O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra, hoje, o publicitário Sidônio Palmeira para definir a troca na chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo. Palmeira é cotado para substituir Paulo Pimenta, que está à frente da Secom hoje. Na agenda oficial de Lula, está marcada também uma reunião com Pimenta às 9h30 no Palácio do Planalto.
Segundo assessores próximos ao presidente, o destino de Paulo Pimenta ainda é incerto. Neste momento, o mais provável é que ele volte para a Câmara. Pimenta pode ainda assumir uma liderança. Ao blog da Ana Flor, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo precisa comunicar melhor o esforço fiscal e de transparência das contas que vem sendo feito desde 2023.
Mesmo antes de assumir, Sidônio – que foi marqueteiro de Lula na campanha de 2022 – já deu o tom dos últimos movimentos do governo: menos enfrentamento com o mercado financeiro nas falas e demonstrações de um governo unido. Desavenças entre ministros e disputas por influência no entorno do presidente transpareceram ao longo de 2024. Ontem, o ministro da Casa Civil foi ao ministério da Fazenda, num gesto de unidade. Lula quer reunir seus ministros ainda em janeiro para passar novas diretrizes.
Depois do anúncio de que o ministro Paulo Pimenta vai deixar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência para dar lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira, cresceu a expectativa de deputados da base governista por outras mudanças na Esplanada dos Ministérios. Uma dessas mudanças envolveria bancada do PSD.
O partido ainda não foi chamado para conversar. Mas tem dado sinalizações de que não aceita mais a Pesca como espaço na Esplanada. E tem enviado recados ao Planalto de que sua fidelidade precisa ser recompensada.
Sidônio Palmeira vai assumir a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
O PSD tem 44 deputados. A sigla tem, ao todo, três ministérios: Agricultura, Minas e Energia e Pesca. Só que os dois primeiros são da bancada do partido no Senado. Apenas a Pesca é da bancada da Câmara. A pasta é vista como de pouca capilaridade e com poucos recursos.
“Nos prometeram o Turismo, depois entregaram a Pesca. Prometeram a Funasa [Fundação Nacional de Saúde] e não entregaram. O PSD tem cumprido a parte dele no acordo. É o partido da base que mais entrega votos. E fez um gesto mesmo com a bancada insatisfeita no Pacote Fiscal”, disse um experiente deputado da bancada.
Contemplar o PSD pode ser estratégico para a articulação política do governo antes do início do ano legislativo.
O governo tem visto aumentarem as dificuldades para a formação de maioria na Câmara, especialmente depois das decisões do ministro Flavio Dino, que determinaram maior transparência nas emendas parlamentares, e na descoberta da abertura de um inquérito na Polícia Federal que investiga irregularidades associadas ao tema.
No fim do ano, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse a interlocutores que Lula precisava fazer um freio de arrumação nos seus ministérios.
“Tem partido com espaço demais que entrega pouco e partido com pouco espaço que entrega muito. É preciso fazer uma rearrumação do equilíbrio de forças”, afirmou o presidente.
Hoje é dia de lembrar os delírios golpistas que quase destruíram o Brasil
Por Larissa Rodrigues Repórter do blog
Há exatos dois anos, o Brasil assistia atônito às invasões e depredações de prédios públicos em Brasília. Um show de horrores que desafiou a democracia, a ordem pública e as instituições brasileiras.
O 8 de janeiro de 2023 marcou a história do País como o dia em que bolsonaristas insatisfeitos com a eleição do presidente Lula (PT) quiseram mudar o resultado das urnas por meio da violência generalizada.
Tentaram tomar o poder à força, desrespeitando a vontade dos mais de 60 milhões de eleitores e eleitoras que escolheram, de forma legítima e democrática, que o próximo presidente da República seria Lula.
Independentemente de se concordar ou não com o projeto petista, não há e nem nunca houve dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral, a não ser aquelas que foram inventadas para servirem aos interesses do ex-presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL), que também nunca foi alguém compromissado com a verdade.
