Lula elogia Dino depois de derrota no Senado

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

O presidente Lula sinalizou, ontem, pela escolha do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Diante, entretanto, do desgaste de Dino no Congresso, o Governo Lula corre risco de sofrer uma derrota no Senado, por onde é decidida a vaga aberta na corte.

Nesta semana, o Senado rejeitou a indicação de Igor Roque para a Defensoria Pública da União por 38 a 35 votos, o que foi interpretado como um recado do bloco de oposição no Senado de que pode derrotar também a indicação de Dino para o Supremo.

Veja outras postagens

Ao completar o primeiro ano à frente da Prefeitura de Águas Belas, o prefeito Dr. Elton Martins (Republicanos) tem a gestão aprovada por 77% da população, segundo pesquisa do Instituto Opinião em parceria com este blog. De acordo com o levantamento, apenas 12,5% desaprovam a administração municipal, enquanto 10,5% não souberam ou preferiram não responder.

Na estratificação, a aprovação é de 77,7% entre os moradores da área urbana e de 75,7% na zona rural. No recorte por sexo, a gestão é aprovada por 79,4% dos homens e por 74,8% das mulheres. Por faixa etária, o maior índice aparece entre os eleitores de 16 a 24 anos (83,8%), seguido pelos entrevistados de 25 a 34 anos (83,8%), 35 a 44 anos (78,9%), 60 anos ou mais (71,9%) e 45 a 59 anos (71,8%).

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira para afastar a aplicação da Lei de Anistia a crimes de natureza permanente, como ocultação de cadáver e sequestro praticados durante a ditadura militar. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que tem até 90 dias para devolver o caso. 

Relator dos recursos com repercussão geral reconhecida, Dino defendeu que a anistia concedida em 1979 não pode alcançar delitos cuja execução tenha se prolongado para além do marco temporal fixado pela própria lei — 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. As informações são do jornal O GLOBO.

Ipojuca - No Zap

Por Cláudio Soares*

A tragédia ocorrida em Itumbiara, em que um secretário municipal matou os dois filhos e depois tirou a própria vida, provocou comoção nacional. A divulgação de uma carta atribuída ao autor, mencionando suposta traição e um alegado esgotamento emocional, incendiou as redes sociais e, em poucas horas, deslocou a fúria coletiva para a esposa.

É compreensível que as pessoas procurem respostas. O ser humano tem dificuldade em aceitar o vazio do inexplicável. Mas há um limite perigoso quando a tentativa de compreender se transforma em indulgência com o agressor e em tribunal contra quem sobreviveu.

Caruaru - IPTU 2026

O ministro Flávio Dino foi considerado peça-chave na reunião que culminou para a decisão do ministro José Dias Toffoli de se retirar da relatoria da investigação do Banco Master.

Segundo relatos feitos à CNN, Dino quem sugeriu que a Suprema Corte se posicionasse contra uma suspeição e que Toffoli se afastasse da relatoria.

Além disso, Dino ajudou a costurar uma posição consensual em defesa de Toffoli na nota pública divulgada pelo Poder Judiciário. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), falou sobre a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco. Em coletiva de imprensa na abertura do Carnaval do Recife, Campos confirmou que estará com o presidente na inauguração da expansão da fábrica da Aché, em Suape, hoje.

“Eu tenho certeza que o presidente Lula será sempre muito bem-vindo. Não só pela relação política e pessoal que eu tenho com ele, mas também pela relação que ele tem com o povo de Pernambuco e do Recife que com certeza vai recepcioná-lo muito bem”, afirmou. No sábado, o presidente vai participar do desfile do Galo da Madrugada também ao lado do prefeito do Recife.

O prefeito relembrou o encontro que teve com o presidente no início da semana e afirmou que ambos estão animados com o cenário eleitoral no estado e a folia de Momo. “Foi uma conversa extraordinária, tanto ele muito animado, quanto eu também. A gente pode falar de política, cenários do Brasil afora, conjuntura. Todos dois (estão) muito animados com o cenário aqui em Pernambuco. Mas também falar de Carnaval”, declarou.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Rinaldo Remígio*

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” – (Provérbios 16:9)

Há textos bíblicos que não apenas se leem – eles se vivem. Provérbios 16:9 é um deles. Com o passar do tempo, a própria vida vai se encarregando de nos ensinar, com delicadeza e firmeza, que planejar é humano, mas conduzir é divino.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Congressistas de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiram, na noite de ontem, à saída do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, da relatoria do caso do Banco Master. Toffoli deixou a relatoria depois de reunião com os demais integrantes da Corte e será substituído pelo ministro André Mendonça.

