Lula propôs ser interlocutor entre EUA e Venezuela, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste domingo (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para atuar como interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela. Mais cedo, Lula se reuniu com presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. Segundo o chanceler brasileiro, Lula disse que a América do Sul é uma região de paz e que é necessário buscar soluções aceitáveis.

“O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, onde estamos, é uma região de paz. E ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, afirmou. As informações são da Agência Brasil.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres e um porta-aviões para o Caribe. O governo Trump bombardeou embarcações, sob a justificativa de estar combatendo as rotas de narcotráfico que abastecem os Estados Unidos. Trata-se da mais recente operação da campanha antidrogas do presidente Donald Trump na região.

Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o reforço militar na região objetiva tirá-lo do poder.

Veja outras postagens

A posse do escritor Roberto Pereira, amanhã (27), às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, vem cercada de muita expectativa em face da presença de imortais da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da Academia de Letras de Goiana e a de Escada, além dos Institutos Históricos de Pernambuco, do Grupo de Amigos do Turismo (GAT), dos seus colegas de engenharia, cuja turma é conhecida, na UFPE, por turma dos jacarés, além de sua legião de ex-alunos do Radier.

Pereira assumirá a Cadeira 35, antes ocupada pelo escritor Marcos Vilaça, quando, no seu discurso de investidura, vai fazer a defesa da Cultura e da preservação do Patrimônio Histórico, sendo este um dos elos da ligação entre o sucessor e o sucedido. O cerimonialista será Silas da Costa e Silva, uma das referências de Pernambuco neste campo de atuação.

Após a solenidade será servido um coquetel e, nos jardins, as apresentações do Bloco das Ilusões e do Caboclinho Sete Flexas de Goiana, respectivamente, patrocinadas pela Empetur e Fundarpe, entidades antes presididas por Roberto Pereira.

O novo acadêmico fará também uma homenagem ao seu pai, Nilo Pereira, e ao seu irmão, Geraldo Pereira, antes, em épocas diferentes, imortais da Pernambucana de Letras. Roberto Pereira é autor dos livros “O idealismo da Confederação do Equador (opúsculo)”, de “Um olhar sobre o imaginário cultural” e o “Arte e cultura, pensar, livre pensar”.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A operadora CVC Viagens divulgou os destinos mais procurados para o verão de 2025, com destaque para Porto de Galinhas (PE) entre os nacionais e Orlando (EUA) no internacional. No ranking nacional, Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) completam o pódio, enquanto, no exterior, Punta Cana (República Dominicana) e Portugal aparecem logo após Orlando.

Segundo a CVC, o interesse pelos destinos reflete tanto o apelo turístico quanto a diversidade de experiências que oferecem. Porto de Galinhas se destaca pelas praias paradisíacas e infraestrutura turística, enquanto Orlando atrai visitantes interessados em parques temáticos e opções de lazer para toda a família.

A operadora ressalta que a procura por viagens de verão continua aquecida, impulsionando o setor de turismo nacional e internacional e movimentando a economia dos destinos mais buscados.

Top 10 nacional:

  1. Porto de Galinhas
  2. Maceió
  3. Porto Seguro
  4. Gramado
  5. João Pessoa
  6. Natal
  7. Fortaleza
  8. Foz do Iguaçu
  9. Rio de Janeiro
  10. Balneário Camboriú

Top 10 internacional:

  1. Orlando
  2. Punta Cana
  3. Portugal
  4. Itália
  5. Buenos Aires
  6. Chile
  7. Cancun
  8. França
  9. Miami
  10. Espanha