Milhares participam dos desfiles da Semana da Pátria no Cabo de Santo Agostinho

Sob o comando do prefeito Lula Cabral, o município do Cabo de Santo Agostinho viveu um final de de semana de muito patriotismo e alegria. Milhares de pessoas participaram dos desfiles cívicos no ontem (6), no distrito de Ponte dos Carvalhos, onde 26 apresentações de escolas, bandas marciais e outras instituições encantaram o público. Hoje, dia da Independência do Brasil, o Centro do Cabo parou para ver os desfiles de 48 grupos, reunindo cerca de 10 mil pessoas, entre desfilantes e espectadores.

“Celebrar a Semana da Pátria é reafirmar o nosso compromisso com a cidadania, com a história e com os valores que unem o nosso povo. Vivenciamos uma série de apresentações lindas. Todos estão de parabéns pela dedicação, em especial nossos estudantes”, enfatizou.

O tema trabalhado para a Semana da Pátria foi o mesmo do ano letivo 2025, “Saúde mental: práticas educativas e atenção psicossocial”, onde cada escola trouxe trabalhos relacionados para o desfile retratando a importância da temática. Pela primeira vez, a Semana da Pátria também contou com uma área de acessibilidade, onde pessoas com deficiência puderam ter mais conforto e visão privilegiada dos cortejos. Luciana Alves, moradora de Ponte dos Carvalhos, aprovou a iniciativa. “Foi a primeira vez que assisti um desfile e gostei muito desse espaço, confortável e livre de sol e chuva. Que o próximo ano tenha de novo”, comentou.

Ao todo, 34 escolas municipais ao todo vão participar da Semana da Pátria deste ano, que encerrará no próximo domingo (14), no distrito de Juçaral. “Todos os desfilantes estão de parabéns pelas belíssimas apresentações, fruto de muita dedicação e zelo das escolas”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, no dia 3 de novembro, às 18h, uma Reunião Solene em homenagem ao centenário de nascimento de Armando Monteiro Filho (in memoriam), ex-deputado, ex-ministro da Agricultura do Governo João Goulart e pai do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro.

A cerimônia foi proposta pelo deputado Izaias Régis (PSDB), com coautoria do deputado João Paulo, e contará com a presença de políticos, autoridades e admiradores do homenageado. O evento acontecerá no Auditório Senador Sérgio Guerra.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Do G1/PE

Um vídeo gravado por uma acompanhante de paciente internado no Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, mostra a enfermaria tomada por muriçocas na noite de ontem. Nas imagens, é possível ver as pessoas usando raquetes elétricas para se proteger. Os estalos dos insetos sendo atingidos são ouvidos ao fundo. A situação causou revolta e preocupação entre os pacientes.

Em nota, a direção do Hospital Getúlio Vargas afirmou que “medidas preventivas e corretivas vêm sendo executadas de forma contínua para o combate à presença de muriçocas, tais como a realização de dedetizações semanais, a instalação de arandelas mata-moscas e o reforço nas ações de capinação e limpeza”.

O HGV informou ainda que está na fase final de uma licitação para instalar telas antimosquito em todas as áreas da unidade de saúde. Outras ações estão em andamento, como a pavimentação das áreas externas próximas à emergência, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias e ambientais do hospital.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, lamentou, há pouco, o falecimento da terceira vítima do desabamento ocorrido em Ouro Preto, no domingo. A gestora emitiu nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos de José de Lima.

“Quero expressar minha profunda solidariedade aos familiares e amigos do senhor José de Lima. Que Deus conforte a todos neste momento de tanta dor”, comentou Mirella.

A gestora também se pronunciou sobre o cachorro Nick. O animal foi resgatado dos escombros após passar 35h preso nos escombros, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na manhã de hoje. “Envio condolências para os tutores do cachorrinho Nick”, afirmou.

O distrito de Bom Jardim do Araripe celebra avanços históricos em infraestrutura e serviços públicos. Historicamente, a comunidade sofreu com a falta de telefonia móvel, devido a questões políticas e atrasos em pagamentos que impediram a instalação de serviços essenciais. Desde antes de assumir a Prefeitura, Evilásio Mateus já lutava para transformar o sonho de conectividade dos moradores em realidade, articulando junto a autoridades e parlamentares.

Entre as conquistas mais recentes está a implantação da telefonia móvel 5G, que trará conectividade e modernização ao distrito. A articulação começou ainda antes da posse de Evilásio Mateus, com contato junto ao então ministro Juscelino Filho, e continuou com o deputado federal Fernando Filho e o atual ministro Frederico Siqueira Filho, até que a iniciativa se tornasse realidade.

Além da conectividade, o distrito terá uma nova creche, a Vó Cicera, garantindo educação de qualidade para as crianças da comunidade. Outro marco histórico é o asfaltamento de várias ruas, proporcionando mobilidade urbana e melhorias para moradores que nunca tiveram ruas pavimentadas.