Matéria da TV Globo aborda proibição das armas de gel na RMR e alerta sobre riscos

A cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), tomou a dianteira no combate às armas de gel com a sanção de uma lei que proíbe a fabricação, distribuição e comercialização desses artefatos. O projeto, de autoria do vereador Eudes Farias, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Yves Ribeiro no último dia 10, sendo publicado no Diário Oficial no dia seguinte. A nova legislação prevê sanções para estabelecimentos que descumprirem a proibição, como suspensão do alvará de funcionamento, multas e até o fechamento definitivo.

A decisão foi seguida pela Prefeitura de Olinda, que proibiu o uso e a comercialização das armas por meio de decreto assinado pelo prefeito Professor Lupércio. O decreto, publicado no mesmo dia, reforça medidas preventivas envolvendo as secretarias de Segurança Cidadã, Educação e Saúde, além da Guarda Municipal.

Uma reportagem exibida pela TV Globo destacou os riscos à saúde e à segurança trazidos pelas armas de gel. O conteúdo abordou os mais de 100 registros de queixas na segurança pública envolvendo esses brinquedos, os impactos sociais das batalhas e as possíveis consequências legais para pais e responsáveis. Enquanto a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promete discutir a proibição estadual em 2025, especialistas ouvidos pela emissora reforçaram a importância do controle e da conscientização. Para assistir à matéria completa, clique aqui!

Veja outras postagens

Antes mesmo do anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2026, previsto para 22 de janeiro, o nome de Wagner Moura já domina a temporada de apostas. Segundo levantamento do site especializado Gold Derby, referência mundial em previsões do Oscar, o brasileiro aparece com 91,34% de chances de vitória na categoria Melhor Ator, superando ícones de Hollywood nas projeções mais recentes e colocando o Brasil no centro da corrida pela estatueta.

O desempenho expressivo ocorre graças à atuação de Moura em “O Agente Secreto”, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, que vem acumulando reconhecimento internacional desde sua estreia no Festival de Cannes, onde o ator venceu o prêmio de Melhor Ator. As informações são do site Diário do Comércio.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Blog da Camila Bomfim

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima terça-feira (30) uma audiência de acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

O magistrado pretende ouvir Vorcaro e Costa no âmbito de um inquérito que apura fraudes financeiras do Master e do BRB. Além deles, Toffoli também convocou para a acareação o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu, na manhã de hoje, “intercessão e orações” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela equipe médica que fará sua cirurgia. Em seu perfil no Instagram, Michelle disse estar a caminho do Hospital DF Star, onde Bolsonaro será operado para correção de hérnia inguinal bilateral. As informações são do portal Poder360.

“Chegando ao DF Star para acompanhar a internação do meu amor. Peço intercessão e orações por ele e por toda a equipe médica. Confiamos plenamente naquele que vive e reina: o nosso Redentor vive. Estarei sem aparelho celular enquanto estiver em seu leito. Conto com a compreensão de todos e retornarei assim que possível”, escreveu.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Durante a reabertura da Ponte 12 de Setembro – popularmente conhecida como Ponte Giratória – na noite de ontem (23), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que até abril de 2026 vai inaugurar mais uma obra semelhante, a Ponte Júlia Santiago, que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira, cruzando o Rio Tejipió.

O prazo estabelecido pelo gestor coincide com o período que ele precisará se afastar do cargo de chefe do Poder Executivo da capital caso pretenda disputar a cadeira de governador do Estado: 4 de abril de 2026 (seis meses antes da eleição). O prefeito também mencionou a construção da ponte Cordeiro/Casa Forte.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado, há pouco, no hospital DF Star, em Brasília, após autorização do ministro Alexandre de Moraes para deixar a sede da Polícia Federal, onde está preso. Ele passará por uma cirurgia para tratar uma hérnia amanhã. As informações são do portal G1.

Bolsonaro deixou a sede da PF por volta das 9h30, depois de embarcar em uma viatura da polícia pela garagem. O trajeto até o hospital dura em torno de cinco minutos. Esta é a primeira vez que Bolsonaro deixa a unidade prisional, 32 dias após ser preso preventivamente por tentar violar a tornozeleira eletrônica e, posteriormente, começar a cumprir a pena de forma definitiva.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Cláudio Soares*

Nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal, instituição que deveria simbolizar equilíbrio, sobriedade e obediência estrita à Constituição, vem acumulando episódios que desgastam sua imagem perante a sociedade. O STF, que deveria ser visto como o guardião da Carta Magna, acabou se tornando protagonista de polêmicas que transcendem a esfera jurídica e avançam perigosamente sobre o campo político.

