercado brasileiro pode ofertar central multimídia de 15,6″ com processador Snapdragon 8155 da Qualcomm, painel de instrumentos digital de 10,25″ e teto solar panorâmico de 64″. E outras coisas mais para surpreender mesmo, como vidros dianteiros acústicos, iluminação ambiente com 128 cores, 10 airbags e sistema de som Sony com 12 alto-falantes. A operação brasileira da Jetour inicia os trabalhos no Brasil com 40 concessionárias e um estoque inicial superior a 1,5 mil – sendo que o primeiro lote chega em dezembro.
Empresas de olho nos carregadores elétricos – A Edenred Ticket Log, empresa de soluções de mobilidade na América Latina, realizou um estudo com 300 gestores de frotas para entender os avanços da eletrificação no país. O levantamento mostra que 76% das empresas que já contam com veículos elétricos realizam o carregamento em suas próprias sedes — e 42% delas já possuem fornecedores com soluções específicas para isso.
Entre aquelas que ainda não eletrificaram suas frotas, 87% planejam instalar pontos de carregamento nos próximos anos. A pesquisa da marca também ouviu os gestores sobre a quantidade de pontos de recarga presentes nas empresas, a fim de identificar a infraestrutura atual e seus desafios. O resultado mostra que as empresas que possuem veículos elétricos contam, em média, com oito carregadores em suas instalações.
Dentre elas, 33% possuem apenas um carregador, enquanto outras 33% trabalham com dois a cinco carregadores. Já 13% das companhias possuem entre seis e dez unidades, enquanto outras 13% contam com mais de 11 carregadores em suas bases. Quando questionadas sobre as dificuldades para carregarem os veículos em suas sedes, 16% citaram a capacidade dos carregadores e infraestrutura como dificuldades e outros 8% citaram o alto custo dos carregadores e de manutenção. Além do carregamento nas próprias sedes, as empresas ouvidas pela Edenred Ticket Log também afirmaram utilizar outros locais externos, como a casa de seus colaboradores (17%) ou hubs de recarga públicos (26%).
Nas capitais – Ainda segundo o estudo da Edenred, a distribuição de veículos elétricos no Brasil está concentrada nas capitais, que abrigam cerca de 70% desses veículos, enquanto o restante está localizado em cidades do interior. O Sudeste lidera com a maior quantidade de veículos eletrificados, seguido pela região Sul. Juntas, essas duas regiões representam 68% de toda a frota nacional.
O Nordeste e o Centro-Oeste têm participação semelhante, com 14,2% e 14,5%, respectivamente, enquanto a região Norte representa pouco mais de 3%. A infraestrutura para viabilizar a utilização de veículos elétricos também tem acompanhado essas tendências: em fevereiro de 2025, o Brasil chegou a 14,8 mil pontos de recarga espalhados pelo país. Em comparação a novembro de 2024, houve um crescimento de 22% na infraestrutura, o que impulsiona o processo de eletromobilidade, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
“O cenário mostra grandes oportunidades para o processo de eletrificação de frotas no Brasil. Apesar das barreiras existentes, fica claro que há um movimento de empresas em direção à inovação e à descarbonização, mas que necessita de soluções integradas que simplifiquem esse processo”, conta Bruno Barbosa, diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil. Além da evidente redução nas emissões de gases de efeito estufa, essa transição traz benefícios operacionais muito concretos, como a otimização da gestão de energia e a integração com soluções de mobilidade inteligente.
Vem aí a nova F 450 GS – Vale a pena esperar? A BMW Motorrad já tem pronta a nova F 450 GS, uma trail da linha GS com soluções técnicas inéditas, como a embreagem automática Easy Ride Clutch, que vem de série na versão Trophy e é opcional nas demais. Mas não há informações sobre quando a novidade chegará às lojas. O motor é bicilíndrico de 420cm³ capaz de gerar 48cv e 4,38 kgfm de torque. O consumo médio declarado é de 26,3 km/l, dando autonomia de 350 quilômetros (o tanque é de 14 litros). O câmbio é de seis marchas, com assistente de trocas rápidas disponível a partir da versão Exclusive. O sistema Easy Ride Clutch dispensa o uso manual da embreagem, mas a alavanca, no entanto, permanece funcional para o motociclista intervir quando desejar, como em situações off-road.
