O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, determinou o início da “Operação Cidade em Ordem”, que prevê o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas do município. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), conta com a atuação da Guarda Civil Municipal e da Gerência de Trânsito e Transporte (GTT).
“Veículos abandonados ocupam irregularmente o espaço público, prejudicam o trânsito, e, muitas vezes, contribuem para o aumento da criminalidade. Nossa gestão está comprometida com uma cidade mais limpa, organizada e segura, e essa operação é mais uma etapa desse compromisso”, afirmou o prefeito
De acordo com a Lei Municipal nº 3.320/2017, os veículos descartados em espaços públicos poderão ser removidos após notificação ao proprietário. Caso não haja retirada voluntária, a remoção será feita compulsoriamente. A fiscalização também envolve a apuração de denúncias de veículos roubados e abandonados. A operação faz parte de um conjunto de ações conduzidas diretamente pelo prefeito, com foco na segurança pública cidadã.
Diante do aumento da violência na Região Metropolitana do Recife, Lula Cabral também enviou, no início deste mês, um ofício à governadora Raquel Lyra solicitando o envio da Força Nacional. A Prefeitura afirma estar investindo em programas e ações locais de segurança, mas denuncia a ausência de apoio do Governo do Estado no enfrentamento ao crescimento dos índices de criminalidade.