Acompanhada da filha Luana e do candidato a governador Danilo Cabral (PSB), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) compareceu a votação no final da manhã deste domingo, no Colégio Dom, em Olinda.
Pleiteando a continuidade no cargo, Luciana falou da expectativa de eleger os nomes que compõem a Frente Popular de Pernambuco.
“É um tempo de esperança, de possibilidades, de retomada do crescimento. Não tenho dúvidas de que Lula será nosso presidente, Danilo (Cabral) o governador, Teresa (Leitão) nossa senadora. O melhor tempo de Pernambuco foi quando tivemos Lula lá e Eduardo (Campos) aqui. E queremos retomar isso”, destacou Luciana.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) homologou medida cautelar que suspende os pagamentos do contrato firmado entre a Prefeitura de Arcoverde e o escritório Machado & Guimarães S/S Ltda., para prestação de serviços de auditoria e recuperação de créditos previdenciários. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Corte de hoje.
A contratação direta, feita por inexigibilidade de licitação, previa um valor estimado de R$ 18,6 milhões. O Ministério Público de Contas apontou possíveis irregularidades na formalização do contrato, especialmente quanto à cláusula de pagamento por êxito.
Segundo o relator do processo, conselheiro Carlos Neves, embora tenham sido afastadas dúvidas sobre a natureza jurídica do contrato e a sobreposição com outras contratações, persistem “graves imprecisões” na cláusula que estabelece os honorários da empresa contratada. A principal preocupação é a ausência de uma vinculação expressa à homologação definitiva dos créditos pela Receita Federal, o que, na prática, pode gerar pagamentos à empresa mesmo sem a efetiva entrada de recursos para o município.
“O risco de pagamento antecipado à contratada, antes da consolidação do benefício financeiro ao erário, configura potencial violação à legalidade e à economicidade”, destacou o conselheiro em seu voto.
A Primeira Câmara do TCE, presidida pelo conselheiro Rodrigo Novaes, acompanhou por unanimidade o voto do relator. A medida cautelar não impede a continuidade dos serviços contratados, mas determina a suspensão dos pagamentos até nova deliberação, condicionando a remuneração à homologação e compensação efetiva dos créditos previdenciários.
O conselheiro determinou ainda o aprofundamento das investigações pela Diretoria de Controle Externo do Tribunal, no âmbito de um outro processo (TCE-PE nº 25101173-2), para apurar possíveis irregularidades sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e eventual responsabilização dos envolvidos.
A decisão reforça o entendimento da Corte de que a remuneração por êxito em contratos desse tipo deve estar claramente vinculada à comprovação do benefício real e efetivo aos cofres públicos, como estabelece a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) anunciou, durante agenda em João Pessoa, capital da Paraíba, hoje, aliança do Partido Liberal com o senador Efraim Filho (União) visando a sucessão estadual do próximo ano. Em pronunciamento a aliados, Michelle disse que Efraim será o candidato do bolsonarismo ao Governo do Estado, compondo a chapa com o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), que disputará o Senado Federal.
“A Paraíba vai mudar a sua história com Efraim no Governo do Estado e com Marcelo Queiroga senador. Precisamos de vocês, homens que entendem que a política é uma ferramenta de transformação”, disse Michelle.
Ao discursar, Efraim citou a identidade com pautas voltadas ao bolsonarismo, como voto contra o aborto e defesa da família. “Eu me alinho a essa luta, irei junto com Marcelo, junto com PL e agradeço o apoio do PL que nos dá hoje, para disputar o Governo da Paraíba. Agradeço o chamado. Hoje estou no União, estamos na disputa pelo comando da federação, uma aliança do bem para que a gente possa vencer as eleições, na minha chapa de governador tem Marcelo como senador, pra gente andar por toda Paraíba”, disse Efraim, prosseguindo com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo Lula.
