*Ricardo Andrade
Apenas três municípios, entre os 14 que compõe a RMR (sem ser o Recife), conseguiram eleger representantes para Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. O ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, Simone Santana, de Ipojuca (reeleita para seu 3º mandato) e João de Nadégi, com base eleitoral em Camaragibe, foram eleitos deputado e deputada estaduais e Guilherme Uchoa Júnior, com atuação em Igarassu e Mata Norte, venceu para Deputado Federal.
Cidades com maior arrecadação e densidade eleitoral, tais como Jaboatão, Olinda e Paulista, não conseguiram eleger representantes seus para ALEPE. Embora o deputado federal reeleito André Ferreira tenha forte base em Jaboatão, onde seu irmão (o ex-candidato a governador Anderson Ferreira) foi prefeito por duas vezes, André foi o deputado federal mais votado do estado, além de ter sido vereador do Recife. Uma das razões que analiso diante deste quadro, é e perda de identidade local e de pertencimento dos municípios da RMR, o que chamo de “Metropolização da política”.
Leia maisAs eleições de 2022 atestam esse fato, sobretudo quando três ex-prefeitos(as) de grandes cidades pernambucanas (Jaboatão, Petrolina e Caruaru) disputam o Governo do Estado com um discurso e narrativas de gestão e governança, revestidas de aspectos identitários regionais/locais (RMR, Agreste e Sertão).
Municípios como Vitória de Santo Antão, onde o voto nos candidatos locais é predominante, sempre elegem candidatos da terra, Vitória elegeu desta vez, três deputados estaduais (Joaquim Lira, Aglaílson Victor e Henrique Queiroz Filho), e uma deputada federal, Iza Arruda.
Essa chamada metropolização do voto e da política na RMR, ocorre não apenas em função do papel de cidades-dormitório, mas da perda de referência e identidade local, onde candidatos, sobretudo da capital e de grandes centros urbanos, invadem esses municípios e capturam a maior fatia do eleitorado local. Esse é um fenômeno que já corre desde os anos da década de 1990, e parece algo irreversível, explicado por vários fatores, socioculturais e econômicos.
*Cientista Político e Historiador
Leia menos