Ministério Público do Trabalho convoca municípios do Sertão do Araripe para monitorar adoecimentos no Polo Gesseiro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e das secretarias de saúde de Ouricuri, Araripina, Trindade e Ipubi, no Sertão do Araripe, para traçar estratégias sobre como aperfeiçoar o registro e compartilhamento de informações quanto a doenças fruto do trabalho no Polo Gesseiro.

O encontro foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representada pelo pesquisador Breno Caldas de Araújo, que alerta sobre a alta de casos de doença respiratória em dez municípios da região, em comparação a outras partes do estado.

Desde 2015, o MPT em Pernambuco acompanha as condições de trabalho no Sertão do Araripe por meio do Grupo de Trabalho do Gesso. O órgão ministerial acredita já ter beneficiado mais de 5 mil trabalhadores. Cerca de R$ 800 mil em indenizações coletivas foram coletados e destinados a ações transformadoras junto a entidades que prestam serviços à sociedade.

De acordo com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), Adriana Gondim, o contato com as secretarias de saúde fortalece as ações para notificação e investigação de casos de adoecimento relacionados ao trabalho.

“O desenvolvimento de políticas de prevenção ocupacional também deve ser uma prioridade dos municípios. No entanto, para que sejam desenvolvidas de forma estratégica e eficiente, é necessário um mapeamento dos riscos e doenças prevalentes nos perfis produtivos”, afirmou.

A audiência também contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a qual apresentou ações voltadas à criação de protocolos de atendimento integral à saúde dos trabalhadores do setor.

Da CBN Recife.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos

O ex-senador José Agripino Maia, líder do União Brasil no Rio Grande do Norte, revelou, hoje, em entrevista à Rádio 94 FM, que a senadora Zenaide Maia (PSD), vice-líder do governo no Congresso Nacional, não apoiará a reeleição do presidente Lula.

Segundo Agripino Maia, o PSD de Zenaide, por hoje ocupar a chefia da Casa Civil no governo Tarcísio de Freitas (SP), estaria automaticamente desligado do campo lulista. “Que história é essa que Zenaide é ligada ao PT?”, questionou Agripino. “Zenaide apoiará um candidato de centro!”, finalizou.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O médico e pré-candidato a deputado estadual, Bruno Marques (PSB), segue ampliando sua base eleitoral no Agreste pernambucano e no entorno de Arcoverde. Nesta semana, ele recebeu a adesão do também médico e ex-candidato a prefeito de Tupanatinga, Diego Teixeira, que disputou as eleições de 2024 e obteve quase 3 mil votos no município.

A aliança é considerada estratégica e reforça o avanço do nome de Bruno na região. Com forte atuação em Petrolândia onde seu pai governo num segundo mandato, Fabiano Marques, e apoio crescente em municípios vizinhos, o pré-candidato passa a contar com um grupo político expressivo em Tupanatinga. “Recebemos o apoio da grande liderança de Tupanatinga, Dr. Diego, e de todo o seu grupo político. Seguimos unidos, ampliando diálogo e construindo um projeto sólido para transformar ainda mais a vida do nosso povo”, afirmou Bruno.

Diego destacou as semelhanças entre os dois médicos que escolheram unir profissão e política para cuidar de pessoas. “Bruno agora é parceiro de Tupanatinga e nós já declaramos apoio à sua pré-candidatura a deputado estadual. Nós dois escolhemos, como ofício, cuidar de gente, ajudar as pessoas e lutar por um mundo melhor. Vamos juntos fazer muito por Tupanatinga e por Pernambuco”, disse.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Alvo foragido de uma operação da Polícia Federal (PF), o presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Lopes, afirmou por meio de nota da entidade que irá se apresentar à Justiça “assim que tiver acesso aos autos” do processo.

“A Conafer informa que o presidente já está em processo de retorno e se apresentará às autoridades competentes assim que tiver acesso aos autoz, conforme já comunicado à assessoria jurídica da Confederação, que acompanha todos os trâmites de forma transparente e colaborativa. A entidade reafirma que, desde o início das investigações, sempre se colocou à disposição para fornecer informações, documentos e esclarecimentos que se façam necessários, mantendo postura institucional de respeito absoluto às normas legais e às instituições responsáveis pela condução do processo”. As informações são do portal G1.

Ipojuca - Acerte as contas