O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, hoje, da cúpula dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O encontro em Bogotá, capital da Colômbia, visa alinhar posições dos países cobertos pela floresta amazônica para a conferência do clima das Nações Unidas, a COP30, que será realizada em novembro em Belém, no Pará. As informações são do portal G1.
Neste momento, os chefes de Estado, incluindo Lula, participam de um encontro com a sociedade civil e indígenas na Plaza de Armas. Anfitrião da COP 30, Lula intensificou as conversas com líderes de outros países. Na ocasião da cúpula em Bogotá, o Brasil articula ainda dar uma resposta coletiva e indireta dos países amazônicos sobre navios dos Estados Unidos enviados para a costa da Venezuela.
Uma comitiva de ministros também está participando da cúpula desde quinta-feira (21). São eles: Mauro Vieira (Itamaraty), Marina Silva (Meio Ambiente), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral). A previsão é que o presidente Lula discurse nesse encontro com a sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais e academia. Depois, Lula participa da reunião de presidentes de Estados partes da OTCA. Autoridades dos oito países da OTCA farão uma reunião privada. Ao fim, deve ser divulgada uma declaração a respeito dos pontos acordados na cúpula.