Ministra Sonia Guajajara visita povos Xukuru e Truká em Pernambuco

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, está em Pernambuco neste final de semana, em visita a comunidades tradicionais do Agreste e do Sertão do estado. A agenda tem como foco o fortalecimento das articulações com os povos originários e o avanço das políticas públicas voltadas à demarcação de terras e à valorização das culturas indígenas.

Em Pesqueira, no Agreste, Guajajara participou da 25ª Assembleia Xukuru de Ororubá, realizada na Aldeia Pedra d’Água, na Serra do Ororubá. O evento reúne lideranças indígenas de diversas regiões do país e é um espaço de troca política e espiritual. “Pude falar sobre os avanços do @minpovosindigenas e sobre a agenda de lutas dos povos indígenas para o avanço na demarcação de terras. Esta assembleia é um grande encontro de diferentes povos e também um espaço de fortalecimento político e da espiritualidade”, escreveu a ministra em suas redes sociais.

A assembleia é uma das principais mobilizações do povo Xukuru e tem papel estratégico na organização política indígena de Pernambuco. Reconhecido por sua resistência e luta histórica pela demarcação, o território Xukuru é símbolo da força dos povos do Agreste.

Hoje, a ministra seguiu para Cabrobó, no Sertão pernambucano, município conhecido por abrigar uma das maiores comunidades indígenas do estado. Lá, visitou a Ilha de Assunção, território do povo Truká, onde conheceu experiências de produção desenvolvidas pela comunidade. Em encontro com lideranças locais, ouviu sobre a urgência na requalificação da PE-510 e a necessidade de uma política nacional de educação escolar indígena. Reforçaram o papel da ministra na articulação com o governo federal e defenderam um modelo educacional que respeite as realidades regionais e envolva as comunidades.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança

Brejo da Madre de Deus será a anfitriã do 1º Encontro Pernambucano de Governos Locais pela Sustentabilidade, promovido pelo ICLEI Brasil, entre os dias 12 e 14 de agosto, no distrito Fazenda Nova. “Vamos reunir representantes de governos locais, especialistas e organizações parceiras em torno de um objetivo comum: fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à ação climática”, explica a organização do evento.

O encontro integra a série de diálogos preparatórios para a COP30, marcada para 2025 em Belém (PA), e terá como tema central “Economia Circular e Biodiversidade”. A programação inclui painéis, oficinas e mesas de debate para promover cooperação entre municípios, troca de experiências exitosas e incentivar soluções inovadoras aos desafios ambientais.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Desde dezembro do ano passado, tramita na 138ª Zona Eleitoral de Camaragibe a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600440-98.2024.6.17.0138, proposta pelo ex-vereador Hélio Albino. O processo questiona a candidatura de Maria Verônica Araújo Barbosa pelo partido Mobiliza nas eleições municipais de 2024, sob a acusação de que ela foi registrada apenas para atender à cota mínima de 30% de mulheres, sem qualquer intenção real de disputar o mandato.

Na petição, Albino sustenta que Maria Verônica não realizou atos de campanha — “não pediu votos, não fez propaganda própria e utilizou suas redes sociais exclusivamente para apoiar a candidata Josi Silva e o então candidato a prefeito Jorge Alexandre” — caracterizando, em seu entender, uma postulação fictícia.

Caso a Justiça Eleitoral reconheça a fraude e anule todos os votos do Mobiliza, o coeficiente eleitoral será recalculado, abrindo caminho para a cassação do mandato da vereadora Clara Cabral, empossada em 1º de janeiro de 2025, e possibilitando o retorno de Hélio Albino ao Legislativo. O processo aguarda, há mais de quatro meses, a citação de todos os réus, etapa iniciada em março, e ainda não teve julgamento marcado.