Lucas Ramos se posiciona contra extinção da Funasa

O deputado federal Lucas Ramos entrou na linha de frente contra a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pelo Governo Federal. O parlamentar defende um debate mais aprofundado sobre o processo, envolvendo de forma ativa o Congresso Nacional e as prefeituras brasileiras, para que não coloque em risco a manutenção de importantes projetos de saneamento básico e saúde ambiental que hoje são desenvolvidos pela entidade junto aos municípios.

“Hoje, a Funasa é a única responsável por atender o saneamento rural e a demanda de pequenos municípios, com menos de 50 mil habitantes. Simplesmente extinguir a Fundação e remanejar seus servidores não se apresenta como melhor solução para o desafio que é justamente ampliar essas ações, uma vez que ainda temos mais de 100 milhões de brasileiros sem acesso à coleta de esgoto”, sustenta Lucas.

Veja outras postagens

A decisão do ministro Flavio Dino, que vetou “penduricalhos” ilegais no serviço público, com certeza, desagradou muita gente no próprio Judiciário e no Legislativo. Agradou, porém, o Executivo. A equipe do presidente Lula classificou a liminar do ministro do STF de “muito boa para o país e moralizadora” ao mandar cortar penduricalhos não previstos em lei para respeitar o teto do funcionalismo público.

Além disso, Flávio Dino facilitou a vida do presidente Lula na sanção do projeto polêmico aprovado pelo Congresso de aumento dos servidores, com previsão de pagamentos acima do teto do funcionalismo para 72 servidores, hoje equivalente ao salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, de R$ 46.366,19. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

As fortes chuvas que caíram na madrugada de hoje, em toda Região Metropolitana do Recife, expuseram o caos em que se encontra a infraestrutura do Hospital dos Servidores de Pernambuco. Além do descaso já registrado inúmeras vezes neste blog, por pacientes e usuários da unidade de Saúde, nas imagens enviadas por um leitor pode se notar que o teto do corredor desabou e a sala da gerência ficou completamente alagada. Confira!

Ipojuca - No Zap

O jornalista Boris Casoy, 84, está de volta ao SBT quase 40 anos após estrear na emissora. Dessa vez, ele atuará como comentarista convidado do SBT News, canal de jornalismo 24 horas do Grupo Silvio Santos, disponível na TV a cabo e no streaming. O retorno de Casoy já teve início na noite de terça (3), quando ele entrou no ar para analisar os fatos do dia no telejornal News Noite.

“É muito bom estar de volta ao SBT. Dei os meus primeiros passos jornalísticos e televisivos aí. Trabalhei cerca de 10 anos na emissora e agora retorno em um momento glorioso em que o SBT lança esse canal de notícias”, afirmou ao ingressar ao vivo no canal. As informações são da Folha de São Paulo.

Na sequência, Casoy falou sobre o problema da corrupção no país e disse ter a impressão de que há um movimento para sufocar as investigações tanto no caso do INSS quanto no do Banco Master. A participação será eventual e ocorrerá em diferentes jornais da programação do SBT News. O jornalista estava fora da TV desde o fim de 2022 quando saiu da CNN Brasil. Em seu canal no YouTube, ele apresenta diariamente o Jornal do Boris. Casoy foi âncora do TJ Brasil no SBT por quase dez anos, entre 1988 e 1997.

Caruaru - IPTU 2026

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) divulgou compromissos e planos de ação que estão sendo adotadas para levar este segmento da economia ao cumprimento de suas metas ambientais, assumidas em novembro passado, na COP 30 e em eventos internacionais anteriores, desde o Acordo de Paris (firmado em 2015).

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da ABRAVA, Thiago Pietrobon, o setor AVACR – que reúne as indústrias de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração – tem possibilidade de contribuir com 10% da meta nacional de descarbonização de 2035. Mas, para isso, é importante que as ações comecem agora.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Academia Pernambucana de Letras realiza, na próxima segunda-feira, às 15h, uma sessão especial, aberta ao público, em homenagem ao maestro Duda, com palestras do acadêmico Roberto Pereira e do professor Carlos Eduardo Amaral. O evento, que simboliza o início do ciclo carnavalesco pernambucano, contará com a participação do estandarte e da orquestra do bloco Galo da Madrugada.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Sala do Empreendedor de Araripina participou, na última terça-feira, do Encontro Estadual da Rede de Atendimento ao Empreendedor, realizado em Recife, e foi reconhecida com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, Categoria Ouro, a mais alta certificação estadual, pelo desempenho de excelência no atendimento aos empreendedores ao longo de 2025.

O encontro, promovido pelo Sebrae Pernambuco, reuniu Agentes de Desenvolvimento e Atendentes das Salas do Empreendedor de diversas regiões do estado, em um momento de integração, troca de experiências, valorização das boas práticas e reconhecimento dos serviços que se destacaram no apoio ao empreendedorismo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe, hoje, o cantor e compositor pernambucano Silvério Pessoa, artista nascido em Carpina e conhecido por unir tradição nordestina e sonoridades contemporâneas em sua trajetória musical.

Silvério iniciou a carreira como vocalista da banda Cascabulho, com a qual ganhou projeção nacional. Em carreira solo, consolidou-se com trabalhos que valorizam ritmos populares e a cultura pernambucana, além de músicas marcadas pelo humor e pela crítica social, como ‘Micróbio do Frevo’ e ‘Quem Não Chora Não Mama’. O artista também se destaca por projetos voltados à valorização das manifestações culturais do Nordeste. Além da atuação na música, Silvério Pessoa é professor e doutor em Ciências da Religião.

O Sextou vai ao ar logo mais, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou formalmente a inexistência de qualquer procedimento investigativo que amparasse a chamada “Nova Missão”, operação de inteligência que levou ao monitoramento de aliados do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Em ofício encaminhado ao escritório Lacerda e Trindade Advogados Associados, a corporação admite que não houve registro de boletim de ocorrência, instauração de Verificação Preliminar de Informação (VPI), designação formal de delegado ou agente, nem abertura de processo administrativo ou criminal relacionado ao caso.

Eleitores que precisam alterar os dados do cadastro ou tirar a primeira via do título eleitoral têm três meses para realizar os procedimentos.

No dia 6 de maio, termina o prazo para resolver as pendências na Justiça Eleitoral. Depois desta data, o sistema será fechado e o eleitor não poderá obter os serviços em tempo hábil para o pleito.

Em outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente, governadores, senadores, deputados estaduais, federais e distritais.

·      O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro.

·      Se houver segundo turno, a votação será no dia 25 de outubro.

Para conferir se o cadastro eleitoral está regular ou para alterar dados pessoais, o eleitor nem precisa sair de casa, na maior parte dos casos. A página do Tribunal Superior Eleitoral oferece os serviços.

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada hoje mostra que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), venceria em primeiro turno uma eventual disputa pelo Governo de Pernambuco. O socialista teria 53,4% dos votos válidos, derrotando com larga vantagem a atual governadora (39,8%), o vereador Eduardo Moura, do Novo (5,7%), e o ex-vereador Ivan Moraes, do PSOL (1,1%).

No cenário estimulado, quando são consideradas todas as possibilidades de voto, João Campos lidera com 47% da preferência do eleitorado, também com grande margem em relação à governadora Raquel Lyra (35%). Eduardo Moura pontuou com 6%, e Ivan Moraes, com 1%. Brancos e nulos foram 10%, e não souberam ou não responderam, 2%.

Embora mostre que João Campos seria eleito em primeiro turno e que Raquel Lyra não conseguiria a reeleição, a pesquisa se aproxima de números verificados em outras sondagens encomendadas em Caruaru, que costumam dar peso maior à amostra local, onde a governadora tem melhor desempenho. Um levantamento interno vazado em setembro, por exemplo, equiparou mais de dez localidades rurais da Capital do Agreste a municípios autônomos. A pesquisa também havia sido contratada em Caruaru.

O levantamento do Datafolha aplicou 1.022 questionários entre os dias 2 e 5 de fevereiro e foi registrado com o número PE-09595/2026. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%.

Pré-candidatos sem chapas

O carnaval já acontece na próxima semana, mas nenhum dos dois pré-candidatos que polarizam a disputa pelo Governo do Estado – Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) – vai ao encontro do povão na folia com pelo menos um indicativo em relação à composição das suas chapas.

Ouvi que João gostaria de brincar com o carnaval já ao lado dos seus companheiros de chapa – os dois candidatos ao Senado e o vice. Mas o socialista está com um tremendo complicador: o excesso de nomes. Para o Senado, só uma vaga estaria fechada – a de Humberto Costa (PT), que vai à reeleição.

A segunda está mergulhada numa crise de excessos de candidaturas, com pelo menos três nomes: Miguel Coelho (UB), ex-prefeito de Petrolina, Sílvio Costa Filho (Republicanos), ministro dos Portos e Aeroportos, e, correndo por fora, sem fazer parte da aliança e estando ainda atrelado ao governo Raquel, o deputado Eduardo da Fonte (PP).

Uma das principais lideranças do PT em Pernambuco, o senador Humberto Costa afastou a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subir no palanque à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), que tem feito gestos ao governo.

“Temos uma boa relação com a Raquel Lyra, que é boa gestora, mas também temos uma relação histórica com o PSB. A tendência é estarmos com João Campos”, afirmou. As informações são da CNN.