O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite de segunda-feira (4) que os Estados Unidos não devem interferir na tentativa de anexação de Essequibo, território que faz parte da Guiana, após um referendo no domingo.
“Estados Unidos, eu aconselho, longe daqui. Deixem que a Guiana e a Venezuela resolvam este assunto em paz”, disse o presidente venezuelano. As informações são da CNN.
A declaração foi dada durante a live no Youtube “Con Maduro +” e foi uma resposta a um comentário feito pelo porta-voz do departamento de Estado, Matthew Miller. Na segunda-feira, Miller disse que o governo de Joe Biden apoia uma solução pacífica para a questão. Segundo o representante da diplomacia americana, isso não é algo “que pode ser resolvido por meio de um referendo”.
Maduro também questionou uma declaração do presidente da Guiana de que tropas dos EUA estariam na região para enfrentar forças venezuelanas, no caso de uma anexação. “O presidente da Guiana disse que tinha tropas dos Estados Unidos prontas para travar uma guerra contra a Venezuela. Ou seja, os Estados Unidos – mais uma vez – estão agindo como estão: fazem uma promessa à Guiana e incentivam a provocar a Venezuela”, disse Maduro durante a transmissão.
No último domingo (3), a Venezuela realizou um referendo para perguntar à população se Essequibo, da Guiana, deveria fazer parte do território venezuelano. A consulta terminou com a vitória do “sim” com 96% dos votos, elevando a tensão entre os dois países por causa de uma eventual tentativa da Venezuela de anexação forçada.
Cumpri meus 8 km da corridinha diária, hoje, em um paraíso: o Rancho do Panela, em Paudalho, a apenas 45 km do Recife. Daqui a pouco, conto tudo no meu blog. Trata-se de um conjunto sofisticado de seis chalés paradisíacos, em atividade há pouco mais de um ano, às margens de um lindo lago, que forma a represa da barragem do Orá.
Vim pernoitar neste novo atrativo da hotelaria top nordestina depois de lançar, ontem, em Carpina, o meu livro ‘Os Leões do Norte’, numa noite extremamente concorrida.
Os empresários Fernando José e Fábio do Panela Cheia, o Fabinho, fizeram uma grande aposta para revitalizar o turismo na região com um toque de bom gosto e sofisticação, em meio a uma mata, verdadeiro pulmão verde.
Hoje, a nossa cidade recebe o jornalista político Magno Martins, para noite de autógrafos do seu livro intitulado ‘Os Leões do Norte’. A obra é resultado de uma extensa pesquisa do autor envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre os anos de 1930 e 2022.
É uma preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional. O evento será realizado às 19h, no auditório da Fadimab.
O munícipio de Paudalho, na Zona da Mata Norte, vai sediar, daqui a pouco, a manhã de autógrafos, antecedida por uma palestra minha sobre o meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’. O evento será no Teatro Camarotti, às 10 horas, com a participação e o apoio da prefeita, Paulinha da Educação (Podemos), e do ex-prefeito Marcelo Gouveia, presidente da Amupe.
‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), minimizou a tensão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no contexto da indicação de Jorge Messias ao STF (Supremo Tribunal Federal). Ele classificou o atrito como “pontual” e disse confiar na recomposição da relação.
“Eu acredito sempre no diálogo, na busca pelos problemas reais da sociedade. Dialogar para construir maioria nas casas parlamentares é extremamente natural, e qualquer estresse que seja pontual, eu tenho absoluta convicção de que será resolvido para o bem do Brasil”, afirmou Silveira em entrevista a jornalistas durante a sua visita ao Senado para a homenagem ao Dia Nacional do Delegado de Polícia.
O impasse foi intensificado depois de Alcolumbre divulgar nota em que rejeita o que chamou de “fisiologia” em troca de apoio ao nome de Messias. O senador disse considerar ofensiva a “falsa impressão” de que divergências entre Poderes se resolvem com cargos e emendas, e cobrou respeito ao papel do Senado no processo de análise de indicações ao Supremo. As informações são do portal Poder350.
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação, hoje, contra uma organização criminosa acusada de promover ataques virtuais a deputados federais que manifestaram apoio ao projeto que equipara aborto a homicídio no país.
O texto altera o Código Penal e qualifica como homicídio o aborto a partir de 22 semanas de gestação, mesmo em casos de estupro. A tramitação acelerada do projeto provocou intenso debate no ano passado, mas acabou suspensa por decisão do então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Segundo as investigações, diversos sites ligados aos parlamentares foram alvos de ataques coordenados, resultado em instabilidade e períodos fora do ar, afetando a comunicação institucional e a atuação legislativa.
