Por Letícia Lins – Oxe Recife
Lugar normalmente esquecido pelas gestões públicas, o Largo de Santo Amaro acaba de ser repaginado. E de ganhar um novo nome: Largo Miguel Arraes. É que foi ali, ao longo da Rua Frei Casimiro, que aconteceu a maior festa de recepção do Brasil a um político beneficiado pela anistia nos anos 70 do século passado. No caso, o ex-Governador Miguel Arraes (1916-2005), que amargou 15 anos de perseguição e exílio impostos pela ditadura implantada no país a partir de 1964.
A concentração, organizada pelo hoje licenciado Senador Jarbas Vasconcelos – então um dos principais líderes de oposição à ditadura – aconteceu no dia 16 de setembro de 1979 e atraiu mais de 65 mil pessoas. E eu estava lá, como repórter, acompanhando os primeiros passos de um dos mais notáveis exilados brasileiros, em seu retorno ao país. Foi um dos eventos mais emocionantes que assisti, em minha vida de jornalista. Arraes foi o maior mito da política pernambucana e ao acompanhá-lo, em suas primeiras incursões pelo interior após o retorno, cheguei a ver camponeses idosos se ajoelhando aos seus pés. Isso porque ele marcou sua atuação em defesa das classes desfavorecidas, principalmente o campesinato da Zona da Mata, que era tratado quase como escravos por usineiros e senhores de engenho, até os anos 1960.
Leia mais
“Agradeço ao trabalho da Prefeitura e dizer o quanto é importante a gente lembrar a história da luta democrática porque se hoje temos uma democracia devemos essa luta a muita gente, inclusive a Miguel Arraes de Alencar”, afirmou o prefeito, João Campos, que é bisneto de Arraes. A requalificação foi feita via programa Mais Vida, em parceria com a URB (Autarquia de Urbanização do Recife). Para marcar o local do primeiro comício de Arraes, após chegar do exílio, foi inaugurado também um totem em cerâmica com a imagem do ex-governador, reforçando a memória política e afetiva do território. A entrega ocorreu no último dia do ano.
O espaço antes abandonado ganhou arborização (pouca como sempre ocorre no Recife), quadra esportiva com alambrado, parquinho infantil e áreas de permanência integradas ao paisagismo. Entre os novos equipamentos implantados estão uma quadra, mesas de concreto, um anfiteatro, jardineiras, bancos com encosto, uma casinha na árvore e um circuito lúdico. “O paisagismo contemplou o plantio de árvores e diversas plantas ornamentais, além da criação de uma área verde”, informa a Prefeitura. Os números das “novas árvores” não foram fornecidos.
Deve ser porque o verde não é tão importante… Ao todo, 286 famílias foram diretamente beneficiadas com a requalificação, que também resultou na pintura de casas e eliminação de pontos críticos de lixo. O investimento total na obra foi de mais R$ 54 mil. Criado em 2016, o programa Mais Vida é uma política pública de inovação e resiliência urbana que atua em comunidades de interesse social do Recife. Já beneficiou diretamente mais de 1.700 famílias em 67 comunidades de interesse social.
Leia menos