Diante de tudo o que se sabe hoje, inclusive do plano para assassinar o presidente Lula, seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que à época era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há como negar que o 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe, algo que precisa ser exposto e lembrado todos os anos, para jamais ser repetido.
GOLPISTAS PLANEJAVAM NATAL SANGRENTO – Não se pode esquecer também que dias antes do 8 de janeiro, na véspera de Natal de 2022, um trio que compartilhava dos mesmos delírios golpistas tentou explodir o aeroporto de Brasília. Era manhã do dia 24 de dezembro quando surgiu a notícia de que uma bomba havia sido acoplada a um caminhão-tanque abastecido com 60 mil litros de querosene de aviação e que entraria na área do terminal do aeroporto. Hoje se sabe que o plano de assassinato de Lula estava sendo planejado também em dezembro. Veja a gravidade do que pretendiam fazer com o Brasil.
Lunáticos fantasiados de patriotas – O dia de hoje é para lembrar e também refletir sobre todas as ações desses lunáticos desiludidos com o resultado das urnas. Depredaram prédios públicos, planejaram matar o presidente eleito democraticamente e iriam assassinar dezenas de inocentes ao explodir o aeroporto da capital federal. Mesmo que tentem negar os fatos, entraram para a história como golpistas violentos delirantes, jamais como patriotas que amam o Brasil.
Evento marcará os dois anos da tentativa de golpe – Às 9h30 desta quarta-feira (8), o presidente Lula comanda uma cerimônia para lembrar os dois anos dos atos golpistas em Brasília. Ele vai descer a rampa do Planalto com integrantes dos Três Poderes, uma caminhada semelhante à que ele fez um dia depois dos ataques, em 2023. O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha), o general Tomás Paiva (Exército) e o tenente brigadeiro do ar Marcelo Damasceno (Aeronáutica) comparecerão, a pedido do presidente.
Reforma ministerial – A aguardada reforma ministerial de Lula neste início de ano pode mexer com a vida dos ministros pernambucanos. Atualmente, Lula tem quatro nomes do Estado na sua equipe. São eles Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro de Portos e Aeroportos; André de Paula (PSD), ministro da Pesca e Aquicultura; José Múcio, ministro da Defesa; e Luciana Santos (PCdoB), ministra da Ciência Tecnologia e Inovação.
Silvinho e André de Paula em alta – O que se comenta nos bastidores é que Silvio Costa Filho e André de Paula têm chances de crescer no Governo. Além de competentes, seus partidos saíram vitoriosos das eleições municipais e seria interessante para Lula aumentar os espaços do Republicanos e do PSD na reforma. Essa manobra reduziria o espaço do PT, que já está de olho no ministério ocupado pelo PCdoB com a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos. Já o ministro José Múcio gostaria de se dedicar mais à família e deixaria a Defesa por essa razão.
CURTAS
Servidores cedidos – A cessão de cinco servidores do Estado para a Prefeitura do Recife foi oficializada no Diário Oficial do último sábado (4). Os cinco nomes têm até o dia 31 de dezembro de 2025 para prestarem serviços à capital. Todos são integrantes do primeiro escalão do prefeito reeleito, João Campos (PSB). O ato foi assinado pela secretária de Administração da gestão Raquel Lyra (PSDB), Ana Maraíza de Sousa Silva.
Servidores não cedidos – Também está no DO de sábado a recusa em ceder outros cinco servidores, que eram secretários executivos da gestão socialista. Um outro ex-integrante do time de João Campos e que era cedido do Estado é Felipe Cadena. Não se sabe o motivo de o nome dele não constar na lista de funcionários que o prefeito pediu cessão. Cadena era secretário executivo de Transformação Digital do município. Nos últimos dias, ele fez uma despedida emocionada no Instagram e lembrou que esteve envolvido diretamente em projetos como o aplicativo Conecta Recife. Ele é engenheiro de computação e auditor da Sefaz.