A PF não informou oficialmente quem foram os parlamentares afetados pelos ataques. A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos em São Paulo (SP) e Curitiba (PR). A ação contou com o apoio de parceiros estrangeiros por meio de cooperação jurídica internacional.
Lula em Pernambuco reacende debate sobre palanque duplo
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
A visita do presidente Lula (PT) a Pernambuco, hoje (2), reacendeu, nos bastidores da política, a discussão sobre um possível palanque duplo apoiado pelo petista no Estado, nas eleições para governador, em 2026. Isso porque a chefe do Poder Executivo local, Raquel Lyra (PSD), estará com Lula nas duas agendas presidenciais programadas para esta terça-feira.
Em Ipojuca, no Grande Recife, às 11h, Lula participa da cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, na Rodovia PE-60, em Suape. Já em Cupira, no Agreste, às 16h, o presidente estará na inauguração da barragem Panelas II, construída através de uma parceria entre os Governos Federal e Estadual.
Há quem diga que Raquel Lyra recalculou a rota diante dos resultados difíceis nas pesquisas de intenção de voto, que apontam o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com larga vantagem na corrida pelo Palácio das Princesas, enquanto a governadora enfrenta problemas para sair da casa dos 24%.
Sendo Pernambuco um Estado historicamente lulista, a estratégia de se distanciar do presidente, ensaiada por Raquel na outra visita de Lula, em agosto deste ano, quando ela não apareceu para prestigiar o petista, parece ter sido reconsiderada. Na ocasião, Lula esteve na Hemobrás, em Goiana, na Mata Norte. Raquel mandou a vice-governadora, Priscila Krause (PSD), representá-la.
Já João Campos participou de todas as agendas de Lula naquele 14 de agosto. O presidente também foi ao Hospital Ariano Suassuna, na Ilha do Leite, e ao bairro de Brasília Teimosa. O prefeito fez questão de se declarar como um “soldado de Lula”, em discurso na Brasília, diante não só do presidente, mas da população do local, emblemático para o PT.
João ainda alfinetou Raquel ao lembrar que seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, nunca deixou de comparecer a uma agenda de Lula em Pernambuco, enquanto chefiava o Estado. Desta vez, a “alfinetada” de João vem pelos ares, já que o presidente chegará ao Estado acompanhado do prefeito, no mesmo avião, demonstrando que o alinhamento entre os dois não foi abalado com a presença de Raquel nas agendas presidenciais de hoje. Haverá mesmo espaço para palanque duplo?
Cedo demais – Uma fonte graúda do PT de Pernambuco foi questionada por este Blog sobre a possibilidade de um palanque duplo no Estado, com a possível reaproximação de Raquel Lyra do presidente Lula. “A governadora é escorregadia e tem muitos adversários do PT no governo”, respondeu. Segundo essa mesma fonte, ainda é cedo para a definição de palanques, porque Raquel tem no seu governo integrantes de partidos que não ajudam Lula, como próprio PSD setores do PL de Bolsonaro e do PP.
Torneira fechada – A Câmara dos Deputados bloqueou o salário de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida atendeu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar está foragido nos Estados Unidos, tentando driblar o cumprimento da sentença do STF que o condenou a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Ramagem se junta a Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) que também tiveram os salários cortados pela Casa a pedido do ministro do STF Alexandre de Moraes. As informações são do portal G1.
Novo presidente do TRE – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará, no próximo dia 11, às 17h, a solenidade de posse do desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos como presidente da Corte para o biênio 2025/2026. A cerimônia será conduzida pelo órgão pleno do Tribunal e acontecerá na Sala de Sessões do TRE-PE, no edifício-sede, na Avenida Governador Agamenon Magalhães, nº 1160, no bairro das Graças, no Recife.
Novo presidente em Goiana – Filiado ao União Brasil, o ex-prefeito de Goiana Eduardo Honório assumiu a presidência da Federação União Progressista no município. O anúncio foi feito pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), e pelo segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Lula da Fonte (PP/UP), durante reunião realizada no Recife, ontem (1°). “É uma honra assumir a presidência da UP em Goiana. Recebo essa missão com responsabilidade e o compromisso de fortalecer ainda mais o trabalho político no município, ao lado do deputado Eduardo da Fonte e do deputado Lula da Fonte”, afirmou Honório.
