Mirella institui Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres em Olinda

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, sancionou nesta sexta-feira (4) a Lei nº 6.382/2025, que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. A nova instância terá como missão propor, acompanhar e fiscalizar ações voltadas à garantia de direitos, proteção, dignidade e oportunidades para as mulheres do município. Vinculado à Secretaria Especial da Mulher, o colegiado contará com recursos humanos, materiais e financeiros para seu pleno funcionamento.

“Mais um dia importantíssimo para nós, mulheres de Olinda. Fica instituída uma lei nossa, criando o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Olinda. Nossa meta é fazer política pública de qualidade até a ponta. Trabalhamos diariamente para as mulheres serem valorizadas na cidade”, afirmou Mirella Almeida após a assinatura da lei.

Para Inês Tenório, coordenadora da política para a mulher em Olinda, o conselho representa um avanço na participação feminina nas decisões locais. “Esse é um marco para nós, mulheres da cidade, que constituímos as políticas públicas do município. É um importante instrumento social de participação ampla das mulheres olindenses”, destacou.

A norma estabelece ainda que o conselho deverá, em até 60 dias, atualizar seu regimento interno e poderá formular diretrizes de defesa dos direitos da mulher, propor medidas normativas para combater a discriminação de gênero e recomendar alterações em leis, regulamentos e práticas que prejudiquem as mulheres.

Veja outras postagens

Por Inácio Feitosa*

Na última sexta-feira estive em Teresina acompanhando a formação de mais uma turma de guardas civis municipais. Essa capacitação, conduzida pela Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol), segue integralmente a matriz curricular prevista no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13.022/2014) e nas diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP (Lei nº 13.675/2018). O que presenciei foi a execução disciplinada de um modelo institucional que grande parte do país ainda não implementou: supervisão técnica estadual, formação padronizada, protocolos operacionais unificados, integração a sistemas de informação e preparo completo para o exercício legal do porte institucional. O Piauí transformou aquilo que está previsto em lei em política pública contínua e funcional.

O Estatuto das Guardas Municipais definiu a natureza civil dessas corporações, seu papel preventivo e a possibilidade de porte institucional dentro de requisitos legais específicos. O SUSP complementou ao estabelecer que municípios e estados precisam operar integrados, com intercâmbio de dados, interoperabilidade tecnológica e formação permanente. Nada disso depende de mudanças legislativas: depende exclusivamente de estruturação administrativa, decisão política e continuidade de gestão.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Ex-presidente da Câmara, ex-esquerdista e ex-ministro de quatro pastas em governos de Lula e Dilma Rousseff, Aldo Rebelo será candidato a presidente da República pelo Democracia Cristã. A informação foi confirmada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Rebelo participou do Direto de Brasília, meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, em outubro deste ano. Filiado ao MDB desde 2024, ele assumiu o protagonismo na reorganização nacional do partido. Recentemente, recebeu a missão de coordenar encontros temáticos e preparar o Congresso Nacional da sigla.

Nos últimos meses, ganhou destaque em episódios polêmicos: em maio de 2025, foi convocado como testemunha de defesa no inquérito que investiga o almirante Almir Garnier. Durante depoimento no STF, o ministro Alexandre de Moraes chegou a ameaçá-lo de prisão por suposto desacato quando ele fez observações sobre “força de expressão” presentes no discurso de Garnier.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Em um domingo (7) marcado pela fé, pela tradição e também pela força política, o prefeito do Recife, João Campos, chegou ao Morro da Conceição acompanhado de uma ampla frente de lideranças políticas de Pernambuco. A presença conjunta de pré-candidatos ao Senado, Miguel Coelho e Silvio Costa Filho; do deputado federal e presidente do PT, Carlos Veras; e de nomes de diferentes partidos, reforçando a capacidade de articulação e união em torno de um projeto comum para o estado.

Também estiveram presentes os deputados federais Pedro Campos, Maria Arraes e Eriberto Medeiros. Ainda, participaram da caminhada deputados estaduais, vereadores e lideranças locais de diversas regiões do estado.

“Subir o Morro da Conceição é mais que tradição. É reafirmar a nossa fé, a nossa história e o compromisso com o Recife que a gente quer: um Recife de oportunidades, de respeito e de justiça social. Estar aqui, junto do povo, com fé renovada e vontade de trabalhar, me dá a certeza de que Pernambuco pode seguir unido, com pluralidade, diálogo e esperança de futuro”, declarou João Campos.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A nova rodada do Datafolha divulgada ontem sobre a sucessão presidencial de 2026 expõe a fragmentação da direita e o desafio da família Bolsonaro para reorganizar seu espaço político após a inelegibilidade do ex-presidente. No levantamento, apenas 8% dos eleitores afirmam que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seria o nome ideal para receber a indicação do pai — proporção bem inferior à de Michelle Bolsonaro, citada por 22%, e à do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lembrado por 20% dos entrevistados. Os números foram colhidos antes do anúncio de Flávio, na sexta-feira (5), de que disputará a Presidência.