“Abusos e excessos do STF devem ser combatidos. Eu já tive a coragem de votar no impeachment de presidente Dilma Rousseff, não tenho medo de enfrentar qualquer tema. Essa aliança, PL e União, que vai chegar cada vez mais longe, voar mais alto. Defender o Brasil que pensa à direita, que hoje luta por liberdade. Hoje a nossa luta é por liberdade, temos que ganhar essa luta por liberdade. Será pela mão dessa aliança que ganharemos no Brasil e ganharemos na Paraíba”, declarou o parlamentar.
O ex-ministro Marcelo Queiroga apostou na aliança para levar ao Palácio da Redenção um governo de direita. “Efraim Filho é um jovem parlamentar, mas já fez quatro mandatos excepcionais. Para romper com 16 anos da esquerda, esse atual governo [João Azevêdo] completa oito anos à frente do poder. Não queremos mais isso. Precisamos trazer uma nova história para esse estado. Tenho certeza que o Governo da Paraíba terá uma nova era para nosso estado”, projetou Queiroga.
Uma ação conjunta e eficaz entre a Polícia Militar de Caruaru e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU de Toritama, resultou na prisão de dois indivíduos, na última quarta-feira. A detenção ocorreu graças à agilidade da Central de Videomonitoramento da cidade, que no início do mês havia flagrado a dupla furtando uma motocicleta no município.
Os dois indivíduos foram encaminhados à delegacia de plantão, juntamente com o produto do furto. Na delegacia, a equipe de monitoramento da CTTU de Toritama apresentou mídias de diversos outros delitos que a dupla já vinha cometendo na cidade, sempre com o mesmo modus operandi.
“Parabenizo a Polícia Militar e a CTTU pela agilidade e eficiência. Nossa Central de Videomonitoramento é uma ferramenta poderosa na segurança pública, permitindo que a CTTU e as polícias atuem em conjunto para coibir o crime”, disse o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (MDB).
Tão logo cheguei ao hotel em Floresta, após a minha corridinha diária de 8 km, a surpresa de reencontrar um filho ilustre da terra: o ex-deputado e agora conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Novaes.
Uma boa oportunidade para atualizar a nossa conversa. Rodrigo me contou, aliás, que está construindo uma igreja numa comunidade rural que será inaugurada no próximo mês com a missa pela passagem do primeiro ano da morte do seu pai, o ex-deputado Vital Novaes.
O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, esteve no Palácio do Campo das Princesas, ontem, onde se reuniu com a governadora Raquel Lyra (PSD) para tratar de temas importantes para o município. Entre os assuntos discutidos, o destaque foi a recuperação das rodovias estaduais PE-145 e PE-160, que enfrentam há anos problemas estruturais e colocam em risco a mobilidade e o desenvolvimento da região.
Na ocasião, o gestor foi comunicado que as obras foram autorizadas pelo Governo do Estado e já se encontram em fase de licitação. “Essa conquista é fruto de muito diálogo, persistência e parceria com o governo do Estado, na pessoa da querida governadora Raquel Lyra. Estamos acompanhando de perto cada etapa para garantir que essa obra tão esperada saia do papel o quanto antes. O Brejo precisa e merece estradas dignas e seguras”, destacou o prefeito Roberto Asfora.
Em audiência pública, realizada na Câmara dos Vereadores de Moreno, o deputado estadual Nino de Enoque (PL) ressaltou a precariedade do transporte coletivo na cidade e defendeu a necessidade urgente de soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores. O evento, proposto pela vereadora de Moreno Marília Rufino teve como tema “Transporte Público e Qualidade de Vida”.
Na ocasião, o deputado fez questão de externar sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pela população morenense, que há décadas sofre com a deficiência do transporte público e cobrou resposta do poder público. “O povo está cansado. Precisa de uma resposta concreta porque quem sofre com essa situação é quem utiliza o transporte público, que é um direito e portanto, precisa ser garantido. Como deputado da cidade, os morenenses sabem que podem contar com a minha voz. Meu gabinete está aberto para ouvir os pernambucanos”, afirmou o parlamentar, reafirmando seu compromisso em lutar por melhorias.