Audiência na Alepe – Com o auditório Senador Sérgio Guerra lotado de produtores de cana-de-açúcar, representantes de usinas, associações e lideranças da cadeia produtiva, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, ontem (1º), uma audiência pública para discutir a grave crise que atinge o setor no Estado e em todo o Nordeste. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado Luciano Duque (SD), e convocado a partir de solicitação do deputado Antônio Moraes (PP).
CURTAS
UM PEDIDO DO SETOR – Antônio Moraes foi procurado por dirigentes de órgãos como o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco; a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco; e pelo Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco; os líderes colocaram a situação de extrema dificuldade que o setor atravessa e a necessidade de um aprofundamento dos debates em busca de soluções eficazes.
DUEIRE PAVIMENTANDO CAMINHO – O prefeito de Tracunhaém, Irmão Aluízio, formalizou seu apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB), destacando a atuação municipalista e o compromisso do senador com as demandas das cidades pernambucanas. Segundo o prefeito, o trabalho de Dueire tem sido decisivo para garantir avanços concretos na região.
APICULTORES – O deputado Antonio Coelho (UB) visitou, no último domingo (30), a Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Cabo de Santo Agostinho (AAMC) acompanhado de Daniel Paluca, importante liderança da região. E logo no encontro inicial com os associados, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda de R$ 300 mil para a instituição.
Perguntar não ofende: Ainda há espaço para dois palanques lulistas em Pernambuco?
O município de Carpina, na Zona da Mata Norte, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no plenário da Câmara dos Vereadores. O evento contou com a presença do vice-prefeito Dedé do Lanche (PRD), do presidente da Câmara, Júnior de Salete (Republicanos), e dos vereadores Xandinho (Podemos), Preto do Ipsep (MDB) e Wedja de Bila (SD).
O vice-prefeito Dedé do Lanche (PRD)
Além dos parlamentares, estiveram presentes no ato a secretária de Educação, Rosejara Ramos, a secretária de Saúde, Patrícia Amélia, a diretora da Unidade Mista, Eduarda Barreto, e a secretária de Cultura e Turismo, Marta Guerra. Alunos das Escolas Municipais Bela Vista, Eliane Carneiro, Mínima Florestinha e Doutor Irineu De Pontes Vieira também participaram do evento.
“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
Secretários municipais
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
O médico cardiologista Maurilio Rodrigues, grande homem, notável profissional, humanista e poeta, recebeu o prêmio Casaca de Couro, concedido pela Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores (SOBRAMES). O presidente da instituição, doutor Divaldo Almeida Sampaio, o entregou pessoalmente a outorga, que é concedida a médicos com talento e interesse pela literatura e escrita não científica.
O presidente Lula (PT) chega a Pernambuco, amanhã, acompanhado do prefeito do Recife, João Campos (PSB). João está em Brasília, hoje, e volta à capital no mesmo avião com Lula. O presidente vem a Pernambuco cumprir duas agendas, uma em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e outra em Cupira, no Agreste.
Em Ipojuca, Lula participa da cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, na Rodovia PE-60, Km 10, Parque Industrial de Suape. Já em Cupira, o presidente estará na inauguração da barragem Panelas II, construída através de uma parceria entre os Governos Federal e Estadual.
A Câmara dos Deputados bloqueou o salário de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida atendeu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar está foragido nos Estados Unidos, tentando driblar o cumprimento da sentença do STF que o condenou a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Ramagem se junta a Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) que também tiveram os salários cortados pela Casa a pedido do ministro do STF Alexandre de Moraes. Os dois, assim como o deputado fluminense, também deixaram o Brasil. As informações são do portal G1. Atualmente, o salário de um deputado federal é de R$ 46.366,19. Os vencimentos de Zambelli foram bloqueados em junho deste ano. No mês seguinte, o salário de Eduardo foi cortado. A decisão contra a Ramagem foi adotada em novembro.
Além de travar o salário, a Câmara informou, em nota, que também bloqueou a cota parlamentar – benefício mensal para custear despesas relacionadas ao exercício do mandato – de Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli. A Casa não comentou a decisão contra Ramagem. Segundo a Câmara, o caso do parlamentar está “sendo tratado em decisão judicial sob segredo de justiça”. “A Câmara dos Deputados cumpre todas as decisões judiciais”, afirmou.
A chamada pública de projetos para o Nordeste da Nova Indústria Brasil (NIB) selecionou 189 projetos que somam R$ 113 bilhões, quase 11 vezes superior à estimativa inicial de R$ 10 bilhões. Lançada em maio, a chamada dispôs de crédito para projetos estruturantes com foco em inovação, reindustrialização e desenvolvimento sustentável e recebeu propostas que somaram R$ 127 bilhões, em 245 propostas. O anúncio dos projetos selecionados foi feito hoje, na capital do Piauí, por representantes do Consórcio Nordeste, da Sudene e das instituições financeiras que participam da Chamada.