O quadro indica estabilidade em relação à pesquisa anterior. Em julho, Michelle tinha 23% das menções e agora aparece com 22%, diferença que está dentro da margem de erro. Tarcísio oscilou de 21% para 20%. Já Ratinho Jr. (PSD-PR) subiu de 10% para 12%, enquanto Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive no exterior, caiu de 11% para 9%. Flávio, por sua vez, variou de 9% para 8%. Também ficaram próximos dos índices anteriores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), com 6%, e Romeu Zema (Novo-MG), que recuou de 5% para 4%. As informações são do jornal O Globo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nas redes sociais uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre a candidatura do irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), à Presidência.

A publicação traz uma foto do filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro com a legenda “Bolsonaro diz que Flávio será seu candidato à Presidência da República”. Milei compartilhou o post no X (antigo Twitter). As informações são da CNN Brasil.

Alinhado a Jair Bolsonaro, Milei convidou o ex-presidente brasileiro ao assumir a Casa Rosada — o presidente Lula não compareceu à cerimônia de posse. No ano passado, Milei se encontrou com Bolsonaro ao visitar o Brasil para a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), mas não se reuniu com Lula.

Mais recentemente, no entanto, Milei tem evitado comentários sobre o que acontece no Brasil. Os países mantém uma relação institucional.

Palmares - Natal Encantado 2025

Na crônica de hoje, falo da temática tropeços na vida. Quem nunca teve um, atire a primeira pedra. Acontece até nas mais aparentemente sólidas famílias. Todo mundo cai para aprender a levantar. Levantar é como aprender a andar de novo, dar passos mais seguros e firmes. Quando perdi o primeiro emprego, de forma surprendente e injusta, vi o mundo desabar na minha cabeça.

Igualmente quando Deus chamou meus pais, primeiro minha jóia Margarida, aos 86 anos, vítima de um infarto fulminante. Já papai morreu aos 100 anos e sete meses. A dor da perda dos pais é a maior delas. A ausência física deles dói demais, mas seu amor continua nos guiando o tempo todo. Com o passar dos anos, a dor se acalma, mas o legado e o carinho se tornam um consolo eterno no coração.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Nissan Kait: preço do sucessor do Kicks Play começa em R$ 118 mil

O novo Nissan Kait começa a chegar às concessionárias da marca japonesa em todo o Brasil, marcando sua estreia mundial, com os brasileiros sendo os primeiros a conhecer o modelo. Produzido no Complexo Industrial da Nissan, em Resende, no estado do Rio, o Kait é o segundo lançamento a integrar a nova geração de SUVs da marca japonesa no país — o primeiro foi o novo Nissan Kicks. Sucessor do Kicks Play, o Kait herda todas as vantagens do modelo anterior e ainda ganha um desenho que o faz se destacar nas ruas, como se vê nas fotos.

Também oferta muito espaço e um bom aparato tecnológico de segurança. O Kait começa a ser vendido com preço inicial semelhante ao do seu antecessor, o Play: a partir de R$ 117.990. O desenho do novo Kait tem linhas arrojadas. A frente, por exemplo, é elegante, com o conjunto óptico separado. Os faróis DRL full led de longo alcance seguem uma linha afilada contínua com o logotipo da Nissan no centro, enquanto as luzes DTRL estão posicionadas logo abaixo. A traseira traz o nome do modelo no centro da tampa do porta-malas — e as lanternas de led vão até a tampa do porta-malas, ligadas por uma barra em preto para completar o visual destacado. Todas as versões do Kait contam com rodas de liga leve aro 17, equipadas com pneus 205/55. Nas versões Advance Plus e Exclusive, têm design com estilo mais esportivo, batizado de “blades” (lâminas).

Na agenda super corrida que tive ao longo desta semana acabei não escrevendo sobre o Rancho da Panela, a mais nova opção hoteleira de Paudalho, na Mata Norte, que inseriu a charmosa e histórica cidade na rota do turismo rural e do agronegócio em Pernambuco.