Mendonça é agora relator de 2 casos que causam apreensão dentro do Palácio do Planalto. Além da investigação sobre o Banco Master, o ministro é também relator da ação sobre o escândalo do INSS, que tem citações a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do portal Poder360.

A deputada Bia Kicis (PL-DF) escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter): “Grande notícia! Que seja feita justiça!”. “Que Deus te dê força e coragem para enfrentar o mal, Min. André Mendonça”, disse o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O deputado Mario Frias (PL-SP) afirmou esperar “que esse caso finalmente seja tratado com seriedade, sem blindagem e sem jogo de bastidor”. “Sinais de tempos melhores, mas sem esmorecer. Vamos continuar batalhando pela CPMI do Banco Master!”, escreveu o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou liminares contra o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que prestará uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval deste ano, foi interpretada no Palácio do Planalto como um sinal de alerta. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Segundo assessores presidenciais, embora o TSE tenha afastado, por ora, a aplicação de multa por campanha antecipada, a Corte deixou claro que o mérito da questão ainda não foi julgado. A presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, afirmou que o caso pode se transformar em “areia movediça” para quem se arriscar. E que a decisão de ontem não significa que no futuro, os ministros não possam vir a analisar a conduta dos citados.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou, hoje, oito ruas pavimentadas no distrito de Varzinha. As obras receberam um investimento total de mais de R$ 900 mil reais. “Cada rua entregue representa mais qualidade de vida para quem mora aqui. Quando a gente pavimenta uma via que dá acesso ao posto de saúde, estamos garantindo mais dignidade para as pessoas, facilitando o deslocamento dos moradores e o trabalho dos profissionais que atendem a população”, afirmou a prefeita.

As obras integram o conjunto de ações de infraestrutura realizadas pela gestão municipal no distrito. No ano passado, a Prefeitura de Serra Talhada já havia inaugurado nove ruas pavimentadas em Varzinha, além de executar a manutenção asfáltica da principal via de acesso ao distrito, ampliando as condições de mobilidade para os moradores.

Segundo a secretária municipal de Obras, Gabriela Pereira, os serviços seguiram critérios técnicos definidos no projeto. “Todas as etapas foram acompanhadas pela equipe da secretaria, desde a preparação da base até a finalização da pavimentação, garantindo a qualidade da obra e o atendimento às necessidades da população”, destacou.

O advogado e conselheiro administrativo Fernando Santos Jr. cumpre, nesta semana, uma agenda de alta qualificação técnica na capital paulista. Ex-presidente da OAB Caruaru e atual conselheiro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ele participa da formação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – sendo o único representante da turma oriundo das regiões Norte e Nordeste – e, simultaneamente, realiza especialização em Gerenciamento de Crise pela PUC-PR.

A iniciativa acompanha uma tendência global de fortalecimento da atuação estratégica de lideranças em ambientes de alta complexidade. A busca por formação complementar em governança e gestão de crises amplia a capacidade técnica do profissional para atuação integrada entre Direito, gestão e tomada de decisão. “É preciso estar atento e atuar em várias frentes. Não basta apenas conhecer a lei; é preciso entender de gestão, antecipar riscos e saber conduzir crises para oferecer o melhor suporte aos clientes e à sociedade”, afirma.

Ontem, na abertura do Carnaval do Recife, uma foto que parece simbólica. O prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB), ao lado de Humberto Costa (PT) e Miguel Coelho (UB), dois nomes para o Senado.

Antes de irem ao Marco Zero, Miguel e Humberto tiveram reunião no escritório do petista. Falaram sobre composição e montagem de chapas, não apenas em Pernambuco. João, Humberto e Miguel contam com a simpatia de Lula, que chega a Pernambuco no final da tarde e estará no Galo da Madrugada amanhã.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Foi Montesquieu quem, em 1748, no seu livro “O Espírito das Leis”, propôs a ideia do sistema de freios e contrapesos que precisariam ser acionados para manter em equilíbrio os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Por esse mecanismo, quando um desses poderes extrapola, um outro precisa entrar em ação para que o equilíbrio se mantenha.

Quando o ex-presidente Jair Bolsonaro ensaiou dar um golpe de Estado e atiçou seus apoiadores, o Supremo Tribunal Federal (STF), representante maior do Judiciário, acionou os seus gatilhos para interferir. O problema é que, ao agir assim, admitiu-se que por um tempo o STF extrapolasse. O problema: a ação desequilibrou também os poderes.