Japonesa, mas com mercado latino – “Vamos fazer com que um a cada seis veículos vendidos pela Nissan no mundo seja da América Latina”, promete Guy Rodríguez, presidente da Nissan na região. Este é o segundo aniversário da empresa por aqui, resultado da sinergia entre a Mexicana (NMEX), a Importers Business Unit (NIBU) e a América do Sul (NSAM). Produzido no Brasil e no México, a chegada do novo Nissan Kicks foi uma das grandes conquistas deste ano. Além destes mercados, o modelo desembarcou também em lugares como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Paraguai etc. Com plataforma, motor e design completamente novos, o modelo foi submetido a testes de rodagem equivalentes a cinco voltas no mundo antes de chegar às ruas.
Comércio de usados registra desvalorização – O mercado automotivo brasileiro registrou desvalorização dos veículos usados em outubro de 2025, segundo apontam os dados do Índice Webmotors, que calcula todos os meses as variações percentuais dos valores dos modelos anunciados na plataforma. Segundo o levantamento, os carros seminovos e usados apresentaram queda de -0,547% nos preços, ampliando a desvalorização em -0,070 ponto porcentual em comparação a setembro, quando o índice havia registrado -0,477%.
Por outro lado, o mercado de veículos 0km apresentou estabilização, com desvalorização em -0,109% em outubro. Embora o indicador siga negativo, ele representa uma redução de +0,041 ponto percentual na depreciação em relação a setembro, quando o índice foi de -0,150%. No segmento de de eletrificados, os 0km registraram valorização de +0,183% em outubro, revertendo completamente a tendência negativa dos -0,492% registrados em setembro – numa melhora de +0,675 ponto porcentual.
Os elétricos usados, por outro lado, desvalorizaram -1,406% em outubro, contra -0,818% no mês anterior, representando um aumento de -0,588 ponto porcentual na depreciação. Os híbridos zero quilômetro registraram desvalorização de -0,052% em outubro, reduzindo a depreciação em +0,097 ponto percentual com relação a setembro. Já os híbridos usados mantiveram-se praticamente estáveis, com desvalorização de -1,020% em outubro contra -1,019% no mês anterior.
Autista ou com Down terá acompanhamento em exame de direção – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1240/25, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever que as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) ou com síndrome de Down tenham direito a realizar o exame de direção veicular acompanhadas de uma pessoa de sua preferência para auxílio emocional e psicológico.
O relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), recomendou a aprovação do texto, que é do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB). Mandel observou que a presença de acompanhante não compromete a integridade do exame veicular, nem interfere na avaliação da capacidade do candidato. “Trata-se pura e simplesmente da diferença entre ser e não ser aprovado”, considerou o relator. “Em outras palavras, a proibição do acompanhamento pode facilmente se transformar em vedação de acesso a um instrumento de suma importância para que uma pessoa disponha de autonomia no mundo contemporâneo”, disse. O texto segue para análise agora da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Ranger terá versão eletrificada – A Ford confirmou que vai iniciar a produção da Ranger híbrida plug-in na América do Sul em 2027, ampliando a oferta da picape com a chegada da sua primeira versão eletrificada na região. Para a produção do novo modelo, a empresa está realizando um aporte adicional de US$ 170 milhões na fábrica de Pacheco, na Argentina.
Esse montante se soma aos US$ 700 milhões já aplicados no período de 2021-2025 na planta, que foi totalmente transformada para o lançamento da nova geração da Ranger, incluindo uma nova fábrica de motores e a introdução das versões cabine simples da picape. Com isso, o investimento total foi elevado a US$ 870 milhões. A Ranger híbrida plug-in vai oferecer a experiência de condução de um veículo elétrico com zero emissões, combinada com a autonomia estendida de um veículo híbrido, tornando-se uma aliada tanto para o trabalho quanto para o lazer. Em 2025, a Ranger comemora 30 anos no mercado sul-americano.
