Ex-presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) tem atuado para que o Centrão mantenha os cargos-chave que possui no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lira chegou a telefonar para a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, após a Caixa Econômica Federal destituir dois nomes ligados ao Centrão que ocupavam postos no banco. As informações são da CNN.
Leia maisNa conversa, o deputado teria pedido cautela nas mudanças que estão por vir e argumentado que “algumas relações ainda podem ser reconstruídas” entre o governo e o Congresso.
O Palácio do Planalto busca mapear o apoio que ainda tem no Congresso após ser derrotado na Câmara, com a retirada de pauta da MP (medida provisória) alternativa ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Na segunda-feira (13), Gleisi recebeu o presidente da Caixa, Carlos Vieira, que comanda o banco desde novembro de 2023 e foi indicado ao posto por Lira.
A boa relação de Lira com o Planalto teria pesado na decisão do governo em manter Vieira no comando da Caixa. Recentemente, o deputado viabilizou a aprovação do projeto de lei que busca isentar trabalhadores que ganham até R$ 5 mil do pagamento do Imposto de Renda. A pauta é prioritária para o governo Lula.
No encontro entre Gleisi e Vieira, a ministra disse que pretende manter o atual presidente à frente do banco, mas, segundo interlocutores, também tratou da lista de cortes e possíveis nomes de reposições.
Leia menos