Ingrid Zanella cumpre promessa – A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, anunciou, ontem, a anuidade zero para os jovens advogados e advogadas do Estado, com até cinco anos de formados. A medida começou a vigorar ontem mesmo e é inédita e histórica. A OAB-PE é a primeira no Brasil a implantar a anuidade zero. A decisão foi tomada após a adequação necessária no orçamento da Ordem, garantindo a execução da proposta que vai beneficiar mais de 10 mil jovens advogados. Atualmente, a anuidade para os jovens advogados varia de R$ 400 a R$ 720.
Perguntar não ofende: João Campos vai mandar nova lista pedindo cessão de servidores para Raquel Lyra?
Em entrevista à imprensa em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse que “provavelmente” suas ameaças contribuíram para as mudanças na moderação de conteúdo da Meta, anunciadas por Mark Zuckerberg nesta terça-feira, 7.
Em 2021, Trump teve suas contas do Facebook e do Instagram suspensas após elogiar envolvidos nos atos violentos no Capitólio, em 6 de janeiro. Em 2024, Trump disse que mandaria Zuckerberg para prisão perpétua, pois, segundo o republicano, o dono da Meta teria colocado as redes sociais contra ele.
Perguntado se suas ameaças teriam ajudado na mudança de posicionamento do CEO da Meta, Trump respondeu dizendo “provavelmente”. “Honestamente, acho que a Meta percorreu um longo caminho”, disse Trump aos repórteres durante uma entrevista coletiva nesta terça.
Zuckerberg anunciou um pacote de mudanças nas redes sociais da companhia, incluindo o fim da checagem de informações. Segundo Zuckerberg, as novas regras impostas para o Facebook e para o Instagram são para “recuperar a liberdade de expressão”, mas a o executivo e a sua empresa receberam críticas de especialistas e autoridades que consideram o movimento prejudicial para usuários e processos democráticos.
O bilionário também disse que a Meta trabalhará junto com o governo Trump para lutar contra os governos de outros países que “censuram plataformas”. A decisão, elogiada por Trump, marca uma nova fase do relacionamento entre o dono do Facebook e o republicano, que já foi bem conturbada.
Zuckerberg começou a sinalizar uma aproximação com o presidente eleito quando, após a reeleição, em novembro, doou US$ 1 milhão para o fundo inaugural de Donald Trump.
As novidades agradaram Trump e seus aliados, muitos dos quais não gostam da prática da Meta de adicionar avisos de isenção de responsabilidade ou advertências a publicações questionáveis ou falsas. Durante muito tempo, Trump criticou Zuckerberg, alegando que o recurso de verificação de fatos tratava as publicações de usuários conservadores de forma injusta.
O Governo de Pernambuco está realizando o maior investimento da história do estado em infraestrutura hídrica e saneamento básico. A iniciativa faz parte do programa Águas de Pernambuco, lançado em 2024, que destina mais de R$ 6 bilhões para ações que garantem abastecimento de água, saneamento e segurança hídrica em todas as regiões. O programa contempla projetos estratégicos, como barragens, adutoras e sistemas de esgoto.
Uma das ações mais recentes foi a publicação do edital para a conclusão da Barragem Igarapeba, na Zona da Mata Sul, com um investimento de R$ 185 milhões. Outras obras fundamentais foram retomadas, como as barragens de Gatos e São Bento do Una, no Agreste, além da Barragem Panelas II, que já atingiu 70% de execução.
Outro destaque do programa é a expansão da Adutora do Agreste, considerada uma das maiores obras de abastecimento de água do país. O sistema, integrado às adutoras de Serro Azul e Alto Capibaribe, beneficiará mais de 2,3 milhões de pessoas.
Além da ampliação do saneamento urbano, o programa também prioriza áreas rurais historicamente esquecidas. Com investimentos de R$ 31 milhões, mais de 15 mil moradores do interior foram beneficiados com sistemas de abastecimento de água em cidades como Afogados da Ingazeira, Tuparetama e São José do Egito.
A governadora Raquel Lyra escolheu o promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), pouco após a divulgação da lista tríplice eleita pelos membros do MPPE. O novo procurador-geral assumirá o cargo durante o biênio 2025-2027.