Test drive: fator decisivo na compra – A experiência de testar um veículo elétrico ou híbrido foi o fator mais mencionado pelos atuais proprietários para efetuar a aquisição de um modelo com essa tecnologia. É isso o que revela uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, com usuários que já possuem um eletrificado por meio de pesquisa quantitativa.
Para 44% dos respondentes, o Test Drive foi o que mais despertou interesse para efetuar a compra de um eletrificado. Na sequência, eles mencionaram que tomaram a decisão após ver um modelo pessoalmente (21%), após ler conteúdo sobre a tecnologia nas redes sociais (12%), matérias em jornais ou revistas (8%), comerciais e propagandas na TV (1%) e outros motivos, como economia, isenção de rodízio, consciência ambiental etc (14%). “Identificamos que informação de qualidade e experiências com os veículos são fatores que realmente fazem a diferença para ajudar o consumidor em sua tomada de decisão”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
A pesquisa também buscou entender quais são os diferenciais dos modelos eletrificados que seus proprietários mais valorizam atualmente. Em uma lista de múltipla escolha, a autonomia superior foi o mais mencionado (68%), seguido por tecnologia avançada (50%), conforto e recursos do interior (48%), facilidade e economia na manutenção (44%), desempenho e aceleração (43%), design moderno e inovador (38%), sustentabilidade e menor impacto ambiental (23%), conectividade e integração com dispositivos móveis (21%), e outros (7%). O levantamento colheu mais de 1,3 mil respostas em abril de 2025 e conta com margem de erro de 4%.
Dez dicas para dirigir com segurança – Conduzir um carro de forma segura vai além de respeitar a lei: envolve cuidar da própria vida, da dos passageiros e de todos que circulam no trânsito. Pequenas atitudes podem reduzir significativamente o risco de sinistros de trânsito e, além disso, evitar multas. Seguindo boas práticas, motoristas e motociclistas ganham mais segurança, economia e tranquilidade no dia a dia. Confira, então, uma cartilha feita pelo Portal do Trânsito e Mobilidade.
1. Mantenha a documentação em dia Certifique-se de que a CNH e o CRLV do veículo estão atualizados. Documentos vencidos podem gerar multas gravíssimas e retenção do veículo em fiscalizações.
2. Respeite os limites de velocidade Cada via possui limites específicos: áreas urbanas, rodovias e áreas escolares. O excesso de velocidade é uma das principais causas de sinistros e gera multas altas e pontos na CNH.
3. Use o cinto de segurança sempre Todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto, mesmo no banco de trás. O cinto é uma das formas mais eficazes de reduzir ferimentos em caso de colisão.
4. Evite distrações ao volante Celular, alimentação, maquiagem e outras atividades aumentam significativamente o risco de acidentes. Mantenha foco total na direção, especialmente em áreas movimentadas.
5. Faça manutenção preventiva no veículo Pneus, freios, luzes, limpadores de pára-brisa e óleo devem ser verificados regularmente. Veículos em bom estado reduzem chances de falhas mecânicas que podem causar acidentes.
6. Atenção em condições adversas Chuva, neblina, sol forte ou pista escorregadia exigem atenção redobrada e redução de velocidade. Ajuste a condução de acordo com as condições da via.
7. Use a CNH digital A CNH digital possui a mesma validade jurídica da versão impressa e facilita a comprovação da habilitação durante fiscalizações. Além disso, evita multas por não portar o documento físico.
8. Planeje rotas e horários Evitar horários de pico e vias com histórico de acidentes ajuda a reduzir estresse e risco de colisões. Planejamento prévio também pode economizar combustível e tempo.
9. Cuidado ao transportar crianças e passageiros Use cadeirinhas ou assentos adequados para crianças, capacetes para motociclistas e passageiros. Garanta que todos estejam bem acomodados e seguros antes de iniciar a viagem.
10. Respeite pedestres e ciclistas Dê prioridade a pedestres e ciclistas, principalmente em faixas, ciclovias e cruzamentos. A atenção a esses grupos ajuda a prevenir acidentes e cumprir a legislação de trânsito.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.