Trata-se de um conjunto sofisticado de seis chalés paradisíacos, em atividade há pouco mais de um ano, às margens de um lindo lago, que forma a represa da barragem do Orá. O Rancho do Panela é um verdadeiro paraíso, com muitas vantagens: localização privilegiada, a apenas 59 km do Recife, acesso fácil e rápido, serviço de primeiro mundo, do café da manhã aos passeios, tem conforto, tranquilidade, um lugar perfeito para relaxar e descansar.

Em cerimônia marcada pela presença de moradores, turistas e autoridades, o prefeito de Taquaratinga do Norte, Gena Lins, ao lado do vice-prefeito Paulo de Necão, inaugurou ontem (5) o novo pórtico da Praça Antônio Pereira, que passa a integrar os cartões-postais da cidade e simboliza sua identidade cultural. A programação cultural contou com grandes apresentações da Banda Musical Dom Luiz de Britto, do violinista Filipe Lima e da Orquestra Nostalgia.

A entrega do equipamento coincidiu com a abertura oficial do Natal Serrano 2025, que traz o tema “Esperança que nos une, renovação que nos transforma”. O acendimento das luzes natalinas transformou o centro em um grande cenário temático, celebrado com contagem regressiva e espetáculo de fogos. Em discurso, o prefeito Gena Lins ressaltou o trabalho coletivo: “Sonho que se sonha junto vira realidade quando há coragem, trabalho e gente que cuida de gente”.

A solenidade reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o senador Fernando Dueire (MDB) e o secretário executivo de Educação de Pernambuco, Natanael Silva, além de vereadores e secretários locais. A programação completa está disponível no instagram @natalserranooficial.

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) participou, nesta semana, de um reencontro com cerca de 50 veteranos do 23º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, na cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú. Ele serviu à corporação por 27 anos e mantém forte ligação com os colegas de farda.

O encontro acontece há cinco anos, reunindo antigos policiais para confraternizar e relembrar histórias da carreira. “A carreira dentro da Polícia Militar trouxe muitas boas histórias e grandes amigos. Eu prezo por isso”, destacou Feitosa.

O prefeito de Pedra, Júnior Vaz (PV), e a população do município comemoraram uma importante vitória na Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos da Resolução 497/2025 do TRE-PE, que previa a extinção da 58ª Zona Eleitoral de Pedra e seu remanejamento para Arcoverde, garantindo a manutenção do cartório. A decisão foi fruto da atuação conjunta da OAB Pernambuco e da OAB Arcoverde.

Em entrevista recente ao blog, ainda antes da decisão do TSE, o prefeito manifestou preocupação com a extinção do cartório. “A gente foi pego de surpresa pelo TRE-PE que tá extinguindo o cartório de Pedra para criar esse cartório em outra cidade. E nós estamos aqui totalmente contra essa medida arbitrária, sem consultar ninguém, sem pesquisar. Estamos procurando todos os meios, a imprensa, para que possamos reverter essa decisão.”

Júnior Vaz também destacou os impactos da medida sobre a população. “O fórum tá com mais de 200 pessoas para serem atendidas todos os dias, com medo do cartório sair daqui. Isso está causando um acúmulo muito grande de pessoas e deixando o cartório superlotado.” Sobre a interlocução com o TSE, ele contou: “Estive com o ministro Floriano (Azevedo), que nos recebeu muito bem. Ficou de estudar o caso. Nós mostramos que Pedra tem condições de continuar com o cartório eleitoral, e isso faz com que a medida que ele possa tomar seja favorável à nossa cidade.”

A OAB-PE, junto à OAB Arcoverde, seguirá acompanhando o caso até a análise final no TSE, reafirmando seu compromisso com a população e a manutenção da cidadania no interior de Pernambuco. O blog, que desde novembro defende a reabertura do fórum eleitoral de Pedra, foi citado pelo prefeito como parceiro na mobilização em prol do cartório.

Por Leonardo Sakamoto
Do UOL

Jair Bolsonaro promoveu uma angina coletiva entre Faria Lima, centrão e analistas que torcem para a direita não-bolsonarista em 2026 ao apontar seu primogênito, Flávio, como o seu nome para enfrentar Lula. Dessa forma, mantém as rédeas da direita, reduz as pretensões políticas de Michelle e aumenta a fatura para garantir o seu apoio a qualquer outro nome em 2026.

Neste momento, a principal cobrança é pela aprovação de um projeto amplo de anistia no Congresso Nacional que o tire da carceragem da PF no Distrito Federal onde ele cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada. Flávio é, portanto, o “bode que pode sair da sala”.