Livro sobre protagonismo feminino em Pernambuco será lançado hoje na Bienal do Livro

A pesquisadora e advogada Andrea Almeida Campos lança nesta sexta-feira (10), às 19h, na 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o livro Genealogia da Mulher Pernambucana — das origens à primeira metade do século 20. A obra, publicada pela Editora Conhecimento, será apresentada no estande da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e presta homenagem à escritora Edwiges de Sá Pereira, pioneira na Academia Pernambucana de Letras e na Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP).

Resultado de mais de dez anos de pesquisa, o livro reúne perfis de mulheres que marcaram a história do estado, entre elas Brites de Albuquerque, Dandara dos Palmares, Bárbara de Alencar, Hermina Menna da Costa e Fédora do Rêgo Monteiro. O trabalho busca recuperar a trajetória feminina em diferentes campos, da política à literatura, e inclui ainda um texto inédito de Edwiges de Sá Pereira.

Segundo Andrea Campos, o objetivo da pesquisa é resgatar a memória e dar visibilidade às mulheres que ajudaram a moldar a identidade pernambucana. “Foi um trabalho de reconstituição da presença das mulheres nos espaços históricos, literários e institucionais do estado”, afirmou a autora, que é pós-doutoranda da Fundaj e professora colaboradora da Escola Superior do Ministério Público da União.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Durante ato marcado para amanhã, em Brasília, o deputado federal Fernando Monteiro será o primeiro congressista filiado ao diretório pernambucano do Partido Social Democrata. A solenidade terá o comando da governadora Raquel Lyra, que preside a legenda em Pernambuco, e pelo líder nacional do PSD, Gilberto Kassab.

A chegada do parlamentar ao PSD representa um movimento de consolidação de um projeto que combina modernização da gestão pública, defesa de políticas sociais com eficiência e responsabilidade fiscal, e a valorização dos municípios como eixo de desenvolvimento. Sendo o primeiro a embarcar no projeto de reeleição da governadora, com perfil agregador, Fernando Monteiro se soma à legenda em um momento de expansão e reorganização estratégica no estado, contribuindo com sua experiência parlamentar e visão de futuro.

“Eu sou aliado da governadora Raquel Lyra, e não por discurso. Sou aliado pelo trabalho. Tenho destinado recursos, buscado investimentos federais e contribuído onde posso, porque sei que Pernambuco está no caminho certo e que cada centavo aplicado aqui é investimento bem-feito”, ressalta o deputado federal.

Palmares - Festival do Livro

Do G1

A Polícia Federal concluiu, hoje, a primeira etapa da perícia na tornozeleira eletrônica usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro foi preso no sábado (22), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, após a PF ter avisado de tentativa de violação na tornozeleira eletrônica que monitorava o ex-presidente em prisão domiciliar.

O laudo, que analisa as características físicas e os danos provocados no equipamento, já foi anexado ao inquérito. Segundo a perícia, houve tentativa de violação por meio de instrumento capaz de gerar calor.

Em depoimento à Justiça na audiência de custódia, neste domingo (23), Bolsonaro disse que ele mesmo teve um “surto” e uma “paranoia” e tentou abrir a tornozeleira com um equipamento de solda. Agora, o Instituto Nacional de Criminalística faz a segunda etapa: a análise dos componentes eletrônicos. Os peritos também vão usar um ferro de solda no equipamento para medir, por exemplo, o tempo necessário para produzir os danos encontrados.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), passou, na manhã de hoje, por uma cirurgia no coração para tratar uma arritmia. O procedimento foi realizado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Caiado foi internado na tarde de sábado, 22, após apresentar um quadro de arritmia cardíaca. A internação ocorreu no mesmo dia em que o governador se pronunciou sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A intervenção transcorreu com pleno sucesso, sem intercorrências, com restauração do ritmo cardíaco normal e estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento”, informou o hospital, sob chefia da equipe liderada pela médica Ludhmila Hajjar. As informações são do portal Estadão.

Ainda segundo o boletim médico, Caiado encontra-se acordado, bem-disposto, respirando espontaneamente, clinicamente estável e com evolução pós-operatória favorável. “Nas próximas horas, permanecerá em observação, seguindo o protocolo habitual de recuperação, com previsão de alta conforme evolução clínica”, informou o boletim médico.