José Paulo Cavalcanti Xavier Filho tem 25 anos de carreira no Ministério Público de Pernambuco, onde iniciou seu trabalho na Promotoria de Justiça de Ouricuri. Ao longo das atividades, ele também foi titular de Promotorias de Justiça em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife. Até o momento, o gestor era titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Infância e Juventude), encontrando-se no exercício da função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça desde novembro de 2022.
O novo Procurador-Geral vai substituir Marcos Antônio Matos de Carvalho, que assumirá uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta quarta-feira (8). Na eleição, a lista tríplice foi composta por José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, com 262 votos; Maria Lizandra Lira de Carvalho, com 257 votos; e Silvio José Menezes Tavares, que teve 180 votos.
A cantora e compositora Irah Caldeira sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel no dia 15 de janeiro, às 20h, para apresentar o show Maria, das Dores, Daluz – Mulheres Compositoras do Nordeste. O espetáculo, parte da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos, revisita o álbum lançado em 2009, que resgatou e deu visibilidade a composições femininas da região, explorando ritmos como forró, coco, toada e samba de latada.
O projeto, financiado pelo FUNCULTURA, foi pioneiro na valorização das mulheres na música nordestina e agora ganha uma celebração especial no teatro mais tradicional do Recife. Os ingressos para o evento já estão disponíveis na plataforma Sympla, no link: bileto.sympla.com.br/event/101510.
O Fest Verão Goiana 2025 foi oficialmente lançado nesta terça-feira (7) em coletiva de imprensa promovida pelo Governo Municipal. Com início nesta sexta-feira (10) e programação até 2 de fevereiro, o evento contará com shows de artistas nacionais como Solange Almeida, Leonardo, João Gomes, Zezé Di Camargo, Léo Santana, Priscila Senna, Raphaela Santos, Nattan, Joelma e outros. Além das grandes atrações, o festival também abrirá espaço para artistas e manifestações culturais locais, com edital a ser lançado em breve para cadastramento de atrações regionais.
O evento marca uma das primeiras grandes ações da nova gestão municipal. O prefeito Eduardo Batista destacou o esforço da equipe na organização do festival e desmentiu rumores de que a programação teria sido definida pela administração anterior. “Em menos de uma semana, preparamos toda essa festa, com estrutura da Prefeitura e apoio da Polícia Militar em todas as praias onde o festival acontecerá”, afirmou. O secretário de Turismo, Alexandre Carvalho, ressaltou que o evento, realizado nas praias de Ponta de Pedras, Carne de Vaca e Atapuz, movimentará a economia local e atrairá turistas. O Fest Verão Goiana 2025 começa às 16h desta sexta-feira (10), na praia de Ponta de Pedras, com acesso gratuito.
10/01 – PONTA DE PEDRAS 16h Tiago Tavares 18h Namoro Sertanejo 20h Faz a Farra 21h Solange Almeida 22h30 Leonardo 24h Rafaela Santos Intervalos: Thyago Passos e Ronaldo Stronda
11/01 – PONTA DE PEDRAS 16h Rabo da Gata 18h Yago Santana 20h João Gomes 22h Nono Germano 22h50 André do Errados 24h Priscila Sena Intervalos: Thyago Passos e Dj Júnior
12/01 – PONTA DE PEDRAS 16h Banda Ficada 17h Só Uma Farrinha 18h Dudu Soluê 19h Lipe Lucena 21h Márcia Felipe 24h Xand Avião Intervalos: Ronaldo Stronda
17/01 – PONTA DE PEDRAS 15h Príncipe do Paredão 16h Jr. Manchão 17h Sandy Chamego 17h30 Serginho Nascimento 18h30 Sensação 20h Pisada de Bacana 22h Hungria 24h Zezé di Camargo
