O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Pernambuco (SINDESP-PE) e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Pernambuco (SEAC-PE) realizam, no dia 5 de dezembro, a confraternização deste ano. Uma noite de celebração, música e integração entre colegas, parceiros e amigos do setor.
O evento acontece a partir das 22h, no Mirante do Paço, no Recife, com traje esporte fino. A festa contará com shows de Limão com Mel, Samba do Zé Pretinho, House Duo e DJ Sardinha, prometendo uma programação animada para encerrar o ano em grande estilo.
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai instituir o programa AfroCabo, de incentivo à inserção de jovens negros no mercado de trabalho e na educação técnica e profissional. O Anteprojeto de Lei nº 040/25 que será encaminhado à Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira (13), teve a proposta apresentada, ontem, aos vereadores pelo prefeito Lula Cabral, durante encontro no Centro Administrativo Municipal (Cam 1).
“Estamos no mês da Consciência Negra e fico muito feliz em receber os vereadores aqui do município e poder apresentar o Programa AfroCabo”, disse o prefeito Lula Cabral. Segundo ele, o programa tem como finalidade promover a igualdade racial, reduzir desigualdades sociais e ampliar o acesso de jovens negros ao emprego e à formação profissional.
Para tanto, a Prefeitura irá conceder incentivos fiscais às empresas e instituições que aderirem ao programa. De acordo com Lula Cabral, 75% da população cabense é formada por afrodescendentes. “Tenho certeza de que esse projeto servirá de exemplo para outros municípios
O anteprojeto é destinado a jovens autodeclarados pretos ou pardos, com idades entre 16 e 29 anos, o AfroCabo. Segundo o secretário de Governo, Elvis Plínio, o Programa AfroCabo consiste na criação de cotas de vagas de trabalhos destinadas à população negra e bolsa de estudos para cursos profissionalizantes, técnicos, de idioma, graduação ou pós-graduação. Além de receberem um selo de parceria, as empresas que aderirem ao programa poderão receber incentivos fiscais. “Entre os benefícios previstos para as empresas participantes estão a redução parcial de tributos municipais, como ISSQN e IPTU”, afirmou Plínio.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cajueiro, o AfroCabo representa um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva. “Essa proposta é um compromisso com a promoção da igualdade racial e a criação de oportunidades reais para a juventude negra do Cabo. Queremos que as empresas e instituições caminhem conosco nessa luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o Cajueiro. A expectativa é de que, após a apreciação do anteprojeto e aprovação, a sua implantação se dê em 2026.
A Compesa concluiu, ontem, as ações emergenciais que estavam em execução na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro 1, em Petrolina. A intervenção ampliou e restabeleceu as vazões de produção de água da unidade, que está operando com 570 litros por segundo, 40 a mais do que antes das intervenções.
Com isso, a produção de água da cidade foi normalizada, estando todas as unidades, incluindo as ETAs Vitória e Centro 2, operando com a sua capacidade plena. Com a produção de água restabelecida, será iniciado o processo de regularização do abastecimento.
A normalização ocorrerá gradualmente, uma vez que, diferentemente da energia elétrica, a água precisa percorrer um longo caminho até chegar a todos os bairros com as pressões adequadas. Por isso, a Compesa recomenda que, nesse processo, as áreas que tiverem dificuldade de abastecimento devem acionar imediatamente os canais de atendimento da empresa para que as situações sejam monitoradas, avaliadas e resolvidas.
A companhia também está com o dobro de caminhões-pipa para atender unidades de saúde, escolas, hospitais e demais órgãos públicos, que precisam fazer a solicitação do atendimento à Compesa. Também foram duplicadas as equipes de combate às perdas de água para intensificar as fiscalizações de ligações clandestinas e pesquisas de vazamentos, ações que irão contribuir com a melhoria da distribuição na cidade.
A instabilidade na distribuição de água em Petrolina ocorrida nos últimos dois meses é reflexo da falta de investimentos nos sistemas de abastecimento de água há mais de uma década, o que culminou com a crise de abastecimento devido ao estado crítico das unidades operacionais. Foi preciso executar ações emergenciais no sistema, intervenções complexas e de resultado não imediato, para evitar que os sistemas de abastecimento de água de Petrolina entrassem em colapso. Além da ETA Centro 1, as Estações de Tratamento Vitória e a ETA Centro 2 também foram alvos de intervenções, a exemplo de substituição de equipamentos e serviços de manutenção, para garantir a melhoria da performance operacional do sistema de abastecimento de água da cidade.
