A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou que vai instalar, pela primeira vez na história, controles de acesso a determinados polos do Carnaval 2025. A medida serve para evitar que pessoas adentrem nos locais com materiais que sejam danosos ao próximo.
A informação foi repassada no auditório da SDS-PE, em Santo Amaro, Centro do Recife, nesta quarta-feira (26). Os pórticos de segurança serão instalados no Galo da Madrugada, no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, explicou o trabalho dos agentes nesses locais de revista à população. As verificações poderão ser feitas na entrada e na saída dos polos de animação.
Leia mais
“O controle de acesso se dará através de busca preliminar ou busca ligeira, que são termos técnicos que utilizamos para que o policial possa identificar no corpo ou nas bolsas equipamentos e objetos proibidos, como arma de fogo, arma branca, inclusive objetos que não são proibidos, mas que são potencialmente lesivos num evento de multidão. É uma forma preventiva de a gente evitar danos e crimes dentro dos polos de eventos”, explicou ele.
Veja locais específicos dos portais de controle:
Galo da Madrugada
- Ponte Princesa Isabel
- Ponte Duarte Coelho
Bairro do Recife
- Ponte Buarque de Macedo
- Ponte Maurício de Nassau
- Ponte Giratória
- Rua Alfredo Lisboa
Sítio Histórico de Olinda
- Rua 10 de Novembro
- Rua 15 de Novembro
- Rua 13 de Maio – Henrique Dias
- Rua 13 de Maio – Boa Hora
- Rua da Bica
- Rua Cel Joaquim Cavalcanti
- Rua do Amparo
- Rua Bispo Coutinho
- Avenida Liberdade
Investimento
Ao todo, a pasta investiu um total de R$ 12.298.860 milhões e instituiu 68.220 postos de trabalho, divididos entre agentes das policias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros, proteção e Defesa Civil.
Entre esta quinta-feira (27) e a próxima terça-feira (4), Recife, Olinda e cidades do Interior terão reforço de segurança. Para o Galo da Madrugada, haverá 4.611 postos de trabalho; já para o Bairro do Recife, 4.334 lançamentos.
Monitoramento
O secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro de Carvalho, explica que, em 2025, o Estado contará com 47 câmeras de monitoramento, entre fixas e com visão 360º, instaladas no Recife e em Olinda, além de dois totens com mais de 12 câmeras, no total.
“Nós já temos câmeras com reconhecimento facial que foram utilizadas no Carnaval do ano passado. Fizeram duas prisões. Também houve prisões no Réveillon. Serão utilizadas novamente em pontos de acesso, não só no Recife Antigo, no Galo e em Olinda. As 47 câmaras já instaladas são de um total de 2 mil que o contrato foi assinado, há uma semana”, detalhou ele.
Durante o uso dos equipamentos, também haverá o que o secretário chama de “prova de conceito”, que consiste num teste de reconhecimento facial que será testado durante o Carnaval. Essa testagem será realizada para que uma licitação seja feita, em breve, a fim de contratar o serviço definitivamente.
“Nós temos mais de 15 mil mandados de prisão em aberto no banco de dados da Secretaria de Defesa Social. São pessoas que, na maioria das vezes, não têm um endereço fixo. Então a gente não quer uma pessoa dessa que tenha um mandado de prisão em aberto na rua. Quem tem um mandado de prisão é porque cometeu um crime com violência, um crime grave. Com essa tecnologia, a tentativa de acesso, muito provavelmente, resultará em sua prisão”, complementou ele, deixando claro que, a princípio, os mandados de prisão são apenas do banco de dados local.
Serão disponibilizados, ainda, três Centros de Comando e Controle, no Recife, em Caruaru e Petrolina, além de rádios digitais para comunicação rápida; portais de reconhecimento facial; drones; aeronaves do Grupamento Tático Aéreo; uso de bodycams; plataformas de observação elevada em Olinda, Bezerros e Paudalho; monitoramento de patrulhas; e corredores de segurança.
Leia menos