A relação entre alguns ministros e a vida pública ultrapassa o que se esperaria de magistrados da mais alta Corte. A presença constante na mídia, com entrevistas, declarações e manifestações sobre temas em ebulição política, cria a sensação de que membros do tribunal participam do debate público de maneira ativa – algo que contrasta com a discrição que historicamente se espera do Judiciário. Além disso, a influência de ministros sobre escolhas de novos integrantes do tribunal ou sobre decisões políticas de alta relevância gera ruído institucional, alimentando a percepção de que as fronteiras entre os Poderes se tornaram turvas.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Com um olhar firme para a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância, o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, segue consolidando avanços importantes para gestantes, mães e crianças. Na última segunda-feira, o gestor, acompanhado da deputada estadual Simone Santana, reabriu o segundo ninho do Programa Mãe Coruja, desta vez no distrito de Nossa Senhora do Ó, reafirmando o compromisso da atual gestão com o cuidado integral das famílias ipojucanas.

A entrega se soma a outra ação recente: a inauguração de uma nova sede do programa em Camela, ampliando o alcance, a estrutura e a qualidade do atendimento oferecido pelo município. “O Mãe Coruja é uma política essencial para proteger nossas gestantes e nossas crianças. Reabrir este Ninho significa ampliar cuidado, dignidade e oportunidades para as famílias ipojucanas. Estamos fortalecendo esse programa porque acreditamos que investir na primeira infância é investir no futuro do nosso município”, destacou o prefeito Carlos Santana.

A solenidade de inauguração contou com a presença de vereadores, secretários municipais e moradores da região, que puderam conhecer de perto a estrutura do novo equipamento. O espaço passa a atender famílias de Nossa Senhora do Ó e comunidades próximas, fortalecendo o acesso aos serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento oferecidos pelo programa.

A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) alcançou, no início deste mês, a marca de 993 médicos formados ao longo de seus dez anos de existência, com a colação de grau de 176 concluintes, integrantes da 9ª turma da instituição. A solenidade reuniu estudantes, familiares, professores e autoridades locais.

O deputado federal e ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, destacou a importância da FMO para o município e relembrou a origem do projeto. “Estou muito feliz porque acompanhei desde o início a luta deste jovem dinâmico e visionário que é o diretor-geral Inácio de Barros Melo. Com sua determinação, ele construiu uma das faculdades de medicina mais importantes do Brasil”, afirmou. As informações são do blog do Kennedy Lima.

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Durante a reabertura da Ponte Giratória, que liga os bairros do Recife e de São José, na noite de ontem (23), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), que chegou ao local junto com o prefeito João Campos (PSB), comentou o imbróglio sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Pernambuco para 2026.

A falta de entendimento entre o Governo do Estado e a Alepe provocou uma situação inusitada: foram publicadas em Diário Oficial duas versões da LOA, uma com os vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) aos artigos 10 e 11 e outra com a determinação de Álvaro Porto derrubando os vetos e mantendo os dois artigos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento de Natal, hoje, véspera do feriado. A transmissão está marcada para às 20h30. O pronunciamento do presidente da República foi gravado durante a semana, e será transmitido em rede nacional de rádio e TV. A previsão é que ele dure quase 7 minutos.

O presidente Lula está em São Paulo para passar o Natal com a família e deve seguir para a Restinga de Marambaia, base militar no Rio de Janeiro, onde permanecerá durante o recesso acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. As informações são do portal G1.

Muito bom começar o Natal, a festa cristã mais celebrada universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família e solidariedade cristã, com uma corridinha de 8 km para ficar em forma.

A ceia natalina será com minha Nayla, meus filhos Magno Filho e João Pedro, e minhas enteadas Maria Beatriz e Maria Heloísa. Tudo no ambiente romântico e aconchegante de Gravatá, e seu friozinho maravilhoso.

“Ninguém melhor que Flávio para defender o legado de Jair Messias Bolsonaro”, aponta Rogério Marinho

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

Líder da oposição no Senado e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PL, Rogério Marinho defende a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, em 2026, como a única a representar o legado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e preso por tentativa de golpe de Estado.

Para Marinho, embora o primeiro sentimento de parte dos aliados tenha sido de perplexidade, após o anúncio de Flávio, com o tempo as pessoas estão entendendo que a candidatura do filho mais velho do ex-presidente é viável. O senador Rogério Marinho foi o entrevistado de ontem (23) do podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco.