Locação e renovação em condomínios de galpões segue forte no Nordeste

O mercado de locações e renovações de galpões, para armazenar produtos diversos, principalmente os que são vendidos pela internet, tem registrado crescimento importante na Região Nordeste, impulsionado pelo comércio eletrônico. A constatação é de prévia de relatório técnico da empresa Newmark em relação ao segmento, que constatou, entre os estados da região com expansão significativa Pernambuco, Bahia e Sergipe.

Apesar dos dados ainda não terem sido totalmente detalhados, a empresa já divulgou que a absorção bruta acumulada no país em 2024 de janeiro até agosto atingiu o aluguel de cerca de 3 milhões de m², alinhado ao registro do mesmo período no ano passado. E teve como principais áreas estes estados nordestinos.

Mercado livre e Shopee

O Mercado Livre, maior ocupante do segmento imobiliário industrial/logístico no país com 1,5 milhão de m² em condomínios de galpões logísticos/industriais, está no topo do ranking da absorção bruta acumulada neste ano. Até o final de agosto, a companhia alugou cerca de 370 mil m², dos quais, só nos dois meses do 3º trimestre (julho e agosto), foram 93 mil m².

A chinesa Shopee está em 2º lugar nas transações deste ano. Com menos da metade da ocupação do Mercado Livre no país (cerca de 600 mil m²), a movimentação da Shopee até agosto atingiu 290 mil m², e, 30 mil m² nos meses de julho e agosto.

De acordo com a diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania, o que chama a atenção para esses dados é a rápida expansão das grandes empresas chinesas no país, muitas das quais, até antes da pandemia mal se ouvia falar no Brasil como um todo.

Veja outras postagens

Por Inácio Feitosa*

A política de educação inclusiva em Pernambuco chega a um ponto de inflexão jurídico-administrativo. Até dezembro, os prefeitos precisarão exonerar ou rescindir contratos de cuidadores escolares que não atendam às exigências legais mínimas. A partir de 2026, a permanência desses vínculos passa a configurar gestão ilegal, com responsabilização pessoal perante órgãos de controle e o sistema de justiça.

Essa conclusão não decorre de escolha política, mas da combinação objetiva de três elementos: os Decretos Federais nº 12.686/2025 e nº 12.773/2025, que instituíram a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva; a Resolução TC nº 296/2025 do Tribunal de Contas de Pernambuco; e o calendário escolar, que define o limite razoável de transição administrativa.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O presidente Lula recebe o procurador-geral da República, Paulo Gonet, em audiência, na tarde desta segunda-feira (15/12), no Palácio do Planalto.

A reunião, segundo apurou a coluna, será para Gonet assinar seu termo de posse para novo mandato de dois anos à frente da PGR, após ser reconduzido por Lula. As informações são do Metrópoles.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), está sendo aconselhado por amigos próximos a decidir na Mesa Diretora os casos de Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) até a próxima quarta-feira (17). As informações são do g1.

Motta conversou sobre o tema com esses interlocutores, que avaliam ser o melhor caminho cassar o mandato dos dois na própria Mesa, já que o STF deixou claro que esse é o procedimento juridicamente correto.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está na canoa presidencial de Tarcísio de Freitas, diz um aliado — e dela não sairá.

Um dos principais aliados de Jair Bolsonaro durante toda a saga do capitão no governo e, depois, fora do Planalto, Malafaia atua como uma espécie de conselheiro dedicado a construir um projeto de candidatura que privilegie um programa para derrotar o PT e o presidente Lula, algo que não dialoga com a ideia do ex-mandatário de patrocinar a candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto. As informações são da Revista Veja.

Freitas segue com discurso e postura de presidenciável. Em 2026, o governador de São Paulo espera encaminhar uma aliança que coloque na rua diferentes nomes de direita para um “teste” sobre quem tem mais viabilidade de derrotar o petismo nas urnas.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) incluiu na pauta de julgamento desta terça-feira (16) um recurso eleitoral relacionado à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura supostas práticas de abuso de poder político e econômico no município de Custódia, no Sertão do Estado. A sessão está prevista para ocorrer no plenário do tribunal, por videoconferência, conforme intimação expedida pela Presidência da Corte. Entre os investigados estão o ex-prefeito de Custódia e atual secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca de Zé do Povo (PSD), o prefeito Manoel Messias, o Messias do DNOCS (PSD), e a vice-prefeita Anne Lira (MDB).

A ação teve sentença proferida em abril deste ano pela juíza eleitoral Vivian Maia Canen, que apontou a existência de elementos suficientes para caracterizar abuso de poder durante o período pré-eleitoral e eleitoral de 2024. “Os investigados, direta ou indiretamente, beneficiaram candidatos ou foram beneficiados por condutas que configuram abuso de poder econômico e político, em especial no período pré-eleitoral e eleitoral, a partir de junho de 2024”, registrou a magistrada na decisão.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Waldemar Oliveira

Avante Pernambuco

Pernambuco vive um momento importante, talvez um dos mais decisivos de sua história recente. Depois de anos desafiadores, o Estado começa a experimentar uma retomada consistente do crescimento econômico, com geração de empregos, novos investimentos em infraestrutura e avanços relevantes nas áreas sociais. Essa combinação não é fruto do acaso, mas do esforço conjunto de instituições, lideranças políticas, iniciativa privada e da própria sociedade.

Também temos plena consciência do papel que nos cabe nesse processo. Temos feito a nossa parte. Só por meio do nosso mandato, mais de R$ 300 milhões em emendas e obras do Governo Federal, as quais foram destinadas para áreas essenciais, levando recursos para obras, equipamentos agrícolas, serviços, assistência à saúde e políticas públicas que fazem diferença, direta ou indiretamente, na vida das pessoas. Da mesma forma, temos apoiado a governadora e o Governo do Estado em tudo o que é importante para Pernambuco, sempre colocando o interesse coletivo acima de qualquer disputa política.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por José Nivaldo Junior – O Poder

A pouco menos de um ano para as eleições gerais de 2026, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), apresenta um desempenho surpreendente em um cenário de segundo turno contra o atual presidente Lula. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, alcançaria hoje 42%. Ratinho Júnior (PSD) chegaria a 41%. Nas duas comparações, o atual presidente fica com o mesmo índice: 47%.

A revelação foi feita pelo sociólogo Antônio Lavareda, do Instituto Ipespe, analisando na CNN os mais recentes dados das pesquisas de opinião, particularmente o Datafolha, divulgado esta semana. Flávio Bolsonaro apresenta um desempenho um pouco abaixo: 37%, mas não pode ser liminarmente descartado. Pode ter jogo para ele; aguardemos pesquisas que alcancem as repercussões do seu anúncio de pré-candidatura. Vamos, por agora, comparar as posições de Tarcísio e Ratinho.

Lula poderia encarnar a figura do grande pacificador nacional, sem ódio e sem medo de ser feliz. Seria o Mahatma Lula, além dos horizontes da esquerda e da direita. Não sei se estou sonhando demais.

Por José Adalberto Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA — Alvíssaras, capitão! A proposta da dosimetria, tipo uma black friday da anistia, está rolando na Câmara e no Senado até ser sancionada pelo guru da seita vermelha. Isto, se for sancionada sem vetos, claro. Condenado a 27 anos de cadeia por liderar a intentona do golpe de 8 de janeiro, o capitão Bolsonaro poderá ganhar um abatimento de 20% ou 25% de cadeia e cumprir apenas 20 anos de xilindró. No ano de 2045 já estaria solto, se sobreviver a mais de 20 cirurgias até lá. Uma pechincha. É pegar ou largar.

EXCLUSIVO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou graves irregularidades na alimentação escolar durante a gestão de Raquel Lyra (PSD) como prefeita de Caruaru e pediu ao MPPE que estude a possibilidade de ações criminais sobre o assunto. Raquel deixou a Prefeitura, em abril de 2022, para disputar o Governo do Estado.

O julgamento, relatado pelo conselheiro Carlos Neves, ocorreu em 9 de dezembro deste ano. Carlos Neves destacou a “contratação de empresa com diversas impropriedades e irregularidades, quais sejam: falha no planejamento na gestão de compras; não foi identificada estrutura física para armazenar e distribuir gêneros alimentícios perecíveis ou não perecíveis”.

A cúpula do Congresso Nacional acionou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) durante o final de semana em busca de um acordo sobre as investigações em torno de desvios em emendas parlamentares.

A operação foi a campo após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os ex-presidentes do Senado e da Câmara Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, fazerem reuniões em Brasília neste domingo (14) para tratar da operação da PF (Polícia Federal) na sexta-feira (12), na qual houve mandado de busca e apreensão dentro da liderança do PP contra uma ex-assessora de Lira. A ordem do mandado partiu do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino. As informações são da CNN.

Raquel no palanque de Tarcísio   

Como todo Nordeste, Pernambuco é santuário lulista. Por isso, estrategistas e marqueteiros da governadora Raquel Lyra (PSD) têm pregado um segundo palanque em harmonia com o projeto de reeleição do presidente Lula, que tem como aliado número um e prioritário no Estado o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato a governador, favorito em todas as pesquisas de intenção de voto.

A tendência da governadora, entretanto, será seguir o seu novo partido. Presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab reafirmou, na última quinta-feira, preferência pela candidatura ao Planalto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atualmente filiado ao Republicanos, mas com chances de migrar para o PL, caso a direita se una em torno da sua candidatura, cenário bastante provável, com o afunilamento do processo em abril.

Da Folha de S.Paulo

As urnas confirmaram o que as pesquisas eleitorais já apontavam e o ex-deputado de ultradireita José Antonio Kast foi eleito neste domingo (14), derrotando a governista Jeannette Jara, e irá governar o Chile a partir do ano que vem.

Com 83% dos votos apurados, o candidato do Partido Republicano recebeu 58,6% dos votos válidos, enquanto a candidata do Partido Comunista recebeu 41,48%, de acordo com dados preliminares do Serviço Eleitoral do Chile.