Lula elogia Dino depois de derrota no Senado

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

O presidente Lula sinalizou, ontem, pela escolha do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Diante, entretanto, do desgaste de Dino no Congresso, o Governo Lula corre risco de sofrer uma derrota no Senado, por onde é decidida a vaga aberta na corte.

Nesta semana, o Senado rejeitou a indicação de Igor Roque para a Defensoria Pública da União por 38 a 35 votos, o que foi interpretado como um recado do bloco de oposição no Senado de que pode derrotar também a indicação de Dino para o Supremo.

Veja outras postagens

Por Maysa Sena – Blog da Folha

O desembargador Francisco Bandeira de Mello assumiu, nesta segunda-feira (2), a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2026/2028. Em seu discurso de posse, o magistrado ressaltou a celeridade dos processos judiciais como uma das principais prioridades da nova gestão, com ênfase no uso da inteligência artificial generativa como ferramenta de apoio ao Judiciário.

“Nós precisamos, de fato, da IA generativa para apoiar o trabalho dos magistrados e dos servidores, e precisamos também da automatização do processo judicial eletrônico. A IA não decide e não julga, mas ela ajuda a fazer mais e fazer melhor”, afirmou o novo presidente do TJPE.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

A governadora Raquel Lyra (PSD) comentou sobre a decisão do ministro Gilmar Mendes de suspender investigações do Estado contra secretários da Prefeitura do Recife. Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a gestora declarou: “Quem precisa prestar esclarecimentos, que preste”.

“Olha, o Estado de Pernambuco não teve acesso integral aos autos. Eu penso que a questão está sendo tratada na Justiça, o Ministério Público também está envolvido. O Estado de Pernambuco irá se manifestar nos autos, pela sua Procuradoria. Acho que o importante de tudo é sempre ter em mente, no que diz respeito a essa questão, que quem precisa prestar esclarecimentos, que preste. E, no caso, falando aqui das nossas polícias especificamente, que elas estejam sempre prontas para investigar qualquer ilícito que exista”, ressaltou.

Ipojuca - No Zap

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira que o Congresso continuará a “fazer valer” suas prerrogativas na destinação de emendas parlamentares. A fala, em sessão solene que marca o início do ano Legislativo, ocorre no momento em que avançam no Supremo Tribunal Federal (STF) investigações sobre o mau uso desse tipo de recurso.

— Que 2026 continue sendo um ano de entregas ao país, atendendo sempre as expectativas da população, em sintonia com as ruas. E que, nós, parlamentares, sigamos transformando a esperança das pessoas em realidade. E cabe a este plenário, soberano e independente, perseguir esse caminho dia e noite, com votações de propostas de interesse do país. E fazer valer a prerrogativa constitucional do Congresso de destinar as emendas parlamentares aos rincões Brasil afora, que, na maioria das vezes, não estão aos olhos do Poder Público — discursou Motta. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - IPTU 2026

O Sertão do Araripe passou a contar com atendimento cardiológico de alta complexidade com a inauguração da unidade de hemodinâmica do Hospital Santa Maria, em Araripina. O serviço foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (2), após credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizado por articulação dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, além da deputada estadual Roberta Arraes. Os primeiros procedimentos devem ser realizados ainda nesta semana.

A solenidade de inauguração contou com a presença da superintendente do hospital, Irmã Fátima, da deputada Roberta Arraes e de Eduardo da Fonte, que participou por videochamada. A unidade estava equipada e com equipe especializada desde dezembro de 2023, mas aguardava a autorização do Ministério da Saúde para iniciar os atendimentos pelo SUS.

Com o credenciamento, pacientes da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA, que reúne municípios de Pernambuco e da Bahia, passam a ter acesso ao serviço sem necessidade de deslocamentos para outros centros. “Foram meses de diálogo e cobrança para garantir esse credenciamento. A hemodinâmica no sertão significa mais agilidade no atendimento e vidas salvas”, afirmou Eduardo da Fonte. A superintendente Irmã Fátima destacou que “o funcionamento da hemodinâmica é resultado do empenho dos parlamentares e amplia a capacidade de resposta do hospital para a população da região”.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Sem ser citado nominalmente, Jair Bolsonaro foi alvo dos principais discursos na abertura do ano judiciário nesta segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal.

O presidente Lula elogiou a Corte pelo julgamento dos responsáveis pela tentativa de golpe liderada pelo antecessor, sentenciado a 27 anos de prisão.

— A condenação dos golpistas deixou uma mensagem clara: os responsáveis por qualquer futura tentativa de ruptura democrática serão punidos outra vez com o rigor da lei — afirmou. As informações são do g1.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou a implantação do Programa Reforma do Lar no município, iniciativa do Governo de Pernambuco que vai subsidiar em até R$ 18 mil a reforma de 200 residências de famílias de baixa renda. A primeira etapa contempla 100 casas no Loteamento João Paulo II, seguida por outras 100 no bairro de Tabatinga. O anúncio foi feito durante uma edição do projeto “Segundou com Trabalho”, com a participação de representantes do governo estadual.

“Anunciamos hoje, ao lado de representantes do Governo de Pernambuco, a chegada do programa Reforma do Lar para as primeiras 100 casas. Também estamos articulando outras 100 residências no bairro de Tabatinga”, afirmou Diego Cabral. Segundo o prefeito, a iniciativa integra o Programa Morar Bem Pernambuco e prevê intervenções como reboco, pintura, aplicação de cerâmica, instalações elétricas e hidráulicas e implantação de kits sanitários, conforme a necessidade de cada imóvel.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, o cadastramento será realizado diretamente nas residências pelas equipes técnicas do Estado, sem necessidade de deslocamento dos moradores. Os critérios incluem renda familiar de até dois salários mínimos, imóvel próprio passível de regularização, ausência de problemas estruturais e uso exclusivamente residencial. “A equipe de cadastro do Governo do Estado vai passar em cada casa e, após esse levantamento técnico, iniciar as obras de reforma”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Martins.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Líder da bancada governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Socorro Pimentel (UB) foi à tribuna da Casa, nesta segunda-feira (2), e defendeu o trabalho da Polícia Civil do Estado.

