Mirella faz balanço dos 100 dias à frente da Prefeitura de Olinda

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), fez nesta quinta-feira (10) um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão, destacando ações nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e educação. Entre as iniciativas citadas estão a instalação de 48 câmeras de videomonitoramento no Sítio Histórico, mutirão de cirurgias de catarata, nomeação de cerca de 400 aprovados em concursos públicos e a criação da Patrulha Maria da Penha. Mirella também lançou o projeto “Maria da Penha Vai à Escola” e iniciou a contratação de 600 auxiliares da educação.

Ainda nesta quinta, a gestora entrega a pavimentação da Rua Antônio de Matos, em Peixinhos. O trabalho integra um pacote de obras que já beneficiou outras vias, como a 61, em Rio Doce, e Joana Norberto Pessoa, em Casa Caiada. A prefeita também assinou ordem de serviço para o calçamento da Rua Geraldo Silva, no Monte, onde as obras já começaram. Segundo Mirella, o foco da gestão é garantir “obras e serviços com planejamento e inovação para transformar Olinda em uma cidade melhor”.

Na infraestrutura, a gestão vem atuando com contenção de encostas em áreas como Alto da Bondade, Alto Bela Vista e Ouro Preto, utilizando técnicas como solo grampeado e geomantas. A requalificação da orla, a construção do Parque do Fragoso e do Mercado dos Frios também fazem parte da agenda de obras em andamento no município. Já na segurança, além das câmeras, a Guarda Municipal passou a utilizar patinetes elétricos no patrulhamento da orla.

Veja outras postagens

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra (PSD) resolveu liberar mais R$ 21 milhões para gastar em propaganda, ainda em 2025. Raquel assinou decreto retirando recursos da rubrica “Encargos da Dívida Pública Externa” e repassando o dinheiro para a Secretaria Estadual de Comunicação para “Divulgação Governamental em Todos os Meios de Comunicação”. Os recursos foram incluídos no orçamento de 2025, ou seja, terão que ser gastos até 31 de dezembro deste ano.

A governadora assinou o decreto liberando o dinheiro em 4 de novembro. A justificativa de Raquel é a necessidade de “reforço de dotação orçamentária”. Os gastos com publicidade do Governo chegaram a ficar suspensos por cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Raquel recorreu ao Tribunal de Justiça (TJPE) para derrubar a cautelar do TCE, obtendo sucesso no Judiciário. Raquel concluiu uma licitação de R$ 120 milhões por ano, durante dez anos. Ou seja, uma licitação bilionária.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai promover, nos dias 6, 7 e 8 de novembro próximos, um mutirão de atendimento ao eleitor em todas as unidades da Justiça Eleitoral do estado. Em Taquaritinga do Norte, o atendimento acontece em Pão de Açúcar (na Subprefeitura); em Taquaritinga (por trás do Centro Comercial) e no Cartório Eleitoral (no Fórum). Nos dias 6 e 7, quinta-feira e sexta-feira, os atendimentos serão das 8h às 16h. E no sábado, dia 8, o atendimento também será das 8h às 16h.

Todos os serviços serão disponibilizados à população. Um dos principais objetivos do mutirão é ampliar o cadastramento biométrico do eleitorado. O cadastramento biométrico é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas.

A biometria coletada pelo TRE-PE pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como no caso do INSS e do governo federal.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O União Brasil marcou uma reunião do Conselho de Ética do partido para tratar sobre a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, na hora exata da abertura da COP-30, na próxima segunda-feira, 10, às 15h, apurou a Coluna do Estadão. A escolha do momento é vista como uma provocação, já que a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém (PA), é a principal bandeira de Sabino no governo Lula.

O ministro trava um embate há meses no partido para permanecer na Esplanada dos Ministérios sem ser expulso da sigla. O União deu um ultimato em 18 de setembro para Sabino sair do ministério, mas ele decidiu permanecer ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início de setembro, a federação União-PP, que pretende apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, já havia anunciado desembarque do governo. Nas semanas seguintes, contudo, Lula multiplicou os gestos públicos a Sabino, que pretende concorrer ao Senado em 2026 no Pará com apoio do petista.