A Chamada Nordeste da Nova Indústria Brasil (NIB) é resultado de uma ação conjunta e inédita de fomento, construída entre os bancos públicos federais – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (Caixa), Banco do Nordeste (BNB) – e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio técnico da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
“A resposta do Nordeste à chamada da Nova Indústria Brasil é uma prova inquestionável do potencial de inovação e do empreendedorismo da Região. E o mais importante: 74% destas propostas vêm de micro, pequenas e médias empresas, que são o motor que transforma inovação em emprego e renda. Com esta chamada, estamos garantindo que o desenvolvimento sustentável e a neoindustrialização cheguem na ponta, alcançando os que estão mais perto das necessidades e das oportunidades locais”, avaliou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Já o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou que os resultados da Chamada Nordeste refletem o fortalecimento da articulação federal na Região, sendo uma das expressões mais importantes da territorialização das políticas públicas federais. “A reativação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (CORIFF), conduzida pela Sudene, permitiu reunir os principais atores financeiros do Governo Federal em torno de uma agenda integrada. Essa governança renovada tornou possível alinhar instrumentos, antecipar oportunidades e posicionar o Nordeste como protagonista de uma nova fase da indústria brasileira”, comentou.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, frisou que a chamada mostrou a capacidade do setor produtivo regional em estruturar projetos inovadores que justifiquem o aumento do valor do crédito que precisa estar disponível para a Região. “Essa é a prova de que, quando há um olhar específico para o Nordeste, as coisas acontecem. A Chamada tornou-se uma alavanca poderosa para melhoras os indicadores socioeconômicos da região”, disse.
A Associação de Empresários do Brasil (AEBR) inicia, nos próximos dias, uma agenda estratégica de visitas às redações e grupos de comunicação do Estado, com o objetivo de apresentar os resultados de seus oito anos de atuação e compartilhar as pautas prioritárias para 2026. A iniciativa reforça o compromisso da entidade com o diálogo institucional, a transparência e a aproximação com a imprensa, ampliando o debate sobre desenvolvimento econômico, segurança jurídica e políticas públicas voltadas ao setor produtivo.
Segundo o presidente da AEBR, Fernando Mendonça, as visitas fortalecem a representação do empresariado. “Queremos mostrar o que fizemos, o que estamos fazendo e o que vamos defender em 2026. Representamos quem gera emprego, renda e desenvolvimento. A imprensa é nossa aliada nesse processo”, afirma.
Ao longo de sua trajetória, a AEBR consolidou-se como uma das principais vozes em defesa do empregador pernambucano. Entre as ações de maior impacto estão a participação nas negociações que permitiram a reabertura responsável do comércio durante o lockdown e a articulação pela prorrogação do REFIS, garantindo suporte a empresas afetadas no pós-pandemia. A entidade também denunciou o abandono e a falta de segurança no Centro do Recife, cobrando providências das autoridades competentes.
No campo econômico, a associação intermediou a regularização de dívidas de 40 CNPJs junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, além de provocar a Secretaria da Fazenda Estadual para revisão do conceito de “atacadista”, diante da concorrência desigual com empresas de fora do Estado. A AEBR também integrou debates na FIEPE sobre obras estruturantes, como a Transnordestina e o Arco Metropolitano.
A entidade ampliou ainda sua presença institucional em Brasília, estabelecendo diálogo com o Ministério da Pesca, Ministério da Defesa, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público, TJPE e ALEPE, fortalecendo sua capacidade de articulação em pautas de interesse do empresariado.
PROPOSTAS – Para 2026, a AEBR tem como prioridades a defesa da isonomia tributária, o avanço das discussões sobre a Transnordestina e o Arco Metropolitano, a atuação pelo Recentro – que busca recuperar o Centro do Recife –, e a discussão sobre uma distribuição mais justa das contribuições tributárias para empresas de menor faturamento.
“Nosso compromisso é fortalecer o empreendedor e construir um ambiente de negócios mais justo, seguro e competitivo. Pernambuco precisa de quem lute por quem trabalha”, reforça Fernando Mendonça.
Com essa agenda, a AEBR reafirma seu papel como ponte entre o setor produtivo, a sociedade e os órgãos públicos, mantendo firme sua missão de impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.