Mais de 4,3 milhões de candidatos participam hoje do Enem 2024

A aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizada neste domingo (3), a partir de 13h30, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1.753 municípios.

Neste primeiro dia de provas, os 4.325.960 inscritos confirmados vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.

Veja outras postagens

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

No último dia oficial da folia no Recife, o prefeito João Campos (PSB) antecipou um balanço do Carnaval na cidade. Afirmou, na noite de ontem (17), ter sido ainda mais especial porque a festa contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o prefeito, o presidente Lula telefonou no dia seguinte para dizer que ficou encantado com o Galo da Madrugada e gostado muito da festa do maior bloco do mundo, de acordo com o Guiness Book. “Tão importante quanto ele ter vindo é a gente ver o carinho com que o povo trata ele. É impressionante”, declarou, reforçando ter ficado ao lado dele o tempo todo. Um camarote especial foi montado ao lado do espaço oficial do Galo. O acesso foi restrito a algumas autoridades.

Por Rudolfo Lago
Do Correio da Manhã

Para não dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem, como dizia Chico Buarque, assessores de VDM na sua equipe, ele foi aconselhado lá atrás a declinar quando a Acadêmicos de Niterói resolveu que seu enredo de 2026 iria homenageá-lo e contar a sua história. Lula respondeu que homenagem não se recusa. Sugeriu-se a transferência do enredo para 2027, ano não eleitoral. Assim não aconteceu. Mas a verdade é que nos dias que antecederam ao domingo (15), a ficha do risco começou a cair pesada no Palácio do Planalto. E feita, então, toda uma megaoperação de contenção de danos. Nenhum ministro desfilou. Nenhum petista com mandato saiu na escola.

Lula cumprimentou todas as escolas

A primeira-dama Janja da Silva declinou de sair no alto de um carro alegórico. Escoltado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), Lula desceu à avenida e cumprimentou o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos de Niterói. Mas depois fez o mesmo com os representantes de todas as outras escolas que desfilaram no domingo de Carnaval. Não poderia vir a ser acusado de ter privilegiado só a escola que lhe homenageou.

Ipojuca - No Zap

Morreu ontem (17), aos 92 anos, em Recife, o engenheiro Mário Antonino. Em Afogados da Ingazeira e no Pajeú, era muito lembrado por ser o engenheiro responsável pela construção da Barragem de Brotas. A causa da morte não foi informada. Também não há informações sobre velório e sepultamento.

A Barragem de Brotas teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976. O gestor do município era Silvério Queiroz e o governador, Eraldo Gueiros Leite, com participação de nomes como o então Secretário Francisco Perazzo. As informações são do Blog do Nill Júnior.

Caruaru - IPTU 2026

Por Silvino Teles*

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma condição de saúde mental que vai além da preocupação cotidiana. Caracterizado por medo excessivo e persistente, muitas vezes sem causa específica, o transtorno impacta de forma profunda diferentes áreas da vida, como as relações sociais, a estabilidade financeira e os vínculos afetivos.

No convívio social, pessoas com TAG costumam enfrentar dificuldades para manter interações frequentes. A antecipação constante de problemas, o receio de julgamentos e a necessidade de controle podem levar ao afastamento de amigos, familiares e eventos sociais. Esse isolamento progressivo contribui para sentimentos de solidão e pode agravar ainda mais os sintomas de ansiedade.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

No carnaval, muitos turistas pousaram na capital pernambucana cantando “Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”, canção do cantor e compositor Luiz Bandeira. Parodiando o grande mestre de frevos, entre os quais “É de fazer chorar (Quarta-feira ingrata)”, cantei “Voltei, Bonito”. Fugindo do agito da folia, regressei, na verdade, ao hotel Refúgio do Rio Bonito, onde passei o carnaval do ano passado e adorei.

Tem de tudo que se busca para um relax completo em quatro dias: conforto na hospedagem, com chalés e suítes maravilhosos, uma paisagem campestre encantadora, friozinho de montanha, piscina aquecida, trilhas na mata atlântica e um jeito muito especial de acolher o hóspede, além de uma comida gostosa, a começar pelo café da manhã bem regional.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Joel de Hollanda*

No último 31 de janeiro, cercado pelo afeto da família, lúcido como sempre foi e atento às inquietações institucionais que hoje desafiam o Brasil, o senador Pedro Simon completou 96 anos de vida.

Noventa e seis anos não apenas de existência, mas de coerência. De altivez. De compromisso público. Tive o privilégio de com ele conviver durante quatro anos no Senado Federal. Ele, honrando o Rio Grande do Sul. Eu, representando Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Carnaval apagado de Raquel

A máxima de que políticos precisam ser vistos em eventos populares, como o Carnaval, São João ou procissões religiosas, segue mais atual do que nunca. Não foi à toa que o próprio Lula (PT), em plena pré-campanha à reeleição, dispensou o tradicional descanso dos presidentes em praias restritas para circular pela folia do Recife, de Salvador e do Rio de Janeiro.

E, por bem ou por mal, virou pauta nacional pela controvérsia envolvendo o desfile em sua homenagem na Sapucaí. Já em Pernambuco, o contrário ocorreu com Raquel Lyra (PSD). Mesmo apelando a dezenas de postagens nas redes sociais, ela levou a pior e acabou ironizada até por artistas nacionais.

Com a tradicional coluna do dia, este blog volta a ser atualizado à meia-noite depois da paradinha nos quatro dias de folia.

Chegou o Carnaval e, com a festa, a hora da paradinha anual. Em 20 anos deste blog, pioneiro no Nordeste, nunca trabalhamos no reinado do Momo. Minha equipe e eu ficamos de pernas para o ar, porque ninguém é de ferro, como diria o saudoso Ascenso Ferreira, poeta e folclorista pernambucano, saído do canavial de Palmares para ilustrar o movimento literário modernista de 1922.

Entendo que quem está na folia só quer se esbaldar, esquecer o mundo e os problemas do quotidiano. Por isso, julgo inócuo atualizar o nosso noticiário. Até porque, diga-se de passagem, as notícias neste período se restringem ao Carnaval e este blog é focado na política.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a professora, flautista e artista Valéria Moraes neta de Edgard Moraes e integrante do Coral que carrega o nome e o legado do carnavalesco, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Por Cláudio Soares*

Criado em 2018 no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça, o Moradia Legal Pernambuco consolidou-se como uma das mais importantes políticas públicas de inclusão social e garantia do direito à propriedade no Estado. Em 2025, o programa deu um salto institucional com a criação do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF -, Moradia Legal Pernambuco), agora órgão permanente vinculado à Presidência do Tribunal.

Com caráter administrativo e não jurisdicional, a estrutura passou a atuar de forma estratégica no planejamento, na execução e no acompanhamento das ações de regularização fundiária plena. A iniciativa opera por meio de uma ampla rede de cooperação que envolve todos os municípios pernambucanos e diversas entidades públicas e privadas.

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o Coral Edgard Moraes, grupo vocal formado em 1987 pelas filhas, netas e familiares do compositor pernambucano Edgard Moraes, um dos nomes importantes do frevo e da música carnavalesca de Pernambuco.

O coral tem longa atuação no cenário cultural de Recife e do carnaval pernambucano, apresentando repertórios que exaltam o frevo de bloco e as composições de Edgard Moraes, além de participar de eventos como o Dia do Frevo de Bloco e concertos com orquestras e grupos musicais de destaque na região.