As intervenções emergenciais na ETA Centro 1 incluíram a desobstrução do sistema de filtração, o que aumentou a eficiência na produção de água, além da interligação do canal de água filtrada ao reservatório apoiado, proporcionando maior continuidade no abastecimento. Também foi realizada a reativação do reservatório de lavagem, a aquisição de novos equipamentos e a manutenção dos já existentes, reforçando a segurança operacional da unidade.
O trabalho da Compesa irá continuar para ampliar a oferta de água em Petrolina, um investimento de R$ 100 milhões. Algumas ações já estão em andamento e outras em processo de licitação.
Após o sucesso dos lançamentos em Limoeiro, Surubim e Casinhas, ‘Os Leões do Norte’ chega, hoje, a sua quarta parada pelo Agreste Setentrional. O município de Santa Cruz do Capibaribe recebe, a partir das 19h, no Teatro Municipal Avani Lopes Feitosa, a palestra sobre a obra, seguida por uma sessão de autógrafos. O evento conta com o apoio do prefeito Helinho Aragão (PSD), vereadores e representantes do governo municipal.
Santa Cruz do Capibaribe, localizada a 190 km do Recife, é conhecida como a maior produtora de confecções de Pernambuco e a segunda maior produtora de confecções do Brasil, atrás apenas da capital paulista. O município possui o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz.
Amanhã, encerro a maratona pelo Agreste Setentrional em João Alfredo, com palestra e tarde de autógrafos no auditório da Faculdade Vale do Pajeú. O evento tem apoio do diretor-presidente da instituição, Cleonildo Painha, e do prefeito Zé Martins (PSD). Ainda na sexta-feira, levo ‘Os Leões do Norte’ para a cidade de Taquaritinga do Norte. O lançamento será no plenário da Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Gena Lins (PP).
“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
A ex-prefeita de Itaíba e pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, ampliou a sua agenda de visitas pelos municípios do Sertão e do Agreste pernambucano, reforçando sua estratégia de diálogo direto com a população. Em Taquaritinga do Norte, a ex-gestora recebeu o apoio do pregador, escritor e compositor Jorjão Kairós, que apresentou seu nome às lideranças locais como “uma esperança de futuro para Pernambuco”.
Jorjão Kairós, reconhecido por seu trabalho de evangelização e composição musical com temática cristã, destacou a coerência entre fé, compromisso social e política que transpira na trajetória de Regina. Ele afirmou que “o nome de Regina cresce a cada dia em todas as regiões”, referindo-se à presença e aceitação que ela vem construindo no interior. As informações são do portal A Folha das Cidades.
Antes de Taquaritinga, Regina esteve em Arcoverde, participando da feira livre do bairro São Miguel, onde dialogou com feirantes e populares. Na ocasião, comprometeu-se a lutar pelo desenvolvimento da cidade e da região, valorizando o comércio local, a agricultura familiar e a geração de emprego.
“Sou profundamente grata a Jorjão pelo apoio, e à comunidade de Taquaritinga pela confiança que demonstra. Levo comigo a minha fé e o compromisso de trabalhar por Pernambuco – por cada homem, cada mulher, cada jovem e cada família desta terra”, afirmou Regina.
Ainda estou em Surubim, onde cumpri ontem uma dupla jornada de palestras e lançamentos de ‘Os Leões do Norte’, a primeira numa escola em Surubim e a segunda num auditório de uma escola na vizinha Casinhas, com apoio dos prefeitos Cléber Chaparral e Juliana de Chaparral, ambos do União Brasil, ela candidata a deputada federal.
Acordei cedo e fui correr meus 8 km diários na área de lazer da entrada da cidade. A origem do nome Surubim está ligada a um boi pintado chamado “Surubim”, que pertencia a Lourenço Ramos da Costa, dono da fazenda onde a cidade surgiu.
O boi foi encontrado morto após ser atacado por uma onça, e o episódio marcou a região, levando à criação da freguesia de São José do Surubim, que mais tarde deu origem ao nome da cidade.
