O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja reforçar a equipe de mídias digitais da Presidência da República. Segundo relatos feitos à CNN Brasil, a ideia é aumentar o engajamento em publicações do governo e atingir um público que hoje não tem acesso ao conteúdo. Para isso, assessores do governo reconhecem a possibilidade tanto de contratação de especialistas como de mudanças na equipe de comunicação.
A crítica é de que a comunicação petista ainda é analógica e necessita de um choque digital. Para isso, auxiliares presidenciais devem conversar com a equipe de políticos de esquerda com alta popularidade digital. No Palácio do Planalto, são citados como exemplos positivos o prefeito de Recife, João Campos (PSB), e os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP) e André Janones (Avante-MG).
O diagnóstico na equipe petista é de que os algoritmos de redes sociais têm impedido que conteúdo governamental chegue à parcela do eleitorado. E que, por isso, parcela da população, que se informa pelos meios digitais, não tem recebido informações da gestão petista. Um exemplo citado é a proposta de aumento da faixa de isenção da tabela do imposto de renda para R$ 5 mil. Segundo pesquisa da Quaest, mais da metade da população não sabia que o governo federal havia proposto a iniciativa.