Lula se torna o segundo brasileiro homenageado pela Academia Francesa

Do Congresso em Foco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na última quinta-feira (5) pela Academia Francesa, em Paris, tornando-se o segundo brasileiro a receber essa distinção. O primeiro foi o imperador Dom Pedro II, em 1872. Na ocasião, os acadêmicos anunciaram a inclusão do termo “multilateralismo” no dicionário oficial, em referência à atuação internacional do presidente.

O encontro fez parte da visita de Estado de Lula à França. Ao agradecer, ele lembrou sua origem humilde e destacou a importância do diálogo: “Estou muito orgulhoso em ser o segundo brasileiro a ser homenageado nesta Academia”.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi criada com inspiração direta no modelo francês. Lula citou Machado de Assis como exemplo de intelectual que construiu pontes culturais entre os dois países.

Durante o discurso, o presidente defendeu o multilateralismo como valor essencial da diplomacia e da democracia. Disse que “defender as instituições multilaterais é defender as instituições democráticas” e criticou retrocessos em avanços coletivos globais. A homenagem reforça a retomada da parceria entre Brasil e França em temas como cultura, paz e governança global.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, no dia 3 de novembro, às 18h, uma Reunião Solene em homenagem ao centenário de nascimento de Armando Monteiro Filho (in memoriam), ex-deputado, ex-ministro da Agricultura do Governo João Goulart e pai do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro.

A cerimônia foi proposta pelo deputado Izaias Régis (PSDB), com coautoria do deputado João Paulo, e contará com a presença de políticos, autoridades e admiradores do homenageado. O evento acontecerá no Auditório Senador Sérgio Guerra.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do G1/PE

Um vídeo gravado por uma acompanhante de paciente internado no Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, mostra a enfermaria tomada por muriçocas na noite de ontem. Nas imagens, é possível ver as pessoas usando raquetes elétricas para se proteger. Os estalos dos insetos sendo atingidos são ouvidos ao fundo. A situação causou revolta e preocupação entre os pacientes.

Em nota, a direção do Hospital Getúlio Vargas afirmou que “medidas preventivas e corretivas vêm sendo executadas de forma contínua para o combate à presença de muriçocas, tais como a realização de dedetizações semanais, a instalação de arandelas mata-moscas e o reforço nas ações de capinação e limpeza”.

O HGV informou ainda que está na fase final de uma licitação para instalar telas antimosquito em todas as áreas da unidade de saúde. Outras ações estão em andamento, como a pavimentação das áreas externas próximas à emergência, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias e ambientais do hospital.