O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto foi preso, hoje, durante operação da Polícia Federal (PF) que investiga o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.
Stefanutto foi demitido do cargo em abril, após ser afastado da função quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.
As investigações revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, que foram realizados no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
O aparato de segurança da governadora Raquel Lyra (PSD) na COP30, revelado na terça-feira passada por este blog, chamou atenção por vários aspectos: a gastança, a tentativa de ostentar e a pequenez. A chefe do Executivo estadual levou nada menos do que dez seguranças da Casa Militar para garantir a tranquilidade de seu time nos dias em que estará no evento.
A informação foi divulgada em postagem no perfil oficial da Camil, como é conhecida a estrutura de segurança do governo. Mencionar essa estrutura é também falar do bolso do contribuinte. Hospedagem, alimentação, passagens aéreas, diárias. Em outros tempos, essa gastança entraria na mira da atuante deputada Priscila Krause (PSD), hoje uma vice-governadora um tanto calada. E tem sido assim em todas as viagens.
Na mais recente, à China e à Dinamarca, a governadora e sua equipe receberam mais de R$ 185 mil só em diárias, sem contar hospedagem e passagens. Está lá no Portal da Transparência. Para além dos gastos, intriga também o fato de Raquel levar um aparato tão grande para um dos locais mais bem vigiados do mundo neste momento. Belém é, provisoriamente, a capital do Brasil e reúne delegações de dezenas de países.
Ao deixar que seu governo ostente tanta gente mobilizada para sua segurança, ela parece querer se equiparar a chefes de Estado estrangeiros, esses, sim, com motivos para reforçar sua proteção pessoal em um país conhecido pela violência urbana.
Para a governadora de um Estado que é o quarto mais violento do Brasil, a insegurança não deveria ser exatamente uma novidade. Mas, na falta de ter o que mostrar, ao menos o governo se preocupou em informar como anda a segurança de Raquel lá pelas bandas de Belém. E é aí que entra a pequenez do governo.
Quem vive no meio político sabe que atividades-meio e de assessoramento não costumam ter destaque para além da própria estrutura de funcionamento interno. Deveria brilhar quem está relacionado às atividades finalísticas da agenda oficial, ou seja, quem faz o gol.
Neste caso, a governadora e seus secretários ligados às pautas ambientais e econômicas. Os pernambucanos, então, esperavam que o Governo do Estado se destacasse na COP30 por anúncios concretos na área de meio ambiente, e não por miudezas, como a informação sobre Raquel e seus seguranças, divulgada, vale repetir, no perfil oficial de uma das secretarias do governo.
Sorte a dela ter tanta gente para preservar sua integridade física tão longe de casa. O azar mesmo é de quem ficou pelas bandas de cá, onde nem mesmo os números supostamente positivos divulgados pela gestão de Raquel dão às pessoas a tranquilidade de ir até a padaria da esquina.
Agilidade – O prefeito de Surubim, Cléber Chaparral (UB), disse, ontem, ao blog, na minha passagem pelo município, que a população exige pressa e agilidade do Governo Raquel ao projeto que levará água ao município via Adutora do Agreste. “Tenho ouvido muita conversa e pouca ação. Surubim não aguenta mais viver sem água. O problema não é da minha responsabilidade, mas da governadora, que não bota o projeto para andar. De dez reclamações que me chegam por dia na cidade, nove dizem respeito a falta de água nas torneiras. Estamos em tempo de enlouquecer”, afirmou.
Conta salgada – O drama da escassez de água em Surubim, segundo Chaparral, tem resultado num grande prejuízo aos cofres do município. “Tenho desembolsado mais de R$ 600 mil por mês com o pagamento de carros pipas. O pior é que não tenho mais de onde tirar dinheiro. E o Governo não me ajuda com nada. De onde vou tirar mais recursos para matar a sede do meu povo? Eu queria que a governadora me desse uma luz, porque eu não tenho de onde tirar mais dinheiro”, desabafou, extremamente irritado com o problema e a falta de ação do Governo Raquel.