18/01 – PONTA DE PEDRAS 16h30 Banda Acesso 17h30 Forró de Três 18h30 Amarula 19h30 Netinho Xote 10 20h30 Andinho Safadinho 22h Eduardo Costa 24h Henry Freitas Intervalos: Thyago Passos
19/01 – PONTA DE PEDRAS 15h Gera Bamba 16h Thiaguinho Sayde 17h30 Alcimar Gomes 19h Picakp de Luxo 20h30 Arrecifes 22h Limão com Mel 24h Mary Fernandes Intervalos: Thyago Passos
24/01 – PONTA DE PEDRAS 15h Gera Bamba 16h Thiaguinho Sayde 17h30 Alcimar Gomes 19h Picakp de Luxo 20h30 Arrecifes 22h Limão com Mel 24h Mary Fernandes
25/01 – PONTA DE PEDRAS 15h Rodriguinho do Acordeon 16h Ritmo Nordestino 17h Forró Avulso 18h30 Érica do Acordeon 19h30 Gleidson, Ivson e Loran 20h30 Débora Magliano 22h Padre Nilson 24h Altemar Dutra Jr
25/01 – CARNE DE VACA E ATAPUZ 17h Moura Rossi 18h30 Wesley Moral 19h30 Roberto do Brega 20h30 Trio Envolvente 21h Cesar Paredão 22h Mc Gibizinho 24h Sheldon Intervalos: Thyago Passos
26/01 – PONTA DE PEDRAS 15h Sandro Boladão 16h Orlando e Cia 17h Toinho Ferreira 18h Banda Unidos por Cris 19h Santa Trindade 20h30 Dayse Alexandre 22h Padre Alessandro Campos 24h Roberta Miranda
26/01 – CARNE DE VACA E ATAPUZ 14h Banda Império 15h Brisas da Serra 16h Max e Banda Desejo 17h Cleber Moreira 18h Juliana Alves 19h Ana Castela 21h Walas Arraes 23h Aconchego Intervalos: Thyago Passos
31/01 – PONTA DE PEDRAS 15h Paulo Neto 16h30 Os Pabulozos 17h30 Arreda e Dance 18h30 Maurinho 19h30 Bárbara Luna 20h30 Jorge do Recife 22h Vitor Fernandes 24h Joelma
01/02 – PONTA DE PEDRAS 16h Trio da Huana 17h Tulio Mistura 20h Manu Batidão 22h Banda Luxuria 23h Debjha Band 24h Furação do Arrocha 1h Diego Pena Forte Intervalos: Thyago Passos
02/02 – PONTA DE PEDRAS Intervalos: Thyago Passos, Dj Junior e Ronaldo Stronda 18h Guegue Melodia 19h Brasil Nambuco 20h30 Fernan do Acordeon 22h Cavaleiros do Forró 24h Xand Harmonia
O festival Noronhar chegou ao fim na noite de ontem (6), consolidando-se como um dos eventos mais marcantes do início do ano em Fernando de Noronha. Durante quatro dias, a Pousada Zé Maria foi palco de uma programação intensa, reunindo nomes como Falamansa, João Gomes, L7nnon, Jeito Moleque, além de DJs como Cat Dealers, DJ Anão e Coy.
O evento também atraiu diversas celebridades, entre elas, o ator Paulinho Vilhena, que comemorou seu aniversário ao som dos Velotrollers na abertura do festival. O encerramento ficou por conta da festa Me Faz Feliz, com apresentações de Jeito Moleque, Cat Dealers e DJ Anão. Realizado pelo Réveillon Zé Maria e Mallupy Entretenimento, com apoio do Neuronha, o festival encerrou sua primeira edição com boa adesão e já desperta expectativa para os próximos anos.
A invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro, completa dois anos nesta quarta-feira, 8. O episódio definiu o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República e levou extremistas à prisão a partir de investigações em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda apura os nomes dos responsáveis pela organização e pelo financiamento dos atos antidemocráticos, mas já apontou a trama golpista de integrantes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro como catalisadora do movimento que culminaria com a depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
Em dezembro de 2023, a PGR apresentou a primeira denúncia no inquérito que apura a atuação de financiadores dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. Um morador de Londrina, no Paraná, foi denunciado por “oferecer auxílio material e moral ao grupo que invadiu as sedes dos Três Poderes, em Brasília”. A identidade dele não foi divulgada.
