Monteiro diz que Fernandha ampliou e melhorou estradas em PE

O deputado federal Fernando Monteiro (PP) fez um balanço positivo da passagem da engenheira Fernandha Batista pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. “Ela esteve à frente da pasta pelos últimos quatro anos e se despede, seguramente, como uma das gestoras mais bem avaliadas por parlamentares, prefeitos e lideranças de todo Estado”, disse.

Segundo ele, Fernandha abriu novas estradas, reconstruiu grande número de vias importantes e ampliou o acesso à água, especialmente no Sertão e no Agreste. Fernandha Batista concluiu 47 obras, totalizando 1.065 quilômetros de rodovias. Outras 53 estão em andamento, o que permite acrescentar outros 625 quilômetros à malha viária.

“Ao todo, os investimentos contemplam 1.690 quilômetros de estradas, com obras de implantação e reconstrução, em todas as regiões do Estado. As ações do Caminhos de Pernambuco, programa lançado em 2019 pelo Governo do Estado, geraram mais de 20.400 empregos desde então”, acrescentou.

As ações nos aeroportos regionais de Pernambuco também foram destacadas pelo parlamentar. “A concretização da aviação regional em Pernambuco também foi uma das metas prioritárias de Fernandha, com obras em Caruaru, Serra Talhada, Garanhuns, Fernando de Noronha, Araripina e, em breve, em Salgueiro.

Ao receber a Medalha de Ordem do Mérito dos Guararapes, a maior honraria concedida pelo Estado, na última sexta-feira, Fernandha Batista agradeceu a confiança do governador Paulo Câmara e falou sobre o impacto dos investimentos na vida dos pernambucanos. Segundo ela, foram R$ 3 bilhões destinados às questões do acesso à água e ao esgotamento sanitário.

“Nesses 4 anos, mais de 66 mil pessoas deixaram de depender do caminhão pipa. Crianças deixaram de ter dor de barriga pelo consumo da água suja, e mais de 500 mil pessoas saíram do racionamento em diversas cidades do interior, além das melhorias na RMR”, ressaltou. Ela também destacou a criação do SISAR, que leva água pra quem vive no meio rural.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

Alunos da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, divulgaram uma nota de repúdio contra a atual direção da unidade, denunciando maus-tratos a animais, negação de alimentação a um estudante e o encerramento de projetos estudantis. No documento, eles afirmam que a gestão tem agido com “falta de empatia, respeito e compromisso com a comunidade escolar” e anunciam a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que pede investigação imediata, providências da Secretaria de Educação e possível afastamento do diretor.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A posse do escritor Roberto Pereira, amanhã (27), às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, vem cercada de muita expectativa em face da presença de imortais da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da Academia de Letras de Goiana e a de Escada, além dos Institutos Históricos de Pernambuco, do Grupo de Amigos do Turismo (GAT), dos seus colegas de engenharia, cuja turma é conhecida, na UFPE, por turma dos jacarés, além de sua legião de ex-alunos do Radier.

Pereira assumirá a Cadeira 35, antes ocupada pelo escritor Marcos Vilaça, quando, no seu discurso de investidura, vai fazer a defesa da Cultura e da preservação do Patrimônio Histórico, sendo este um dos elos da ligação entre o sucessor e o sucedido. O cerimonialista será Silas da Costa e Silva, uma das referências de Pernambuco neste campo de atuação.

Após a solenidade será servido um coquetel e, nos jardins, as apresentações do Bloco das Ilusões e do Caboclinho Sete Flexas de Goiana, respectivamente, patrocinadas pela Empetur e Fundarpe, entidades antes presididas por Roberto Pereira.

O novo acadêmico fará também uma homenagem ao seu pai, Nilo Pereira, e ao seu irmão, Geraldo Pereira, antes, em épocas diferentes, imortais da Pernambucana de Letras. Roberto Pereira é autor dos livros “O idealismo da Confederação do Equador (opúsculo)”, de “Um olhar sobre o imaginário cultural” e o “Arte e cultura, pensar, livre pensar”.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste domingo (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para atuar como interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela. Mais cedo, Lula se reuniu com presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo o chanceler brasileiro, Lula disse que a América do Sul é uma região de paz e que é necessário buscar soluções aceitáveis.

“O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, onde estamos, é uma região de paz. E ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, afirmou. As informações são da Agência Brasil.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres e um porta-aviões para o Caribe. O governo Trump bombardeou embarcações, sob a justificativa de estar combatendo as rotas de narcotráfico que abastecem os Estados Unidos. Trata-se da mais recente operação da campanha antidrogas do presidente Donald Trump na região.

Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o reforço militar na região objetiva tirá-lo do poder.