Petrolina agoniza – Apesar de estar localizada na beira do rio São Francisco, Petrolina vive o mesmo inferno da falta de água nas torneiras por absoluta incompetência da Compesa. Com os nervos à flor da pele, o prefeito Simão Durando (UB) tem colocado para a população, da mesma forma que Chaparral, que a culpa não é da Prefeitura, mas do Governo do Estado. “Mas as queixas caem no nosso colo. Este clamor não é ouvido pela governadora porque ela não está no dia a dia nem tem a menor noção da sua gravidade”, ressalta Simão.
Programa estadual – Da governadora Raquel Lyra (PSD) ao anunciar, ontem, em Belém, na COP30, um programa estadual para tentar reduzir os impactos das mudanças climáticas: “Estamos aqui unindo várias frentes: a academia, o poder público e, sobretudo, a sociedade civil organizada. Temos a necessidade do diálogo firme e constante dentro das nossas comunidades, para que possamos construir juntos as soluções e os desafios que Pernambuco tem. Nossa capital, o Recife, é uma das cidades mais vulneráveis à mudança climática no mundo, e precisamos trabalhar juntos para diminuir os efeitos que a cidade e a Região Metropolitana possam ter”.
E haja dinheiro – Retirada de pauta desde setembro, o que acirrou os ânimos entre o Executivo e o Legislativo em Pernambuco, a proposta de mais um pedido de empréstimo feito à Alepe pela governadora Raquel Lyra, finalmente vai andar. O presidente da Assembleia, Álvaro Porto (PSDB) informou, ontem, que colocará em pauta, na próxima terça-feira. O projeto de lei autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo de R$ 1,7 bilhão. Segundo a governadora, a dinheirama vai financiar projetos estratégico e estruturantes para o Estado. Só não cita quais nem define os prazos. Pelos cálculos da Alepe, o Estado ainda em R$ 11 bilhões em caixa dos empréstimos anteriores.
CURTAS
SANTA CRUZ – A noite de autógrafos de ‘Os Leões do Norte’ em Santa Cruz do Capibaribe, que estava marcada para terça passada, foi transferida para hoje, a partir das 19 horas, no teatro municipal Avani Lopes Feitosa, com apoio do prefeito Helinho Aragão.
JOÃO ALFREDO – Já em João Alfredo, terra administrada pelo prefeito Zé Martins (PSD), minha palestra, seguida de uma tarde de autógrafos, será amanhã, a partir das 15 horas, no auditório da Faculdade Vale do Pajeú, com a presença do prefeito e do diretor da faculdade, meu amigo Painha.
TAQUARITINGA – A maratona de palestras e autógrafos se encerra amanhã em Taquaritinga do Norte. O evento está marcado para o plenário da Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Gena Lins (PP). Na próxima semana retomo a agenda na segunda pelo Agreste Meridional.
Perguntar não ofende: Vai dar em alguma coisa a COP30?
O relator do Projeto Antifacção, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), apresentou, hoje, a quarta versão do parecer ao pacote de enfrentamento ao crime organizado enviado pelo governo federal. Apesar de o projeto estar pronto para votação em plenário, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acatou pedido de adiamento feito pelo relator e por governadores. A previsão agora é que a proposta seja votada na próxima semana.
Após a sessão desta quarta, Motta anunciou que vai cancelar a reunião de líderes de amanhã e convocar uma nova sessão com pauta única para terça-feira (18). O governo analisa a quarta versão do parecer de Derrite. No Planalto, a avaliação inicial é de que o novo texto foi feito de improviso e que as alterações não satisfazem o governo. Mais cedo, a ministra Gleisi Hoffmann destacou quatro pontos classificados por ela como mais preocupantes da versão anterior do relatório do deputado.
Um grupo de torcedores e sócios do Sport Club do Recife anunciou que está em fase final de criação de uma pessoa jurídica com o objetivo de representar institucionalmente os interesses da torcida e da comunidade rubro-negra junto a órgãos públicos e entidades esportivas. A iniciativa surge após denúncias de supostas irregularidades na cessão de receitas do jogo entre Sport e Flamengo, conforme documento protocolado no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
De acordo com os organizadores, a nova entidade pretende buscar entendimento com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), para denunciar a atual diretoria do clube. O grupo alega que a gestão estaria negociando, de forma irregular, direitos de transmissão e outras receitas do Sport com terceiros. A intenção é sustar atos da atual gestão que, na visão do grupo, ultrapassam os limites estatutários e ferem o patrimônio histórico e esportivo do Sport.