De acordo com a denúncia, o paranaense teria fretado quatro ônibus para o transporte de “dezenas de pessoas” para Brasília, em contratos com valor total de R$ 59,2 mil. “Além de financiar os deslocamentos, o denunciado foi acusado de participar da organização e arregimentação de pessoas para a prática dos atos”, diz a PGR.
O morador de Londrina deve responder por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, além de deterioração de patrimônio tombado. Somadas as penas máximas passam de 30 anos de reclusão.
Investigações em curso As investigações para se chegar aos nomes dos organizadores e financiadores dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro ainda estão em curso na Procuradoria-Geral da República. Em 2024, a Polícia Federal (PF) prendeu dois empresários, no dia 25 de fevereiro, na 25ª fase da Operação Lesa Pátria. Segundo a PF, o objetivo da ação era identificar pessoas que “financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro”.
Foram alvos Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita, ambos sócios do grupo Melhor Atacadista. A defesa dos empresários informou que os empresários mantêm “esforços para esclarecer todos os fatos, compromisso mantido perante o Supremo Tribunal Federal”.
Joveci Xavier chegou a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, negou ter participado dos atos em Brasília, mas admitiu ter comparecido ao local no momento em que as invasões aconteceram.
Em junho, em uma nova etapa da Lesa Pátria para identificar pessoas que “financiaram e fomentaram” os atos golpistas”, a PF cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal em Goiás (4), Mato Grosso do Sul (4) e Santa Catarina (19).
Os alvos foram empresários de Santa Catarina que atuaram tanto no financiamento dos atos em Brasília quanto no bloqueio de estradas. Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.
Narrativa golpista A Polícia Federal apontou no relatório em que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro; o ex-ministro da Defesa general Braga Netto; o ex-chefe do GSI general Augusto Heleno; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; e mais 33 investigados nas operações Tempus Veritatis e Contragolpe a influência da narrativa golpista nos atos do 8 de Janeiro. A PF atribui ao ex-chefe do Executivo, militares de alta patente e aliados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Somadas, as penas máximas previstas para esses delitos chegam a 28 anos de prisão.
Segundo os investigadores, “diante da não concretização do golpe de Estado no dia 15 de dezembro de 2022, os investigados ainda aguardavam uma ação que pudesse desencadear a ruptura institucional, com o apoio das Forças Armadas. Dessa forma, “continuaram a monitorar o ministro Alexandre de Moraes e a incitar e subsidiar as manifestações antidemocráticas em frente às instalações militares, fato que culminou nos eventos violentos do dia 08 de janeiro de 2023, quando novamente o golpe de Estado foi tentado no País”.
Para a PF, “a disseminação, por múltiplos canais, de notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, concomitante com o financiamento de manifestações antidemocráticas por integrantes do governo do então presidente da República e por militares, além da deliberada inércia de integrantes das Forças Armadas em não dissipar as manifestações que ocorriam em frente a instalações militares alimentou a expectativa de que um golpe militar era iminente, tendo como seu epílogo a materialização nos atos do dia 08 de janeiro de 2023″.
O ano que celebra os 200 anos do Diario de Pernambuco começa com um mais um momento de condecoração significativo para uma história marcada pela contribuição à informação e ao registro cultural do Estado e do País. O prefeito João Campos sancionou, nesta terça-feira (7), a lei que reconhece o jornal mais antigo em circulação do Hemisfério Sul como Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife. O Projeto de Lei havia sido aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal do Recife no dia 3 de dezembro de 2024.
A proposta foi apresentada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que defendeu a necessidade de um reconhecimento da importância do Diario para a sociedade pernambucana e brasileira através dos séculos.
Em 3 de setembro do ano passado, a governadora Raquel Lyra anunciou que o antigo prédio onde o Diario funcionava, na Praça da Independência, em Santo Antônio, será reformada para sediar a Secretaria Estadual de Cultura. Já em 19 de novembro, o acervo do jornal foi oficializado como Patrimônio Cultural Material do Brasil.
