Ministério Público do Trabalho convoca municípios do Sertão do Araripe para monitorar adoecimentos no Polo Gesseiro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e das secretarias de saúde de Ouricuri, Araripina, Trindade e Ipubi, no Sertão do Araripe, para traçar estratégias sobre como aperfeiçoar o registro e compartilhamento de informações quanto a doenças fruto do trabalho no Polo Gesseiro.

O encontro foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representada pelo pesquisador Breno Caldas de Araújo, que alerta sobre a alta de casos de doença respiratória em dez municípios da região, em comparação a outras partes do estado.

Desde 2015, o MPT em Pernambuco acompanha as condições de trabalho no Sertão do Araripe por meio do Grupo de Trabalho do Gesso. O órgão ministerial acredita já ter beneficiado mais de 5 mil trabalhadores. Cerca de R$ 800 mil em indenizações coletivas foram coletados e destinados a ações transformadoras junto a entidades que prestam serviços à sociedade.

De acordo com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), Adriana Gondim, o contato com as secretarias de saúde fortalece as ações para notificação e investigação de casos de adoecimento relacionados ao trabalho.

“O desenvolvimento de políticas de prevenção ocupacional também deve ser uma prioridade dos municípios. No entanto, para que sejam desenvolvidas de forma estratégica e eficiente, é necessário um mapeamento dos riscos e doenças prevalentes nos perfis produtivos”, afirmou.

A audiência também contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a qual apresentou ações voltadas à criação de protocolos de atendimento integral à saúde dos trabalhadores do setor.

Da CBN Recife.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul
Toritama - Tem ritmo na saúde

O pernambucano João Gomes, aliado ao trabalho de Mestrinho e Jota.Pê, levantou a estatueta do Grammy Latino, na noite de ontem. Com o projeto “Dominguinho”, encabeçado pelo nome do piseiro, eles levaram o prêmio na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. As informações são do portal Diário do Nordeste.

O trio não conteve as lágrimas e a emoção ao subir no palco. As primeiras palavras de João Gomes ao pegar o microfone foram: “E agora?”, perguntou ele à plateia, que deu boas risadas. Em seguida, o pernambucano lembrou todos os envolvidos no projeto: “Só tenho a dizer muito obrigado a toda turma de onde sou e agradecer a todo mundo que fez a gente chegar até aqui, porque a gente tem uma galera que nos ajuda e a gente tem um sonho no nosso coração”, disse.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O diretor executivo do Coniape, o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, Raffiê Dellon, participou, ontem, em Brasília, do Encontro dos Consórcios e Prefeituras, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento reuniu gestores e dirigentes de consórcios de todo o País, tendo como temática a inovação, o fortalecimento do municipalismo e novos caminhos para a gestão pública.

Em seguida, na confraternização, Raffiê conversou com o embaixador de Pernambuco em Brasília, Aristeu Plácido, na foto com ele, reconhecido por sua destacada atuação na articulação política e institucional junto ao Governo Federal. Na pauta, temas centrais da política pernambucana e nacional, além de assuntos voltados para o desenvolvimento regional, às necessidades dos municípios consorciados e às estratégias para ampliar parcerias e investimentos para o Agreste.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Este vídeo, postado nas redes sociais do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), está gerando polêmicas. Aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), o gestor joga a culpa pelo excesso de multas no trânsito da cidade ao Governo do Estado – leia-se Detran.

Ipojuca - Acerte as contas

A caminho de João Alfredo e Taquaritinga do Norte, para palestras e lançamentos de ‘Os Leões do Norte’, o primeiro às 15 horas, na Faculdade Vale do Pajeú, e o segundo às 19 horas, na Câmara de Vereadores, cumpri minha meta diária da corridinha de 8 km, hoje, na Via Parque, em Caruaru.

Após o sucesso dos lançamentos em Limoeiro, Surubim, Casinhas e Santa Cruz do Capibaribe, ‘Os Leões do Norte’ chega, hoje, a sua etapa final pelo Agreste Setentrional. Serão dois eventos, o primeiro, em João Alfredo, às 15h, com palestra e tarde de autógrafos no auditório da Faculdade Vale do Pajeú. O lançamento tem apoio do diretor-presidente da instituição, Cleonildo Painha, e do prefeito Zé Martins (PSD).

Ainda hoje, levo ‘Os Leões do Norte’ para a cidade de Taquaritinga do Norte. O lançamento será no plenário da Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Gena Lins (PP). “Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a decidir, hoje, a partir das 11 horas, se recebe ou não a denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução no processo da trama golpista.

Os ministros vão analisar, no plenário virtual, se a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) cumpre os requisitos para desencadear um processo criminal – o que se chama no jargão jurídico de “justa causa da ação penal”.

Neste momento, os ministros verificam se a PGR comprovou a materialidade dos crimes, ou seja, demonstrou que eles aconteceram e descreveu o contexto. O mérito das acusações só é analisado ao final do processo, se ele for aberto. A tendência é que a Primeira Turma abra uma ação penal contra o deputado. Participam do julgamento os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.