Segunda etapa da minha peregrinação pelo Sertão, levando conhecimento, como disse, ontem, em sua fala, a vice-prefeita Bia Numeriano (Rede), Floresta, a 435 km do Recife, me proporcionou uma noite de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, carregada de muita emoção.
Em razão de compromisso inadiável no Recife, a prefeita Rorró Maniçoba (PP) e seu marido, Dário Gatão, não puderam comparecer ao evento, que teve como cenário o espaço Cultural João Boiadeiro, no belíssimo centro histórico da cidade, com seus casarios coloniais do século passado.
Rorró, no entanto, nos recepcionou com um almoço na sua residência. Cardápio, aliás, irresistível, tendo como carro-chefe um maravilhoso arroz de bode. No lançamento, a prefeita, que deu todo apoio para o seu sucesso, foi representada pela vice-prefeita Bia Numeriano, que fez uma fala mostrando amplo conhecimento da história de Pernambuco, com destaque para o ex-governador Marco Maciel.
“Magno, aprendi a admirar Marco Maciel lendo a biografia dele escrita por você”, afirmou. Em seguida, o geólogo João Luiz, na condição também de historiador, fez uma minipalestra abordando Floresta e seus grandes personagens no contexto da cultura estadual.
Na plateia, vereadores, como a jovem Ana Alice Numeriano (PP), filha do ex-vereador Betinho Numeriano, irmã da vice-prefeita, e Péricles Ferraz, do PP. Ainda presentes secretários municipais, diretores de escolas, professores e formadores de opinião, como o blogueiro Elvis.
‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Hoje à noite, cumpro mais uma agenda de lançamentos em Serra Talhada, a partir das 18 horas, no Espaço Cultural, o antigo Cist, atendendo a convite da prefeita Márcia Conrado (PT).
Um dos forrozeiros de maior sucesso na Bahia, Adelmario Coelho é o entrevistado do Sextou de hoje, programa musical que ancoro as sextas-feiras no lugar do Frente a Frente. Nascido em Barro Vermelho, distrito da cidade baiana Curaçá, Adelmario começou a ganhar notoriedade quando gravou a canção “Não fale mal do meu país”, de sua autoria.
O cantor tem mais de 20 CDs, entre eles “Revirando as Gavetas”, onde faz uma releitura de sucessos que o acompanharam ao longo desta trajetória. O sucesso é resultado de um longo trabalho que encanta gerações e o reconhecimento vem através do título de “Forrozeiro do Brasil”, como é carinhosamente chamado por seus seguidores, por interpretar músicas com temáticas nacionalistas.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, e o ex-prefeito Marconi Santana, ambos do PSD, anunciaram apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB). O gesto reforça a sólida parceria entre o parlamentar e o município sertanejo, fruto de uma atuação marcada pelo compromisso com o desenvolvimento local.
“Dueire tem se destacado como um senador municipalista, com ações concretas em favor de Flores, especialmente na destinação de recursos para saúde, infraestrutura e educação”, afirmou o prefeito Gilberto Ribeiro. “Flores reconhece quem estende a mão e trabalha de verdade pelo povo. Por isso nossa intenção de trabalhar aqui e na região pela recondução do senador”, disse Marconi Santana.
Uma comissão de senadores embarca, hoje, para os Estados Unidos, em busca de abrir um canal de negociações no território americano sobre o “tarifaço” que Donald Trump pode aplicar ao Brasil a partir de 1º de agosto. A ida da comissão é vista com apreensão por diplomatas brasileiros e está sendo boicotada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo blogueiro Paulo Figueiredo.
Interlocutores do presidente Lula que estão em Nova York contaram ao blog que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não autorizou sua equipe abrir diálogo com o Brasil. Existem conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, como revelou ontem o vice-presidente Geraldo Alckmin, mas o recado que os negociadores têm ouvido é que tudo está centralizado na Casa Branca. As informações são do blog do Valdo Cruz.