O documento protocolado no MPPE, que deu origem à mobilização, relata possíveis pagamentos paralelos não contabilizados e pede investigação pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e pelo Núcleo de Patrimônio Público e Desporto. A formalização da nova pessoa jurídica deve ocorrer ainda nesta semana. O grupo pretende atuar de forma permanente na fiscalização da administração do clube e na defesa dos interesses institucionais do Sport Club do Recife.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que a votação do projeto antifacção, esperada hoje, pode não ocorrer. A proposta, enviada pelo governo, mas relatada por um deputado de oposição, Guilherme Derrite (PP-SP), estabelece medidas que pretendem endurecer o combate ao crime organizado.
Motta afirmou que Derrite vai subir mais uma versão do projeto ainda nesta quarta, mas que nada está decidido ainda sobre a votação do projeto. “Essa presidência vai aguardar o deputado Derrite colocar o relatório no sistema e a partir daí vamos ouvir os líderes. Ainda não há decisão tomada”, afirmou durante a sessão.
Derrite voltou ao mandato de deputado apenas para relatar a proposta. Desde 2023, ele é secretário de Segurança Pública de São Paulo, nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O texto mobilizou as discussões sobre segurança pública no Congresso Nacional após a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro.
Derrite apresentou três versões do projeto na tentativa de buscar maioria para aprovação do texto, mas governadores se queixaram de não terem sido consultados, pediram mais diálogo e o adiamento da votação por até 30 dias. O governo também mostrou resistências a quatro pontos da nova versão do texto, apresentada na noite desta terça (17).
Se a direita pernambucana anda isolada – sem alianças, sem coligações e sem espaço para composições com outros partidos –, então a lógica seria simples: o PL deveria lançar os dois candidatos ao Senado. Simples assim.
De um lado, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, ex-prefeito de Jaboatão, homem de articulação e com o aval direto do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Do outro, Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, músico, empresário e nome de confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é o presidente de honra do mesmo PL.
Ou seja: dois nomes fortes, do mesmo partido, do mesmo campo ideológico, com o mesmo público e, principalmente, com a mesma bandeira – a da direita conservadora.
Mas eis a pergunta que não quer calar: por que não lançar os dois?
Recentemente, um vídeo de apoio a Anderson Ferreira circulou nas redes sociais, postado pelo próprio Anderson e pelo Coronel Meira. Tudo ia bem… até o povo começar a comentar.
E que ironia: depois de cerca de 200 comentários, mais de 190 eram favoráveis a Gilson Machado como candidato ao Senado. A voz do povo falou – e, como que por milagre digital, os comentários foram travados.
O que será que tanto temem? A popularidade de Gilson? A reação da base bolsonarista? Ou a simples constatação de que o eleitor da direita já escolheu o seu nome?
A conta é simples: se a direita está isolada e o PL não fizer a própria composição lançando dois candidatos, os votos vão se dividir e acabar elegendo um nome de centro-esquerda – ou até da esquerda total.
Será que o PL em Pernambuco vai cometer essa burrice política? Ou será que existe um “interesse” por trás dessa decisão de não lançar os dois?
O eleitor de direita quer saber. O inocente quer saber. Mas, até agora, o silêncio é ensurdecedor.
O ex-prefeito de Olinda Professor Lupércio (PSD) já iniciou as agendas políticas com o objetivo de retornar à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O ex-gestor reuniu, na tarde de hoje, aliados com atuação em Olinda e outros municípios de Pernambuco. A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e o vice-prefeito do município, Chiquinho (Solidariedade) participaram da reunião. Também acompanharam o encontro o vereador Felipe Nascimento (PSD) e Cláudia Cordeiro (PSD).
O ex-prefeito destacou a determinação para atuar em seu segundo mandato como deputado estadual. “Passei por uma assembleia e eu sei o quanto é importante uma assembleia dentro do Estado. Se Deus quiser, serei um braço forte para ajudar a governadora Raquel Lyra”, comentou. Lupércio também destacou a sua trajetória de vida até começar a caminhada política. “Não vim de berço de ouro, nem de uma família tradicional na política. Vim do bairro de Peixinhos, tomei conta de carros, trabalhei durante muito tempo como auxiliar de serviços gerais. Estudei em várias escolas públicas de Peixinhos”, relembrou.