Em meio às denúncias da imprensa de que secretários da Prefeitura do Recife estavam sendo monitorados pela polícia, sem inquéritos policiais instaurados, Socorro Pimentel declarou: “a Polícia Civil não age por vontade política, não age por conveniência, não age por interesse partidário. Ela age com base em denúncia, com técnica, com critério e dentro da lei. A governadora Raquel Lyra respeita a autonomia das instituições, algo que jamais foi visto em governos passados e que hoje, talvez, essa autonomia também esteja prejudicada por outro poder quando nós atravessamos a rua (onde está localizada a Prefeitura)”, declarou a líder.

Ao participar da sessão de abertura do ano Judiciário nesta segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou a operação Carbono Oculto, que apura um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis, comandado por integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e disse que todos os envolvidos pagarão pelos crimes cometidos.

Em seu discurso, o petista destacou ainda que o governo está empenhado em combater o crime organizado e que a PF (Polícia Federal) está aprofundando as investigações contra o esquema.

“Com a operação Carbono Oculto, o Poder Judiciário, a Polícia Federal e a Receita Federal chegaram aos magnatas do crime organizado. Magnatas do andar de cima, que não estão nas comunidades, e sim em alguns dos endereços mais nobres e no exterior. A Polícia Federal está aprofundando as investigações e todos, sem distinção, pagarão pelo crime que cometeram”, afirmou o chefe de Estado. As informações são da CNN.

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

Em seu discurso de abertura dos trabalhos legislativos de 2026, o presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou que sofre ameaças das mais variadas, mas não pretende ceder.

“Em nenhum momento cederei às mais variadas ameaças, desde aquelas que passam pela judicialização de questões de natureza interna corporis, como tantas outras que o servilismo político de plantão tem feito com tanta frequência.”

A governadora Raquel Lyra (PSD) está na Casa e acompanha o discurso de Porto. Ela levou vários secretários para o início dos trabalhos.

Leia abaixo o discurso de Álvaro Porto na íntegra:

O Poder

A decisão referente ao caso de investigação da atuação irregular da polícia civil de Pernambuco, proferida pelo ministro Gilmar Mendes do STF na última sexta-feira (30/01) — tema divulgado em primeira mão por O Poder e que repercutiu em todo o país — os autos da petição foram enviados oficialmente nesta segunda-feira (02).

Foram encaminhados para o procurador-geral do Estado de Pernambuco, justamente por ser esta a data de reabertura dos trabalhos do Judiciário. Além dessa medida, o STF afastou, por conduta suspeita, o Ministério Publico de Pernambuco (MPE/PE) do caso, o maior vexame de todos os tempos na história honrada da instituição.

Conforme o andamento do processo e das petições no sistema de informações do STF, que apesar de não ter os textos referentes a despachos e pedidos de intimação por estar sob sigilo judicial, é possível observar que o pedido foi ajuizado no Supremo no dia 10 de dezembro.

O deputado estadual Romero Albuquerque encaminhou ofício ao Ministério Público de Santa Catarina reforçando o pedido de internação dos adolescentes envolvidos na morte do cão Orelha, ocorrida na Praia Brava. No documento, o parlamentar solicita a aplicação da medida socioeducativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacando que o ato infracional é análogo ao crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, praticado com violência extrema e resultado morte.

“Sabemos que a atitude que esses adolescentes tiveram condiz com uma atitude de alguém que tem plena consciência dos próprios atos, mas existe a lei e devemos atuar nos limites dela. Por isso, solicitamos a internação dos envolvidos, de acordo com o processo legal previsto no ECA”, afirmou Romero Albuquerque. Segundo o deputado, o caso revela elevado grau de periculosidade social, o que, em sua avaliação, justifica a adoção das medidas cabíveis dentro da legislação vigente.

Paralelamente, Romero Albuquerque informou ter apresentado dois projetos de lei na Assembleia Legislativa de Pernambuco relacionados à causa animal. Um deles prevê responsabilização administrativa, com aplicação de multa, aos pais ou responsáveis legais quando maus-tratos forem praticados por crianças ou adolescentes inimputáveis; o outro estabelece direitos para animais comunitários e deveres para cuidadores comunitários. “Estamos agindo em Pernambuco e gostaríamos de incentivar, com nosso exemplo, ações em todos os estados do país. O caso do Orelha nos acendeu um alerta para a necessidade de tratar a proteção animal como pauta permanente”, declarou o parlamentar.

Por Roberto Freire

Esta pequena e, talvez, afoita reflexão de um político surgiu a partir da leitura, na Revista Piauí, de um debate entre intelectuais sobre o chamado pensamento decolonial. A discussão, apresentada como chave interpretativa central do nosso tempo, provocou-me a visitar criticamente sua emergência histórica, suas pretensões analíticas e suas consequências de ação política, especialmente à luz das profundas transformações do mundo digital e figital. A crítica à noção de racismo estrutural insere-se, nesse sentido, como parte integrante de uma contestação mais ampla ao próprio paradigma decolonial.

No mundo digital e figital, marcado por inovação, redes globais e diferenciação histórica acelerada, o pensamento decolonial revela-se, para mim, como reacionário e regressivo.