Ontem, por exemplo, o presidente Lula afirmou que Trump não quer negociar. De outro lado, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, comentou com amigos que teve várias conversas nos Estados Unidos, onde está em missão na ONU, e ouviu que realmente Trump não está permitindo reabertura de negociações com o Brasil.
Segundo Vital do Rêgo comentou com interlocutores, há um clima de medo e apreensão nos Estados Unidos. Tudo estaria centralizado em Trump e ninguém tem coragem de desafiá-lo. O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou na quinta-feira (24) que, no último sábado (19), voltou a ter uma conversa com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, sobre o tarifaço. Ele não quis revelar o conteúdo da reunião, que ocorreu por telefone e durou cerca de 50 minutos.
Mesmo diante do clima pessimista, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), afirma que é preciso fazer algo diretamente nos Estados Unidos, e que espera pelo menos adiar a entrada em vigor do tarifaço para que sejam reabertas as negociações entre os dois países. O tempo é curto.
“Queremos também esclarecer o que o governo americano exatamente quer negociar, como eles não retomaram oficialmente as negociações, ninguém sabe exatamente os limites de Trump. Se ele realmente emperrou por questões políticas, de Bolsonaro, se tem a questão da nova moeda dos Brics, Irã”, disse o senador.
A Comissão de Senadores terá sua primeira reunião de trabalho no domingo (27), mas já foram avisados que o deputado Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo estão trabalhando para dificultar as reuniões dos parlamentares em Washington e até impedir qualquer encontro com negociadores do governo Trump.
A maioria dos senadores embarca nesta sexta-feira (25). Outros, no sábado (26). Na segunda-feira (28), os senadores serão recebidos na embaixada do Brasil nos EUA. No mesmo dia, terão encontro com empresários da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). Na terça, a comissão irá ao Capitólio se reunir com senadores e deputados americanos.
Na última vez em que estive em Floresta, no Sertão de Itaparica, a 435 km do Recife, corri meus 8 km diários na estrada. Hoje, me deparei com o Parque das Caraibeiras, a 500 metros do hotel que pernoitei com minha equipe, supervisada pela minha Nayla Valença. Floresta foi a segunda etapa, ontem, da minha peregrinação na região para difusão do meu livro ‘Os Leões do Norte’.
Daqui a pouco, conto mais detalhes sobre o lançamento em Floresta. O parque é pequeno, mas muito agradável. Tem o que mais importante para fazer atividades físicas numa região quente como o Sertão: muita sombra, proporcionada pela espécie que dá nome ao espaço.
Com ramos grossos, tortuosos e compridos, a caraibeira possui copa alongada e alargada na base. O parque foi aberto na gestão anterior da prefeita Rorró Maniçoba (PP), que me ofereceu um almoço ontem na minha chegada.
No parque, depois da minha corrida, encontrei o jardineiro Arnaldo cuidando de uma pimenteira malagueta, uma das mais fortes da espécie. Ele disse que foi uma doação dele ao parque, trazida da sua casa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 15.179 que estabelece regras para operacionalização do crédito consignado por meio de sistemas e plataformas digitais. A legislação altera a Lei do Crédito Consignado de 2003.
A nova norma abrange trabalhadores regidos pela CLT, trabalhadores rurais, empregados domésticos e diretores não empregados com direito ao FGTS. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje. As informações são do portal Poder360.
Entre as principais alterações está a inclusão de novos dispositivos que ampliam o alcance da consignação voluntária para todos os vínculos empregatícios ativos no momento da contratação do crédito. “Em caso de rescisão ou de suspensão do contrato de trabalho, o seu redirecionamento será automático, independentemente de consentimento adicional do devedor”, determina o texto. Este redirecionamento poderá ocorrer para outros vínculos de emprego ativos ou para vínculos futuros.
Além disso, os órgãos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, além das empresas estatais dependentes nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, deverão criar solução própria de gestão de crédito consignado para seus empregados públicos regidos pela CLT. As operações serão feitas em sistemas ou plataformas digitais mantidas por agentes operadores públicos. As instituições consignatárias poderão manter seus canais próprios de contratação.