Na ocasião, João Campos destacou que esse reconhecimento vem em um momento fundamental, tanto em relação á efeméride dos 200 anos que o Diario está completando este ano quanto devido ao tão turbulento momento do mundo da comunicação. “Ter fontes históricas e jornalísticas, com editoriais e informações precisas, como o Diario, é essencial para dar mais peso à informação. Os tempos são muito cinzentos e incertos, como a gente vê acontecendo agora com as grandes plataformas que querem tirar os verificadores com as sinalizações de notícias falsas e, por isso, estamos fazendo um dever que é de ofício mas também de honra ao reconhecer a importância histórica do Diario”, afirmou o prefeito.
“Lendo a matéria dos 198 anos do Diario, eu lembro bem de ter me dado conta da falta de um reconhecimento, algo que celebre essa jornada de um veículo que tem um compromisso histórico com a verdade e com a ética da informação. Cresci vendo o meu pai sendo um leitor assíduo do jornal dentro de casa e desde então percebo como o Diario entra nas casas das diferentes classes sociais sempre com o mesmo compromisso de grande relevância e seriedade social”, destacou a vereadora Ana Lúcia.
“Foi perfeita essa iniciativa da vereadora Ana Lúcia e a resposta imediata do prefeito em sancionar a lei no sentido de entender que não é apenas o acervo do jornal que precisa dessa homenagem e desse reconhecimento como parte da história da cidade e do país, mas o Diario como um todo. Estão todos de parabéns pela sensibilidade de perceber e valorizar isso”, enalteceu o presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Vital.
Dona Severina comemorou, nesta terça-feira (7), seus 121 anos de vida ao lado da família, marcando mais um capítulo de sua longa trajetória. Nascida em 1904, na cidade de Escada, Pernambuco, ela acompanhou de perto as transformações do último século e mantém o bom humor e a lucidez. Mãe de 14 filhos, relembrou histórias do passado e falou sobre os carnavais de Recife, destacando a animação das festas e o hábito de sair fantasiada para a folia.
A celebração reuniu familiares e emocionou a todos pela vitalidade e disposição da aniversariante. Para conferir essa história inspiradora e conhecer mais sobre a vida dessa pernambucana centenária, assista à matéria do VEM PE, da TV Guararapes.
Os membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) definiram, nesta terça-feira (7), os três nomes que compõem a lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça no biênio 2025-2027. A votação, realizada de forma eletrônica, apontou como mais votados o promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, com 262 votos, a promotora Maria Lizandra Lira de Carvalho, com 257 votos, e o procurador Silvio José Menezes Tavares, com 180 votos. Agora, a lista segue para a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que será responsável por nomear o novo chefe do MPPE.
A eleição ocorreu entre 9h e 17h, por meio do Sistema Eletrônico de Votação (SEV). Promotores e procuradores puderam escolher de um a três nomes entre os cinco candidatos inscritos. Além dos três integrantes da lista tríplice, participaram da disputa a promotora Deluse Amaral Rolim Florentino, que obteve 172 votos, e o promotor Maviael de Souza Silva, com 160 votos. De acordo com o MPPE, o processo transcorreu sem incidentes, e a apuração dos resultados foi realizada logo após o encerramento do pleito.
A escolha final caberá à governadora Raquel Lyra, que deverá decidir, nos próximos dias, quem comandará o Ministério Público de Pernambuco pelos próximos dois anos. O novo Procurador-Geral substituirá o promotor Marcos Antônio Matos de Carvalho, que deixa o cargo para assumir uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta quarta-feira (8).
Os três candidatos escolhidos possuem carreiras consolidadas no MPPE. José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, de 50 anos, atua no Ministério Público há 25 anos e atualmente é titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com foco na infância e juventude. Ele também exerce a função de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral desde 2022.
Maria Lizandra Lira de Carvalho, de 51 anos, tem 20 anos de trajetória no MPPE. Atualmente, é titular da 20ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, atuando em direitos humanos, e ocupa o cargo de ouvidora do Ministério Público desde março deste ano.
Silvio José Menezes Tavares, de 55 anos, é procurador de Justiça e possui 31 anos de carreira no MPPE. Desde 2014, é titular da 20ª Procuradoria de Justiça Cível, onde desempenha papel estratégico na área jurídica do órgão.